4 consequências de ir para a cama tarde

Ter uma boa qualidade de sono não é menos importante do que a nutrição no desenvolvimento integral das crianças. Embora isso possa parecer óbvio, muitas pessoas não sabem se os horários de sono de seus filhos são os mais adequados.

O estilo de vida moderno influenciou muito essa situação. Com os pais ocupados no trabalho, horários cheios de atividades escolares e uso excessivo de dispositivos eletrônicos, as horas de descanso foram reduzidas inevitavelmente.

O mais preocupante é que muitos não estão cientes das consequências de colocar a criança para dormir tarde. Enquanto pular cochilos ou ir dormir tarde parece inofensivo, na realidade, produz efeitos negativos que podem durar a vida toda.

Por que isso é tão prejudicial? O que pode ser feito para melhorá-lo? Abaixo, explicamos os principais riscos e algumas dicas para corrigir essa situação.

Por que é importante que a criança durma bem

Um bom descanso, com as horas necessárias de acordo com a idade da criança, é uma das maiores fontes de energia para o corpo. Isso permite recarregar a “bateria” do cérebro para um ótimo desempenho mental ao longo do dia. Depois de dormir bem, a criança está alerta e calma.

Por outro lado, o sono também afeta as habilidades físicas. Ao descansar, os músculos são liberados das tensões do dia, se recuperam e se preparam para trabalhar no dia seguinte. Isso é fundamental para a sua escola, esportes ou atividades lúdicas.

O que significa ter um sonho saudável?

Um sonho saudável não é alcançado apenas parando a criança dormindo até tarde. O descanso apropriado tem as seguintes características:

-Um período de sono suficiente
-Sono ininterrupto
-Um número apropriado de cochilos para a idade
-Um horário de sono que sincroniza com os ritmos circadianos da criança (relógio interno)

Se alguma das características não for atendida, os sintomas de falta de sono podem ser desencadeados. O bom é que existem várias medidas ou hábitos que podem ajudá-lo a obter uma quebra de qualidade.

Consequências de colocar a criança para dormir tarde

Uma das grandes desvantagens que os pais têm quando cuidam de seus filhos é acostumá-los a dormir cedo para que eles cumpram um horário de sono adequado. Com tantas distrações hoje em dia, as crianças colocam cada vez mais resistência em ir para a cama.

Mas não prestar atenção a essa questão pode prejudicá-los em seu desenvolvimento e crescimento. Embora pareça não ter efeitos relevantes, um sono ruim pode ser a causa de muitos problemas futuros.

1. Dificuldades de concentração

Um sono de má qualidade tem vários efeitos negativos na saúde mental da criança. Não dormir o tempo adequado torna você menos alerta mentalmente e incapaz de se concentrar nas atividades que o exigem.

Muitas vezes, uma ruptura ruim é a causa da falta de atenção em suas atividades escolares. Além disso, isso pode torná-lo menos ativo e mais preguiçoso.

2. Sonolência

Deitar tarde para a criança pode ser a razão pela qual ele sofre de sonolência diurna. Quando não cumprem o período de descanso adequado, sentem mais cansaço e vontade de dormir durante o dia.

3. Sentindo-se cansado

Sonolência vem de mãos dadas com a sensação de cansaço. As crianças podem sentir-se fracas e cansadas se não dormirem e descansarem quando necessário.

Além disso, às vezes, caem em um estado de “hiper alerta” que, mais tarde, pode causar distúrbios do sono mais difíceis de resolver. Isso porque aumenta a secreção de hormônios como a adrenalina, que mantém o cérebro acordado.

4. Risco de obesidade

Padrões de sono ruins podem aumentar o risco de obesidade infantil. Isto é sugerido pelos resultados de vários estudos científicos.

Deitar tarde para a criança, ou permitir um sono curto, pode ser um fator de risco para sobrepeso e obesidade.

Como melhorar os hábitos de sono na criança?

As crianças precisam de orientação dos pais para adotar hábitos apropriados. É por isso que é necessário monitorar seus padrões de sono, considerando que, idealmente, eles deveriam ir para a cama entre as 19:30 e as 20:30.

Sempre que possível, o trabalho deve ser de toda a família. É mais fácil para a criança entender que ele precisa descansar quando seus pais e irmãos também estão dispostos a dormir pelo tempo necessário.

Além disso, para garantir que não haja interrupções no sono, um local de descanso adequado deve ser garantido sem elementos de distração, como televisões, computadores ou tablets.

Tradução A Soma de Todos os Afetos, via Mejor con salud



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui