O que é ser maduro emocionalmente?

Hoje eu estava assistindo a um vídeo do já falecido psicólogo Flávio Gikovate em que ele discute sobre maturidade emocional e fiquei me questionando se essa é uma característica minha ou das pessoas ao meu redor.

De acordo com Gikovate, as pessoas maduras emocionalmente  têm boa tolerância à frustração e contrariedade; tem boa formação moral; tem habilidade e delicadeza no trato com as outras pessoas; tem humor razoavelmente estável; tem controle racional sobre as emoções; aprende com os erros e sabe lidar com as incertezas da vida.

“[Maturidade emocional] é a habilidade e a delicadeza no trato com as outras pessoas.  Ou seja, a competência em ser uma pessoa cuidadosa, preocupada em não ferir, preocupada em não magoar, respeitosas com a sucetibilidade e vaidade da outra pessoa (…) Não ficar atropelando, nem tendo estouros gerando desconforto as outras pessoas” – Flávio Gikovate.

É muito difícil lidar com esta questão, considerando que há muitas pessoas que são consideradas maduras para determinados tipos de coisas e imaturas para outros pontos, mostrando que a vivência e a experiência não é igual para todos.

Um homem sereno e calmo, que passa a maior parte do seu tempo com os fornecedores de jogos da Casino Netbet, por exemplo, pode ser um excelente pai e um péssimo marido ou vice-versa. Então como definir os atributos que definem uma pessoa “madura”? Definitivamente, não há uma fórmula pronta, mas há alguns pontos em comum para as pessoas que são consideradas maduras.

asomadetodosafetos.com - O que é ser maduro emocionalmente?

Talvez o primeiro ponto seja que as pessoas maduras conseguem manter a calma e, porque não, a classe em todas as situações. Pessoas com o emocional mais maduro dificilmente perdem o controle e conseguem lidar com situações desagradáveis com calma, procurando a melhor solução para o caso, e levantando a voz apenas se for estritamente necessário, mas sempre em tom de autoridade.

O próprio Gikovate diz que um dos passos para perceber quando a pessoa é madura é quando ela substitui a raiva pela tristeza. Particularmente, eu questiono um pouco isso, por acreditar que cada um dos sentimentos tem funções especificamente designadas.

A raiva, por exemplo, surge quando você coloca bastante energia para mudar uma situação, mas essa mesma força pode ser bem destrutiva e, portanto, é necessário dominá-lo e de forma que construa algo para você. Já a tristeza também tem seu lado positivo, já que ela é o contraponto da felicidade, servindo para ser um momento de pausa, reflexão e evolução interna. Já diria o sábio: “Somente quem conhece a tristeza, saberá valorizar os momentos felizes”.

Outros pontos típicos de pessoas maduras envolvem olhar ao passado sem que ele “o machuque”; aprendem a respeitar os outros e serem empáticos; não são dramáticas ou exageram algum tipo de sentimento, mas principalmente: não reclamam. Sobre este último ponto, as pessoas maduras procuram arrumar soluções para problemas, reclamando apenas quando o protesto engloba a solução de algo. Aprender com os erros e também saber se perdoar e perdoar os outros são indícios de maturidade.

Como dito anteriormente, não há uma “fórmula pronta”, mas é certo que tranquilidade, empatia e principalmente: domínio das emoções, sejam elas quais forem, são pontos de partidas para você se definir como uma pessoa madura.



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui