O método Marie Kondo indica que arrumar a casa ajuda a ordenar a vida. A desordem dos objetos é o reflexo de certo caos interior. Ao mesmo tempo, esse labirinto externo gera uma sensação de perplexidade interna. Ambos os aspectos estão fortemente inter-relacionados.

Marie Kondo é uma mulher japonesa, autora do livro “A magia da ordem “. Ela se tornou um verdadeiro guru no campo. Não é por nada que aparece na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da Revista Times, em 2015. Seus livros e vídeos são alguns dos mais consultados do planeta.

Quando o fim do ano se aproxima, muitos de nós começam a procurar a melhor maneira de ordenar nossa casa e ordenar nossa vida. É um momento favorável para aplicar o método Marie Kondo. Vamos ver em que consiste.

O método Marie Kondo e o efeito rebote

Um dos conceitos importantes do método Marie Kondo é o “efeito rebote”. Começa a funcionar quando as pessoas querem selecionar um espaço e separar tudo o que não usam. Mesmo que, muitas vezes eles classificam isso de uma maneira ordenada.

No final, o que acontece é que os espaços destinados a armazenar as coisas estão saturados. Agora, no método Marie Kondo, a organização não é armazenada. À medida que os espaços de armazenamento são ocupados, tudo começa novamente a ser dividido em diferentes partes. Esse é o efeito rebote.

Aprendendo a jogar fora o que não funciona

A maioria das pessoas tem muita dificuldade em jogar as coisas fora. No entanto, o segredo da ordem é justamente superar esse problema. Isto é indicado pelo método Marie Kondo. O que você deve fazer é aprender a jogar sem compaixão. É claro que “jogar” também implica doar.

Segundo Marie Kondo, apenas os objetos que nos fazem felizes devem ser mantidos. Cada objeto adquire um significado emocional. Alguns são cativantes. Outros, por outro lado, são indiferentes a nós. Estes são os que não precisam ficar em casa. Sua única função é obstruir.

Se você tem que pensar muito sobre se deve ou não jogar algo fora, a resposta é: jogue fora. Já com os objetos que nos fazem felizes não há dúvidas.
Naturalmente, antes de se livrar de um objeto, é conveniente agradecer pelo serviço prestado. Também diga adeus. Parece bobo, mas Marie Kondo diz que é um bom antídoto contra certos sentimentos de culpa. Aqueles que aparecem em muitas pessoas quando jogam algo.

Os passos do método Marie Kondo

O método Marie Kondo é composto por nove etapas. Cada um deles deve estar completo, antes de passar para o próximo. Ela e seus milhares de seguidores dizem que isso funciona. Apenas uma pequena decisão é necessária para realizá-lo. Os passos a seguir são:

  • Jogue fora tudo que não nos faz feliz.
  • Armazene apenas aquilo que traz alegria para nossas vidas.
  • Ordenar por categoria, não por local. Isso significa que você deve decidir arrumar TODAS as roupas e arrumar apenas o quarto, por exemplo.
  • Sempre comece com roupas. A roupa é mais fácil de puxar porque você sabe rapidamente se ela está desgastada ou não.
  • Organize as roupas restantes na vertical . Forme pequenos retângulos com roupas. Em seguida, armazene-o verticalmente. O resultado final é algo como uma biblioteca de roupas.
  • Não deixe para depois. É melhor começar e terminar uma vez com cada categoria.
  • Dê valor aos objetos que você mantém . Se eles não têm um significado, eles não precisam estar em sua.
  • Faça a limpeza na solidão . Se você estiver procurando por companhia, certamente eles o persuadirão a não se livrar do que você tem que jogar fora.
  • Não compre móveis novos para guardar. Isso só deve ser feito se você não os tiver. Caso contrário, o seu móvel é suficiente.

Aqueles que o aplicaram dizem que o método Marie Kondo é uma grande ajuda . Especialmente para acumuladores compulsivos nostálgicos e não-patológicos. Se você está pensando em colocar tudo em ordem antes do final do ano, vale a pena aplicá-lo.

Tradução feita pela CONTI outra, do original de La Mente es Maravillosa.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here