As decepções não deformam o caráter…elas o expõem

Já presenciei, incontáveis vezes, pessoas justificando as próprias atitudes cafajestes dentro dos seus relacionamentos. Elas alegam que passaram a se comportar de forma desonesta com o parceiro atual por terem sido desvalorizadas em relacionamentos anteriores. Essas pessoas, homens e mulheres, tentam convencer os outros e fingir para si mesmas que são pessoas de ótimo caráter, mas que, por decorrência de maus tratos emocionais recebidos se transformaram em parceiros infiéis, por exemplo.

Francamente, isso para mim não faz sentido. Acredito que o nosso caráter não seja tão vulnerável ao ponto de se desintegrar em função de uma frustração. Acho aceitável alguém dizer que tornou-se mais prudente, observador e atento após algumas decepções amorosas, por exemplo, contudo, não entra na minha cabeça que ele tornou-se desrespeitador, inconveniente e infiel por ter sofrido alguma injustiça. Percebo essa justificativa como uma forma de ele tentar tapar o sol com a peneira, atribuindo a própria falha de caráter às circunstâncias externas.

Uma pessoa de caráter confiável sempre iniciará e conduzirá um novo relacionamento ofertando o melhor que ela possui. Pouco importa se ela foi severamente desvalorizado em sua última relação. As pessoas que são íntegras, não carregam para o próximo relacionamento as mazelas sofridas anteriormente. Elas até podem adquirir uma postura mais atenta, mas elas não vão trair, magoar e desrespeitar o novo parceiro porque foi traído antes, por ter sofrido esses dissabores antes.

Pessoas maduras, éticas e de bom coração têm responsabilidade emocional com o outro, elas sabem separar as coisas, elas agem com discernimento. Cada um vai ofertar o que carrega na essência, se você é respeitador, amoroso e leal, nada, nem ninguém vai lhe arrancar esses atributos, ainda que você tenha experimentado o pior das pessoas com quem se relacionou. Uma pessoa decente jamais será cruel e injusta com o parceiro de forma intencional.

Diante de tudo isso, não aceite essa justificativa de ninguém. Jamais acredite que alguém tornou-se mau caráter por conta de uma circunstância. Se isso ocorreu, o caráter dele não foi deformado, ele foi apenas exposto, a máscara caiu.



LIVRO NOVO



Sou uma mulher apaixonada por tudo o que seja relacionado ao universo da literatura, poesia e psicologia. Escrevo por qualquer motivo: amor, tristeza, entusiasmo, tédio etc. A escrita é minha porta voz mais fiel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui