Os 10 pensamentos ansiosos mais comuns

Se em algum momento você teve que lutar contra a ansiedade, é provável que sua mente tenha sido bombardeada por uma série de pensamentos ansiosos que você não podia controlar. Esses pensamentos geram ainda mais ansiedade, geralmente porque amplificam as preocupações levando-os a limites catastróficos.

O problema é que, enquanto esses pensamentos ansiosos passam pela sua mente, você se sente sobrecarregado e confuso, de modo que não é capaz de pensar com clareza. É como se você vivesse em uma tempestade sem a possibilidade de vislumbrar quando a calma virá.

De fato, pessoas ansiosas são mais propensas a distorcer a realidade, em grande parte por causa desses pensamentos intrusivos. Esse mecanismo leva a um círculo vicioso porque você coloca em prática mecanismos de enfrentamento mal-adaptativos que geram mais problemas do que resolvem. Portanto, é importante ficar de olho nos pensamentos ansiosos que indicam que estamos superdimensionando o problema.

Os pensamentos ansiosos que geram ainda mais ansiedade

1. Medo de estar errado

Uma das famosas leis de Murphy diz: “tudo o que pode falhar irá falhar”. No entanto, viver a cada minuto do dia pensando que algo pode dar errado é simplesmente desgastante e estressante. Uma coisa é se preparar para imprevistos e outra coisa é imaginar o fracasso a cada passo que damos. A longo prazo, um alto nível de ansiedade é gerado, o que realmente afetará nosso desempenho.

2. Medo de que algo ruim está prestes a acontecer.

O medo nem sempre vem de nossas ações, também pode ser gerado a partir da imprevisibilidade das circunstâncias. Esse pensamento ansioso o coloca em constante tensão e faz você pensar em todos os possíveis e até impossíveis perigos, incluindo aqueles aos quais as pessoas que você mais ama pode se expor. Isso faz com que você viva em um estado de ansiedade e expectativa constante, como se estivesse constantemente esperando que as próximas más notícias lhe fossem comunicadas.

3. Esqueceu algo importante.

Um dos pensamentos ansiosos mais recorrentes é acreditar que você esqueceu algo importante. Nos dias de tensão, você pergunta mil vezes se fechou a geladeira, apagou a luz ou passou a chave da fechadura. Isso, então desencadeia pensamentos catastróficos do tipo: “o que aconteceria se …?”. Às vezes, a tensão gerada por esses pensamentos ansiosos é tão grande que você não pode superar o impulso de controlar várias vezes para se certificar de que não esqueceu algo importante.

4. Medo de não conseguir controlar o que acontecerá no futuro.

A ansiedade está totalmente ligada à incerteza, por isso não é de surpreender que muitos dos pensamentos ansiosos girem em torno da incapacidade de controlar o que pode acontecer nos próximos dias, semanas ou mesmo anos. A ansiedade sobre o futuro é simplesmente terrível porque, a menos que você aprenda a fluir com a vida, não pode fazer mais nada.

5. Medo de que os entes queridos estão chateados com você.

“Por que demoram tanto para responder à minha mensagem? Eles vão ficar com raiva de mim? Talvez eu tenha incomodado eles”. Esse é um dos pensamentos ansiosos mais comuns, intimamente ligado ao sentimento de culpa. A pessoa ansiosa muitas vezes coloca toda a responsabilidade do mundo em seus ombros e fica preocupada com as conseqüências de suas ações.

6. Medo do julgamento social.

“Você está rindo de mim?” Muitas vezes, a pessoa ansiosa também sofre de ansiedade social, pode se sentir desconfortável em situações sociais em que eles podem se sentir valorizadas ou julgadas. Como resultado, ele adota uma atitude hipervigilante e um pouco egocêntrica, tomando nota de tudo que os outros fazem de uma perspectiva autorreferente.

7. Ficar preso.

Um pensamento ansioso comum refere-se ao medo de ficar preso. Assim que a pessoa ansiosa põe o pé no elevador, ela imagina que poderia ficar presa. A mesma coisa acontece se você necessita ir à uma reunião ou um compromisso, imediatamente acha que pode ficar preso no trânsito. Esse insegurança surge do medo de que algo o retenha e tire o controle do ambiente.

8. Pensar que você pode ficar doente de um momento para o outro.

Todos nós nos preocupamos em ficar doentes, mas pessoas ansiosas transformam uma dor de cabeça emocional em um tumor cerebral. Ansiedade e medo os levam a se preocupar excessivamente, então eles sempre imaginam os piores cenários possíveis.

9. Luta contra o tempo.

O tempo corre mais rápido quando nos sentimos ansiosos. Portanto, é normal que a ansiedade nos faça temer que não tenhamos tempo suficiente para enfrentar todas as tarefas que temos pela frente ou que chegaremos atrasados ​​para um compromisso importante. Essa sensação de lutar contra o tempo, que inevitavelmente escapa, gera ainda mais ansiedade e nos faz cometer erros que nos atrasam ainda mais.

10. Sentir-se ansioso por estar ansioso.

A maior ansiedade geralmente vem da ansiedade, dessa tendência a examinar constantemente o interior. Muitas pessoas se perguntam por que se sentem ansiosas se não têm razões aparentes para isso. A perspectiva de responder com ansiedade ou que possa surgir a qualquer momento gera ainda mais ansiedade, o que fecha um círculo vicioso.

Tradução de CONTI outra, do original de Rincon Psicologia.

Imagem de capa meramente ilustrativa: cena da série A Maldição da Residência Hill.



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui