O analfabetismo emocional: quando o nosso cérebro não tem coração

Há muitas pessoas que sofrem de analfabetismo emocional. Elas são proficientes em dominar múltiplas competências, têm graus infinitos e mestrados, mas fazem o mesmo gerenciamento emocional que uma criança de três anos de idade. Este aprendizado não vem da fábrica e é o que queremos ou não, uma questão pendente a que devemos dedicar mais recursos…

A maioria de nós sabe quais são os princípios da boa saúde física, a saber: uma dieta equilibrada e tão natural quanto possível, algum exercício, dormir todas as noites entre 7 e 9 horas e realizar exames médicos regulares para garantir que tudo vá bem .

“Quando você simpatiza com outra pessoa, você dá a essa pessoa um ar psicológico”.
-Stephen R. Covey-

No entanto, se há algo que negligenciamos quase que alarmantemente, é o que está contido entre nossos ouvidos: o cérebro . Agora, não estamos nos referindo a esse conjunto de células nervosas, estruturas e convoluções. É necessário concentrar a atenção nos indicadores de nossa saúde emocional , isto é, naquela capacidade de sentir a vida e nossos relacionamentos, no estado dessa faculdade para entender, controlar e modificar nossos estados psíquicos próprios e de outros …

O ser humano é muito mais do que uma série de competências linguísticas, matemáticas ou tecnológicas . Somos, acima de tudo, seres sociais e emocionais, dimensões que muitas vezes são negligenciadas e até mesmo subestimadas nas instituições educacionais. Porque, admitimos, pouco vai nos servir saber como resolver uma equação de segundo grau se não pudermos, por exemplo, comunicar-nos efetivamente e simpatizar com aqueles que nos rodeiam.

O que é analfabetismo emocional? Sabemos que o termo “analfabetismo” tem uma conotação negativa. No entanto, não podemos chamar de outro modo uma realidade psicossocial mais que evidente. Vamos dar um exemplo, hoje em dia há muita conversa sobre a figura dos líderes transformadores. Pessoas capazes de energizar uma organização
graças ao seu bom tratamento de inteligência emocional , motivação, seu dom para produzir impacto sobre os outros e criar ambientes onde as pessoas possam usar sua criatividade.

Às vezes, se vendem ideias que, na realidade, brilham pela ausência. Assim, é bastante comum encontrarmos gestores ou líderes empresariais incapazes, não só para incutir inspiração nos outros, mas sem capacidade de controlar suas emoções, frustração, raiva … Eles são como crianças de 3 anos de idade chateadas por não conseguirem o que eles desejam, completamente situados nesse pensamento egocêntrico definido por Piaget em seu tempo.

Vejamos, no entanto, quais dimensões caracterizam o analfabetismo emocional.

.Incapacidade de entender e manejar as próprias emoções .

.Dificuldade para entender os outros.

.Essa falta de autoconsciência emocional muitas vezes os coloca em áreas muito sensíveis. Eles reagem excessivamente a qualquer problema, sentem-se sobrecarregados e superados ante qualquer dificuldade, seja pequena ou grande.

.Eles não simpatizam, são incapazes de se olhar nos olhos dos outros, para entender realidades diferentes da deles.

.Suas habilidades sociais são muito rígidas e, embora às vezes elas possam se desenvolver, elas não têm sensibilidade, assertividade e essa proximidade autêntica com a qual criar vínculos significativos e não apenas relacionamentos motivados pelo interesse pessoal.

.Por outro lado, os custos do analfabetismo emocional podem ser enormes : o pensamento polarizado, a repressão, o racismo ou o sexismo, o narcisismo, a obsessiva necessidade de estarem certos…

Além disso, há um fato não menos importante que deve ser lembrado. O analfabetismo emocional , isto é, a falta de recursos psicológicos e mecanismos emocionais com os quais gerenciar melhores dimensões, como tristeza , raiva, medo ou desapontamento, nos torna ainda mais vulneráveis ​​a uma série de transtornos mentais.

Assim, condições como depressão ou estados de ansiedade crônica são muito comuns em perfis com pouca ou nenhuma habilidade para gerenciar melhor esses estados internos.

A importância da educação em inteligência emocional.

Sabemos que já é um slogan: “devemos educar na inteligência emocional”, devemos treinar nessas habilidades, ser mais aptos em questões de emoções . Nós já ouvimos isso, nós lemos livros, fizemos cursos e dizemos sim com nossas cabeças sempre que nos lembrarmos da importância de ter uma maior competência nesta habilidade.

No entanto, as lacunas ainda existem. Assim, e embora em alguns currículos educacionais de certas escolas este objetivo já apareça, não podemos ignorar algo igual ou mais importante. Antes que os professores treinem as crianças no domínio de seus pensamentos e emoções, eles também devem ser treinados de previamente.

“Seu intelecto pode estar confuso, mas suas emoções nunca mentirão para você” -Roger Ebert-

Muitas vezes, nós chegamos ao nosso etapa adulta com um mundo de inseguranças. Nós também acordamos todos os dias conscientes de que nos faltam ferramentas para dominar nossas emoções, bem como certas habilidades para enfrentar melhor a adversidade. Desta forma, se não começarmos, em primeiro lugar, fazendo a autoconsciência do nosso analfabetismo emocional, dificilmente teremos esse talento para motivar os pequeninos, capacitá-los em empatia, em assertividade ou em habilidades sociais…

Uma boa “alfabetização emocional” nos dá grandes benefícios. Assim, algo que aprenderemos, em primeiro lugar, é que cada emoção tem seu espaço e sua utilidade, que a diferenciação entre emoções “negativas” e “positivas” nem sempre é precisa, porque, na realidade, aqueles estados que muitas vezes evitamos sentir tanto quanto tristeza ou desapontamento, eles têm seus espaços de conhecimento, sua utilidade e seu valioso significado.

As emoções, portanto, não fogem, é preciso encara-las para saber o que elas querem nos dizer. É uma maneira sensacional de autoconhecimento que nos dá pontos fortes, o que oferece aos nossos olhos um prisma mais largo … flexível. Portanto, não despreze a necessidade de estar “atualizado” em termos de emoções. Vamos cuidar desses mundos internos onde podemos reconhecer, expressar, gerenciar e transformar esses sentimentos para que eles sempre fluam a nosso favor e não contra nós…

Via Pensar Contemporâneo, texto escrito por Valeria Sabater



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui