Como brilhar sem ofuscar sua luz?

A vida é uma jornada de possibilidades quase infinitas de como brilhar. Nela, se alternam caminhos fáceis em que a tranquilidade reina e caminhos cheios de obstáculos e surpresas que nos colocam à prova.

A maioria das nossas metas, especialmente quando são ambiciosas, estão cercadas por obstáculos (pequenos ou grandes). Por outro lado, em muitas ocasiões o trajeto não trata apenas de superação, mas de inteligência.

Às vezes somos nós que colocamos pedras no caminho. Fazemos isso quando atacamos diretamente nossa autoestima ou quando colocamos sistematicamente as necessidades dos outros à frente das nossas. É quando a nossa luz falha e deixamos de brilhar.

“Por mais longa que seja a tempestade, o sol sempre volta a brilhar entre as nuvens”.
-Khalil Gibran-

A chave para brilhar está dentro de você

Para dar o melhor de nós, é importante nos levarmos em conta. Trata-se de ir como um mergulhador que explora o fundo do mar, enquanto vê todas as maravilhas e adversidades que o cercam. Assim, alcançar maiores níveis de profundidade lhe dará mais informações sobre você.

Então, uma das chaves para brilhar é o autoconhecimento. Para isso, você pode se concentrar no que pensa, sente e age, refletindo sobre estes aspectos. Desta forma, poderá ser capaz de perceber quais são seus pontos fortes e fracos, e usar essa informação para seu benefício ao lidar com os problemas.

Como brilhar dando a importância que você merece a si mesmo

Às vezes ficamos tão fixos nos outros que nos esquecemos de nós mesmos. Estamos convencidos de que o outro é quem deve estar bem e, por isso, damos mais do que poderíamos permitir. Isso acontece quando nos damos menos valor do que merecemos. Assim, deixamos que ofusquem nossa luz.

Embora, muitas vezes, os outros façam com que nos sintamos mal, também é nossa responsabilidade definir limites, avisos, para que isso não aconteça. Uma consequência indireta de estabelecer esses limites é que nosso valor, diante de nós e diante dos outros, geralmente aumenta.

Para saber como brilhar, diga não à autossabotagem

Às vezes somos nós que nos sabotamos. Trata-se da autossabotagem, isto é, quando arruinamos nossos próprios planos. A seguir, compartilhamos algumas maneiras de combater a autossabotagem para evitar que você seja impedido de brilhar:

– Cair e se levantar. Depois da maioria das tentativas fracassadas, seguimos contando com recursos para continuar tentando.

– Confiar em nós. Significa nos dar a oportunidade de conseguir, com muita autoconfiança.

– Estabelecer prioridades. Traçar objetivos em função da sua importância, do momento em que queremos alcançá-los e do número de passos que temos que dar para chegar até eles.

Não nos autossabotarmos é uma arte, mas uma vez que aprendemos a parar de fazê-lo, é mais fácil brilhar. Assim, teremos uma oportunidade, a melhor, de desenvolver nossas capacidades.

Quando aprendemos a brilhar, podemos tirar proveito do que é melhor para nós. Mostraremos alguns benefícios de conseguir isso:

*Aumenta nossa autoestima.
*Maior segurança em nós mesmos.
*Maior facilidade para cumprir com o que nos propomos.
*Resolver conflitos de forma assertiva.
*Melhorar nossas habilidades.
*Maior autocontrole.
*Facilidade para definir limites.
*Aprender com os erros.
*Maior autoconhecimento.
*Aumenta a motivação.
*Aumenta a confiança em nós mesmos.
*Maior qualidade de vida.
*Melhores relacionamentos.

Brilhar é um propósito pessoal, uma forma de ofuscar ou destacar nossas conquistas. Conseguir isso depende da nossa vontade, mas também de como gerenciamos os erros e nos posicionamos diante das dificuldades.

“Nunca tema as sombras. Elas só significam que há uma luz brilhando por perto “.
-Ruth E. Renkel-

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui