As relações sentimentais são, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes das nossas vidas. Talvez, por isso, sejam também as que mais provocam dor de cabeça. Por que a maioria das pessoas sofre tantas complicações nas suas relações? Um dos principais motivos é o poder das expectativas nos relacionamentos.

Todos nós temos na cabeça uma ideia sobre como seria uma história perfeita de amor. Sonhamos com alguém ideal, que seja exatamente como nós desejaríamos. Infelizmente, o mundo real quase nunca é tão perfeito quanto as nossas fantasias.

Então, quando começamos a sair com alguém, os nossos próprios desejos nos afligem. Ao compararmos a outra pessoa com um ideal, é quase impossível não sair perdendo. Por isso, neste artigo vamos explicar como evitar os efeitos negativos das expectativas nos relacionamentos.

Por que as expectativas nos relacionamentos causam problemas?

Nós, seres humanos, causamos muito sofrimento com a nossa mente racional. Albert Ellis, o pai da terapia racional-emotiva, dizia que o que nos causa dor não é o que ocorre conosco. A culpa é daquilo que dizemos a nós mesmos sobre o que acontece conosco.

Desse modo, mesmo antes de começar um novo relacionamento, já sabemos exatamente como ele deveria ser. Quando o nosso novo companheiro sentimental se desvia um pouco daquilo que esperávamos, isso acaba nos deixando irritados.

Com este tipo de pensamento, não é de estranhar que as expectativas sejam tão prejudiciais. Além disso, o problema piora porque nós não falamos com a outra pessoa sobre o que queremos que ela faça. Infelizmente, o comum é começar a sair com alguém e esperar que essa pessoa adivinhe exatamente como deveria se comportar conosco.

Depois, quando a outra pessoa inevitavelmente quebra alguma das nossas regras não explícitas, ficamos bravos e nos lamentamos. No entanto, é necessário que isso aconteça? Existe alguma alternativa para este comportamento tão inútil para o nosso bem-estar?

Evitando as consequências negativas das expectativas nos relacionamentos

A seguir, você vai encontrar alguns conselhos para evitar que as suas expectativas continuem prejudicando as suas relações amorosas.

1. Seja um pouco mais flexível

Em algumas ocasiões, parece que buscamos um companheiro amoroso utilizando uma lista de supermercado. Nós temos uma série de requisitos que a outra pessoa deve cumprir, e somos totalmente intransigentes com eles. O problema é que nós, seres humanos, raramente somos perfeitos, portanto é praticamente impossível que alguém se encaixe completamente nas expectativas de um companheiro sentimental ideal.

Por tudo isso, pare de tentar encontrar alguém 100% perfeito. Em vez disso, tente aproveitar um pouco mais o momento. Ter expectativas é bom, mas é preciso que você se assegure de não levá-las ao extremo, o que só vai prejudicá-lo.

2. Explique o que não é negociável

Isso significa que não devemos esperar nada do novo companheiro sentimental? Nada disso. É fundamental que você descubra onde ficam os seus próprios limites: as coisas que realmente não são negociáveis para você. Quando descobrir, você tem que ser capaz de transmitir isso para a outra pessoa.

Desta maneira, o companheiro amoroso poderá saber exatamente o que o aborrece de verdade. Assim, vai ser muito mais fácil para ele não o magoar sem perceber. Isso fará com que grande parte dos problemas vividos dentro dos relacionamentos amorosos nem sequer apareçam entre vocês.

3. Pergunte ao seu companheiro quais são os limites dele

É ótimo que você saiba claramente o que não é negociável para você. No entanto, para que a relação realmente funcione, você também tem que descobrir quais são os limites do seu companheiro. A maneira mais fácil de fazer isso é, logicamente, perguntando a ele.

Infelizmente, nem todo o mundo sabe o que é realmente importante para o seu bem-estar. Por isso, se você vê que seu companheiro sentimental não é capaz de dizer do que precisa, e o que o aborrece realmente, você terá que ajudá-lo a descobrir.

Só sabendo exatamente quais são esses limites vocês poderão evitar juntos os problemas criados pelas expectativas nos relacionamentos.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here