Preste atenção aos girassóis, que sempre buscam a luz

Por Valeria Sabater

Preste atenção aos girassóis e imite sua natureza vital, o que os obriga a sempre procurar a luz do sol para se nutrir, para crescer em beleza e força. No entanto, lembre-se também que a sua luz autêntica não está em uma estrela que todos nós giramos ao redor. Seu verdadeiro sol está dentro de você, então olhe para ele, cuide dele e siga seu instinto.

O folclore construído em muitas das nossas culturas em torno de girassóis é composto de componentes interessantes e mágicos. Eles são frequentemente associados com a verdade, com honestidade e lealdade.

Também é dito que, se em algum momento tivermos dúvidas sobre alguma coisa, basta pegar um girassol no campo exatamente quando o sol se põe e depois colocá-lo debaixo do travesseiro. Então, quando acordarmos pela manhã, teremos claro o que devemos fazer.

“Somos todos como girassóis: há dias cinzentos em que levamos a cabeça para baixo e os dias em que a elevamos felizes pelos raios do sol”

A lenda de Clytie

Este tom muito positivo de girassóis perde um pouco sua intensidade quando vamos à mitologia grega. Segundo a lenda clássica, uma jovem ninfa de água – chamada Clytie – apaixonou-se loucamente pelo deus Apolo e pela luz que emitia toda vez que passava sobre ela com sua carruagem de fogo pelo céu. Eu admirava sua força e sua beleza. No entanto, o deus nunca a notou. Jamais lhe prestou atenção.

Os dias se passaram, e os dias seguiram os meses, e os meses os anos … Até que Clytie perdeu sua aparência de ninfa para começar a criar raízes para cravar-se no solo e deixar que em seu lindo rosto saíssem pétalas da cor do ouro . O tempo e as marcas de seu amor malsucedido a transformaram em um girassol, em uma linda criatura dedicada apenas a seguir com seu olhar o objeto de seu amor impossível: Apolo.

Às vezes, como essa lenda sugere, concentramos nossas metas e desejos em metas impossíveis. Por isso, devemos ser capazes de atender e acender aquela outra luz capaz de nos guiar muito melhor: aquela que afunda suas raízes em nosso interior.

Seja como girassóis: a busca pelas melhores oportunidades

A vida dá muitas voltas, as mesmas que dão os girassóis sobre si mesmos seguindo a luz do sol, cumprindo sua natureza mágica baseada no fototropismo.

Agora, está claro que as pessoas não têm esse instinto natural inscrito em nosso DNA capaz de nos impulsionar para esse positivismo, para aquele horizonte onde as novas oportunidades se abrem, as mudanças que nos farão crescer ou as propostas para começar a melhorar para ser mais feliz.

Por assim dizer, o ser humano deve se movimentar todos os dias no meio de um campo fertilizado pelas sementes da incerteza e das ervas daninhas do medo. Nenhuma estrela externa nos guia, portanto, somos quase obrigados a acender uma luz interna com a qual nos deixamos guiar por caminhos onde nada é garantido, onde nada é seguro ou viável.

Apesar de tudo, com a força da esperança e perseverança, conseguimos tirar nossas raízes da zona de conforto para iniciar novos caminhos e projetos esperançosos.

Richard Wiseman, um psicólogo da Universidade de Hertfordshire e autor de livros tão interessantes como 59 segundos (pense um pouco para mudar muito) ou o fator sorte, explica no último a importância do estado emocional interno quando “atrair” ou evitar sorte Além de existir um componente mágico, o que há de fato é um tipo de atitude e de abertura mental para as oportunidades, para aqueles focos onde a oportunidade e até mesmo a serendipidade atuam a nosso favor.

Você é sua própria sorte: acenda sua luz

Elizabeth Nutt Williams, professora de psicologia e pesquisadora da Universidade de St. Mary, em Maryland, fez um estudo muito interessante sobre o fator “sorte”. Estava tentando descobrir quais fatores e quais características psicológicas definem as pessoas que mostram uma tendência maior a experimentar a serendipidade: aquelas inesperadas pinceladas de sorte que muitas vezes ligamos à força do destino ou até mesmo ao pensamento mágico.

“De todos os meios que levam à sorte, a perseverança e o trabalho são os mais seguros”
-Mart R. Keybaud-

Pode-se demonstrar, por exemplo, que esses perfis ligados à sorte têm maior pontuação em abertura, resiliência, resolução de problemas, positivismo, autoconfiança, inovação e criatividade. Apresentam também escores mais baixos no neuroticismo ou na tendência a vivenciar estados emocionais negativos, como ansiedade, raiva, culpa ou raiva.

Poderíamos concluir com isso que, para ser nossa própria sorte e acender essa luz, que como um farol deveria nos guiar para um autêntico bem-estar e satisfação pessoal adequada, é necessário focar a vida de uma perspectiva mais relaxada.

“Dimensões, como a flexibilidade cognitiva ou a capacidade de diferenciar o que é certo para nós em qualquer momento, podem, sem dúvida, nos ajudar a reorientar nossas “antenas pessoais” em busca de horizontes mais férteis.”

Evite ser como a ninfa Clytie, que, por mais poética que pareça a princípio, é um exemplo claro de alguém que concentrou toda a sua energia, emoções e vitalidade em um impossível. Sejamos esses girassóis, que, feitos de luz, de positivismo, alegria e confiança, são capazes de iluminar seu próprio caminho: aquilo que nos conduzirá à verdadeira felicidade.

La Mente es Maravillosa – Via Revista Pazes



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui