Precisamos ultrapassar nossos limites

Tempos atrás escrevi um texto especial falando sobre a conhecida “lista do não aguento mais”, que se trata de uma lista absolutamente libertadora, na qual você escreve nela tudo aquilo que definitivamente, com convicção e força, você não quer mais para a sua vida.

Todos nós precisamos fazer e refazer essa lista de tempos em tempos, para que evoluamos e nos tornemos seres humanos cada vez melhores. Para os que ainda não leram, segue o link abaixo.

A lista do não aguento mais

Refletindo sobre isso e ouvindo as palavras de um comunicador iluminado e pacífico que gosto muito chamado Otávio Leal, me inspirei para escrever sobre esse tema em outra abordagem.

No programa de rádio que ouvi, ele fazia a distinção entre PASSAR e ULTRAPASSAR as experiências da vida.

Infelizmente, muitas pessoas não conseguem evoluir na vida como poderiam porque elas simplesmente passam pelas experiências e não as ultrapassam.

Sempre que você passa sem ultrapassar, a tendência é que essa mesma situação acabe se repetindo, mudando apenas de cenário ou de pessoas.

Porém, quando você DECIDE ESCOLHE ultrapassar essa experiência, é sinal de houve um profundo processo de tomada de consciência, ou seja, houve uma expansão de consciência, e assim, essa experiência tende a nunca mais se repetir. Por isso fiz a associação com a lista do não aguento mais, porque se trata de um processo semelhante.

Vou citar um exemplo para ficar mais fácil o entendimento. Imagine uma garota que tem sérios problemas afetivos, foi alguém que sofreu rejeições na infância, pouco afeto etc. Ela, ao namorar na vida adulta, provavelmente terá um relacionamento muito apegado, cheio de medos de ser rejeitada, terá ciúmes e pode até ser um tanto controladora.

Essa garota terá a maravilhosa experiência de sofrer um término de relacionamento. O quê? Como assim experiência maravilhosa? Isso mesmo! Porque ela terá a OPORTUNIDADE de ultrapassar um limite, uma dificuldade, algum trauma sofrido lá na infância.

Mais uma vez retorno ao AUTOCONHECIMENTO. Grave essas palavras! Toda experiência difícil e dolorosa se trata de uma oportunidade que a vida está lhe dando para reavaliar sua vida, suas escolhas e seu destino.

Você procurando se conhecer melhor e saber qual a causa para determinados comportamentos e sentimentos, é mais de meio caminho andado para ULTRAPASSAR as experiências.

Nessa hora, o que acontece é que assim como essa garota, muita gente não procura mergulhar dentro de si mesmas, assim, em vez de ultrapassarem a experiência dolorosa, apenas passam por ela. Resultado? O relacionamento termina, a garota passa dias chorando, e dentro de pouco tempo começa a namorar outra pessoa e repete o mesmo ciclo outra vez. Mas tem um detalhe, cada experiência deixa sua marca e a pessoa vai passando de relacionamento em relacionamento ficando com marcas encrustadas na carne, e isso dói! Dói muito, faz com que muitas vezes se perca até a esperança de ter um relacionamento bom e saudável com alguém.

Esse foi apenas um exemplo. Poderia citar diversos outros, mas esse texto se tornaria muito grande.

O resumo de tudo o que quero dizer é: se trata de uma ESCOLHA.

Eu posso escolher PASSAR por uma experiência negativa e me acomodar nela, fazer como naquela música famosa: “deixa a vida me levar, vida leva eu…”.

Mas eu posso também ULTRAPASSAR essa experiência ganhando consciência das causas do meu sofrimento, e para fazer isso eu preciso de quietude, de paz no coração, preciso ouvir o que ele tem para me dizer, preciso estar perto de pessoas que me amem de verdade e querem me ajudar a crescer na vida etc.

Escolher ultrapassar não é o caminho mais fácil, porém, garanto a você que é recompensador, porque depois que você ultrapassar, o resultado final será uma consciência mais expandida e um ser interior mais completo, você estará cada vez mais próximo do seu centro, do seu eu mais profundo, do seu EU MAIOR, como muitos espiritualistas dizem.

Reflita com carinho sobre essas palavras e lembre-se sempre do poder das ESCOLHAS. Isso se trata de um processo de escolhas e elas estão em suas mãos…



LIVRO NOVO



Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui