Por que não conseguimos terminar um relacionamento mesmo quando ele não dá mais certo?

Quando tudo indica que um relacionamento amoroso chegou ao fim, terminar parece a decisão mais lógica e correta. Então, por que não fazemos isso? O que faz com que tenhamos vontade de seguir com algo que não tem mais solução?

Você já tentou de tudo, mas as coisas não são mais as mesmas e parece que não vão voltar a ser. No entanto, você segue firme. Muitas vezes, somos incapazes de tomar a complicada decisão de terminar oficialmente um relacionamento que já acabou. É ainda mais difícil quando a relação é duradoura e houve amor sincero nela.

Dizer adeus e seguir com a vida é a decisão mais sensata, mas, às vezes, tentamos nos convencer de que é algo momentâneo ou nos acostumamos a coexistir com um problema que não existia no começo.

Muitas vezes somos incapazes de terminar oficialmente uma união que, na verdade, já chegou ao fim.

Motivos pelos quais as pessoas continuam em relacionamentos falidos

Nossos amigos podem ser capazes de ver claramente que nosso relacionamento já está no fim. No entanto, para quem vive o relacionamento, não é uma decisão tão fácil. Por que não terminamos se a relação já não dá mais certo? Há diversos motivos:

– Em uma relação deteriorada, não há distinção entre a necessidade de terminar e a possibilidade de reparar os problemas.
– Medo da perda e da tristeza que ela pode causar.
– Medo do confronto.
– Temor em relação ao desconhecido.
– Crianças no meio.
– Preocupação com o julgamento social.
– Negação em perder o que se investiu.
– Culpa perante o fracasso.
– Falta de amor próprio e medo da solidão.

Qualquer término gera uma perda e isso certamente causa dor, pois indica uma mudança brusca na vida, um destino completamente diferente. Um dos nossos maiores medos é o de arriscar.

Às vezes, ficamos em um relacionamento por problemas de autoestima. “Não importa se você não quer ficar comigo. Eu quero ficar com você e um dia você vai sentir o mesmo por mim”, você pensa. A ilusão de que algo pode chegar a ser diferente chega a frustrar os planos de reconquista e, ao mesmo tempo, revela uma grande falta de amor próprio.

A aversão à perda

O psicólogo americano e vencedor do Prêmio Nobel, Daniel Kahneman, estabeleceu um conceito para explicar porque não conseguimos terminar um relacionamento que já não funciona mais: “A aversão à perda” ou dificuldade para deixar as pessoas partirem. Trata-se do pensamento insistente de que, por termos apostado muito em um relacionamento, não parece certo abandoná-lo.

Também há influências provenientes do meio social em que vivemos. A pergunta: “Mas o que será que os outros vão pensar? ”, também exerce pressão. Não só tememos o fracasso, mas tudo que vêm a seguir. Manter as aparências de uma vida feliz e perfeita, às vezes, acaba nos acorrentando.

Outra causa podem ser os filhos e o medo de que, com o término, eles serão prejudicados. Isso pode fazer com que um casamento continue por anos sem sexo e em um ambiente hostil que, ironicamente, também prejudica as crianças.

Sinais de que o relacionamento acabou

Uma relação deixa de funcionar quando um dos dois, ou ambos, não têm mais motivação para continuar. Às vezes, há dúvidas, mas há sinais inegáveis de que a relação passou do prazo de validade.

– O sexo deixa de ser satisfatório ou é inexistente.
– Ausência de comunicação.
– Ambiente hostil.
– Desconfiança.
– Falta de interesse.

Nós merecemos ser felizes e, diante desses sinais, é evidente que há algo que precisa mudar. Essa é uma oportunidade para aprender a andar por conta própria.

Seja porque o momento do relacionamento já passou ou porque a continuidade acabaria sendo destrutiva, há momentos em que a realidade exige o término. Deixar a pessoa partir, perdoar se necessário e seguir em frente são as coisas mais importantes para continuar com uma vida saudável. Se não souber lidar com a situação, o mais sensato é pedir ajuda.

Por que não terminamos quando o relacionamento não dá mais certo? Por costume, por medo de perder, pelo julgamento das pessoas. Podemos mascarar ou nos acostumar com os problemas, mas o melhor a fazer é dizer adeus. Não é muito romântico, mas é mais fácil compreender as razões do cérebro do que as do coração.

Fonte indicada: Melhor com Saúde



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

11 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostaria muito de terminar mais eu não sei como falar, tenho medo do confronto pois ela é muito barraqueira e tenho medo onde isso pode chegar! Estou preso a ela, não saio não vivo ela não gosta de nada e eu me sinto no dever de ficar em casa com ela, estou sumindo aos poucos, nem de visita ou familiares ela gosta! No começo não me importei mais agora me incomoda muito, mais agora moramos juntos e ela finge que nada acontece, e eu as vezes olho com desprezo total, ainda mais quando ela tem atitudes racistas e preconceituosas, e mesquinha, isso me deixa louco!

  2. Não sei mais como levar isso a diante, eu sou jovem e não mereço ficar com uma pessoa que a família controla e que parece não se importar cmg. Ele é um amor de pessoa só que isso tá me sufocando, eu comecei isso por incentivo da minha mãe mais não dá mais…não quero

  3. Nao são todas as mulheres, mas tem mulher de bigode que nem o diabo pode.
    Ofertamos tudo para a pessoa e recebemos migalhas. É muito triste isso.

  4. Tenho aprendido muito com terapeutas e psicanalistas que falam sobre narcisismo que é um distúrbio serio de personalidade. Vale a pena seguir no insta a taryanarocha e a mariebendelac. Vcs vão encontrar muito conteúdo bom e que explica esses comportamentos abusivos e tóxicos . Agora entendi que nunca teve qualquer possibilidade do meu marido melhorar ou mudar. Já tive depressão 2x e ansiedade e stress crônico. Por favor não se permitam adoecer por pessoa alguma. Essas pessoas não mudam entendem? Se amem em primeiro lugar sempre! Tudo já deu certo! Se está te incomodando é sua alma gritando que a pessoa não te faz bem. Seguindo as terapeutas Vcs vão entender melhor o que estou dizendo. Desejo luz felicidade e paz a todos vcs

  5. Nosso relacionamento já não é o mesmo faz tempo,por falta de atenção, carinho, companhia,conversa e amor fui me distanciando muito dele ,até perceber que não sinto mais nada ,não sei dizer se a paixão acabou, só sei que tenho medo de terminar e vê ele com outra pessoa e me arrepender disso

  6. Depois de 18 anos tenho q deixar ela ir, pois a relação estagnou, aconteceram coisas q mostraram q o amor diminuiu e talvez tenha acabado….mas continuo apaixonado….só q não dá mais, caminhos terão q ser divididos…cada um.p seu lado, tenho q manter a cabeça erguida e continuar!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui