Não importa quantos anos você tem, é sempre um pouco desafiador fazer amigos. Quando você atinge a meia idade, no entanto, pode ser super assustador. Você não apenas enfrenta os problemas típicos que as pessoas têm (ou seja, teme o que os outros pensarão deles), mas acrescenta a ele toda uma vida de amigos que vêm e vão de sua vida.

Fazer amigos em seus 40, 50 ou 60 anos tem que ser intimidante e assustador?

Não precisa ser, mas devemos olhar para algumas das razões pelas quais é difícil e considerar como superá-las. Aqui estão as 17 principais razões pelas quais é difícil fazer amigos depois dos 40 anos.

1. As pessoas estão ocupadas com a família.

Provavelmente, a principal razão pela qual é difícil fazer amigos depois dos 40 anos é que, nesse ponto de suas vidas, a maioria das pessoas tem outros compromissos.

Pessoas em seus 40 anos normalmente têm filhos mais velhos (ou seja, adolescentes) e esses filhos tendem a exigir muito tempo. Então, a menos que você esteja envolvido nas mesmas coisas em que aqueles pais estão envolvidos, pode ser extremamente difícil encontrar pessoas da sua idade para se socializarem.

Uma maneira de superar esse obstáculo é se voluntariar para fazer coisas que essas famílias gostam de fazer. Se os pais dos adolescentes estiverem levando seus filhos para esportes e outros eventos sociais, se ofereça como voluntário para orientar ou ajudar nesses eventos.

Você pode se sentir estranho fazendo isso a princípio (especialmente se você não tem filhos), mas quando você se envolve, esses sentimentos se dissipam.

2. Os círculos sociais das pessoas raramente mudam depois dos 30.

Estudos mostram que, quando as pessoas chegam aos 30 anos, começam a valorizar amizades de qualidade em detrimento da quantidade.[1] Uma vez que seus círculos sociais diminuem, as pessoas se contentam com menos amizades.

Como um estranho para aqueles círculos sociais, você pode achar mais intimidante “entrar” em um círculo social já estabelecido.

A melhor maneira de lidar com isso é entrar em clubes ou atividades que correspondam à sua personalidade e interesses. Encontre um motivo comum para se juntar a essas pessoas e você abrirá a porta para mais amizades de qualidade.

3. Níveis mais altos de individualismo.

Pesquisas quantitativas existentes sugerem que as pessoas estão se tornando cada vez mais individualistas, materialistas e narcisistas.[2] Os millennials estão derrubando muitas das tendências sociais do passado por causa desse senso de individualismo. As pessoas estão gastando cada vez mais tempo online e, portanto, sozinhos.

Uma maneira de resolver esse problema é encontrar seu próprio senso de individualismo. Conhece a ti mesmo. Aprenda a ser feliz por conta própria, para que você não pareça um pouco grudento nas interações sociais.

4. Falta de educação em amizade e habilidades sociais.

Se você procurar na internet, existem muitos blogs para ajudar as pessoas a encontrar relacionamentos, mas há poucos que abordam fazer amigos. O conselho que alguém pode dar para fazer melhores relacionamentos não se aplica necessariamente a fazer amizades melhores.

Um dos melhores recursos para fazer amigos é um clássico atemporal: Como fazer amigos e influenciar pessoas.

5. Quando você é mais velho, é preciso mais do que uma coisa em comum para fazer amigos.

Quando você era criança, era muito mais fácil fazer amigos. Você tendia a gravitar em direção a qualquer um que tivesse algo em comum com você. Se você jogava futebol, a maioria de seus amigos provavelmente jogavam futebol. Se você fosse uma líder de torcida, a maioria de seus amigos provavelmente fazia parte do seu esquadrão de torcida.
Agora que você é mais velho, percebe que a compatibilidade é importante em qualquer tipo de relacionamento social. É por isso que o melhor plano de ação é se juntar aos clubes e ser voluntário para as coisas de que você gosta. Isso permite que você se socialize com pessoas que se importam com as mesmas coisas que você.

6. Medo de pedir ajuda aos outros.

Há um certo tipo de orgulho que nos impede de pedir ajuda aos outros quando precisamos deles. Temos medo da rejeição e tememos o julgamento dos outros.

Aqui estão três maneiras de superar esse medo: [3]

1. Reprograme seu cérebro lendo e ouvindo material motivacional.
2. Tenha um plano para aqueles momentos que você mais teme (isto é, uma pausa na conversa).
3. Defina a meta para conversar com pelo menos uma pessoa nova todos os dias.


7. Você não tem nada para falar.

Isso é tipicamente um sinal de que você precisa apimentar sua vida. Se você tem pouco para conversar, talvez seja hora de abordar as razões para isso. Você tem estado tão concentrado no trabalho que esqueceu como aproveitar sua vida?

Também é útil entender que você não precisa estar constantemente falando para aproveitar a companhia de alguém. Quando você está com as pessoas certas, pode compartilhar confortavelmente o silêncio.

8. As pessoas têm mais manias.

Segundo os psicólogos, as pessoas não mudam muito depois de seus 30 anos.[4] Isso pode significar que, se você passou uma parte significativa de sua vida adulta sozinho ou sem amigos, pode ser mais difícil fazer amigos aos 40.

Você ainda pode quebrar esse molde. Na verdade, você pode se reinventar da maneira que quiser.

Comece fazendo pequenas mudanças em sua vida. Mude o caminho que você vai para o trabalho. Faça algo que normalmente não faria. Mantenha sua mente aberta a novas possibilidades e as faça sempre que puder.

9. Você não está disponível para os outros.

Quantas vezes as pessoas o convidam para fazer coisas e você diz que não? Você não fará novos amigos se não abraçar novas oportunidades.

Comece a dizer sim a esses convites, mesmo que não goste particularmente da pessoa que está convidando você. Isso abrirá você para novas oportunidades que inevitavelmente levarão a novos amigos.

10. Você não tem dinheiro suficiente para fazer as coisas.

Se você está vivendo salário a salário, pode ser muito frustrante quando as pessoas querem fazer coisas que custa dinheiro. Você não quer se impor nem afastá-los, mas também não quer recusar oportunidades de socializar.

Aprenda a fazer um orçamento. Quando você pagar uma conta, defina uma parte dessa nova renda para fins sociais. Coloque em uma poupança e use apenas para ocasiões sociais.

11. Suas habilidades sociais estão enferrujadas.

Se você não sai há muito tempo, pode sentir que suas habilidades sociais estão enferrujadas. Você pode nunca ter realmente tido uma vida social para começo de conversa. Seja qual for a sua situação, só há uma maneira de superar isso.

Você tem que estar disposto a falhar e parecer tolo. Você tem que estar disposto a arriscar. A única maneira de aprimorar suas habilidades sociais é praticar em situações sociais reais. Considere usar um grupo para ajudar a aprimorar suas habilidades sociais.

12. A interação digital dificulta a socialização na vida real.

Segundo uma pesquisa, normalmente só podemos lidar com cerca de 150 amigos a qualquer momento.[5] Isso inclui sua rede social online. Talvez para complementar sua falta de interação social, você se inseriu em várias comunidades online. Essas comunidades estão ocupando esse espaço em seu cérebro.

Reduza a sua presença online e comece a se livrar das redes sociais. Você não precisa sair completamente, mas precisa definir algumas limitações sobre quanto da sua vida ela consome.

A princípio, isso parecerá estranho e seus níveis de solidão podem aumentar. Mas esse é um sentimento temporário que lhe dará o combustível necessário para fazer amigos no mundo real.

13. Você encontra defeitos em todos que conhece.

Talvez você esteja sabotando suas amizades potenciais. Talvez tenha problemas para fazer amigos depois dos seus 40 anos porque passou a maior parte de sua vida adulta afastando as pessoas.

Você tem algum trauma no seu passado? Você foi machucado por amizades no passado?
Tire algum tempo para se autoavaliar. Aborde os problemas que levam você a afastar as pessoas ou a encontrar defeitos nos outros. Vá a um terapeuta e resolva essas questões com alguém que é treinado para ajudar pessoas.

14. Você está tentando se proteger de se machucar novamente.

Isso anda de mãos dadas com o motivo anterior. Se você teve uma amizade ruim no passado, vai ficar nervoso sobre fazer novos amigos. Temos medo de repetir a dor de um relacionamento fracassado no passado, seja romântico ou não.

Esta é outra coisa para trabalhar com um terapeuta. Esteja disposto a assumir novos riscos ou suas tentativas de fazer novos amigos acabam antes de começar.


15. Seu tempo é limitado.

Talvez você esteja ocupado demais para fazer novos amigos. Talvez seja forçado a trabalhar em dois empregos e gerenciar todas as outras responsabilidades em sua vida. Se este for o caso, então você precisa analisar o que está dominando o seu tempo e por quê.
Faça uma lista das coisas que você tem que fazer em uma semana. Talvez esteja vivendo além de seus meios. A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é reduzir sua vida para que possa liberar recursos para outras atividades.

16. Quanto mais velho você for, mais difícil será se entusiasmar com o tempo gasto com pessoas que você não conhece.

Quando você é jovem, grande parte da excitação de fazer as coisas está no fato de que é a primeira vez que está fazendo aquilo. Quando você atinge seus 40 anos, há pouco que você pode fazer que ainda não tenha experimentado.

Eu desafio você a ver o mundo através de novos olhos. Pratique mudar sua perspectiva sobre as coisas. Veja uma comédia stand-up, podcasts e audiobooks que elevam você e mudam sua visão do mundo.

Muitas vezes a falta de entusiasmo vem de ficar preso nos mesmos padrões por muito tempo. É hora de agitar um pouco as coisas e fazer algumas mudanças.

17. Sua vida não é tão interessante quanto era quando tinha 20 anos.

Seus 20 anos são geralmente sobre descobrir a si mesmo e tentar coisas novas. Seu círculo social é geralmente tão grande quanto pode, pois muitas coisas estão acontecendo. Conforme você envelhece, as coisas começam a se ajustar em uma rotina.

Somos criaturas de hábitos e esse hábito pode tornar nossa vida entediante. A melhor maneira de mudar sua perspectiva e tornar sua vida mais interessante é viajar para novos lugares. Quando estiver refazendo seu orçamento, abra uma categoria para viagens.

O resumo

Fazer amigos em seus 40 anos pode ser intimidante e assustador. Seu objetivo é fazer disso uma aventura. Veja como um novo desafio e comece a abordar as razões pelas quais se afastou das pessoas.

Isso tornará sua vida (e você) mais interessante. Não tenha medo de correr riscos. Sua nova vida espera!

Referência

[1] ^ Psychol Aging: In your 20s it’s quantity, in your 30s it’s quality: the prognostic value of social activity across 30 years of adulthood.
[2] ^ Front Psychol: Exploring the Possibility of Peak Individualism, Humanity’s Existential Crisis, and an Emerging Age of Purpose
[3] ^ Entrepreneurs: 3 Ways to Overcome Fear Immediately
[4] ^ Independent: Is It Impossible to Change Your Personality past the Age of 30?
[5] ^ Health Line: Social Media Is Killing Your Friendships

Tradução CONTI outra. Do original: Why It’s Harder to Make Friends After 40 (and How to Combat the Odds), de James Leatherman

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here