O valor dos que são modestos

Nesse texto, falarei sobre um tema que chega a incomodar muita gente, exatamente porque fomos educados aqui no Brasil que falar sobre isso é coisa de gente arrogante, vaidosa, orgulhosa… O tema da modéstia.

A modéstia e a arrogância sempre aparecem juntas, mas logicamente que elas são bem diferentes. Para entender isso melhor, compartilho um pequeno texto do professor universitário, investidor e consultor de Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano Nelson S Lima. Leia com bastante atenção…

*********

O valor dos que são modestos

As pessoas modestas costumam ser pacientes. E aí reside uma das suas forças. E há mais: as pessoas naturalmente modestas (não as fingidas) aprendem a confiar em mais do que um modo de ver as coisas.

É que elas, ao longo da vida, agem como que peregrinos em busca de saberes essenciais. Têm consciência dos seus limites e por isso abrem a mente a novas fontes do conhecimento.

Com a idade a avançar tornam-se pessoas sábias, maduras, pacientes, tolerantes e observadoras. Apreciam os seus próprios silêncios. E, por vezes, tornam-se grandes líderes pacifistas.

Elas seguem o velho provérbio japonês que diz: “Não estude uma coisa; habitue-se a ela” (veja o alcance deste pensamento ancestral; magnífico).

Nelson S Lima

***********

Ele foi muito feliz em suas palavras. Eu penso exatamente desta forma e, acima de tudo, busco colocar na prática essas palavras.

Quem me conhece pessoalmente percebe que eu tenho boa parte destas características descritas por ele nesse texto. Tá vendo como esse tema é delicado? Para algumas pessoas, tenho certeza que ao lerem isso vão pensar que sou arrogante e prepotente. Não! Isso é modéstia. Esse conceito é muito sutil. Modéstia é você reconhecer a verdade, sem rodeios, sem acrescentar e sem retirar nada. Aprendi isso com o grande terapeuta Luiz Gasparetto ouvindo uma de suas palestras na internet.

Por exemplo. Se você é um excelente profissional da área da computação. Ser modesto significa você provar aos outros que é bom nisso, nisso e naquilo outro, porém, ainda precisa aprender muito mais em algumas áreas específicas.

Entende? Ser modesto é você dizer e provar aos outros que tem conhecimentos em determinadas áreas, mas que precisa de ajuda em outras. Sabendo disso, cresce de forma mútua com os amigos.

Não é fantástico? Eu, por exemplo, ensino Matemática e Física para Ensino Médio e Superior. Eu posso dizer que tenho experiência nessas disciplinas e posso ensiná-las com qualidade. Agora não posso dizer o mesmo de Sociologia, de Inglês, de Química etc.

Tá começando a compreender o que é modéstia?

As pessoas modestas sabem que tem certo conhecimento, mas nunca se saciam completamente com eles. Estão sempre buscando coisas novas, estão sempre aprendendo e compartilhando. Isso é magnífico. Este blog é exemplo disso! Aqui eu compartilho muitas coisas que já aprendi e que continuo aprendendo. Quanto mais eu compartilho minhas experiências de vida e conhecimento, mais ele tende a crescer naturalmente. Parece um passe de mágica, mas não há mágica nenhuma nisso, é apenas a lei universal do DAR E RECEBER acontecendo.

Tudo aquilo que a gente dá de coração e despretensiosamente, volta pra gente de uma forma ou de outra. Com relação a esse blog, muitas vezes aprendo com meus próprios leitores, que comentam indicando um livro para ler, um filme para assistir, um link de um texto bacana, uma experiência de vida inspiradora etc. etc.

Nestes comentários eu cresço, os leitores crescem e todos que de alguma maneira cruzam meu caminho e o dos leitores também crescem. É uma verdadeira CORRENTE DO BEM que se forma. E essa corrente do bem surge dessa modéstia que começou comigo e com os leitores. Percebe a maravilha disso tudo?

Isso pode ser estendido para todos os ramos e áreas da vida. A modéstia é uma virtude que leva ao CRESCIMENTO COLETIVO. Esse é o resumo da ópera…

No texto, ele fala sobre os pacifistas. É verdade! Muitos se tornam líderes pacifistas. E nessa hora, é impossível não me lembrar do querido Mahatma Gandhi, um homem espetacular, humilde, simples, sincero, meigo, desapegado, sagaz e tantas outras virtudes reunidas em um único homem.

Se você já leu sobre ele, sabe que ele era advogado e tinha muito conhecimento sobre política, sobre as religiões, sobre as sociedades do mundo todo, mas não se vangloriava de ter tanto conhecimento. São assim as pessoas modestas! Eu me miro no Gandhi e em tantos outros homens inteligentíssimos que se tornaram mártires, como Nelson Mandela, Madre Teresa, São João da Cruz, Santa Teresa de Ávila, Martin Luther King e tantos outros. Seres humanos que fizeram diferença nesse planeta e deixaram um LEGADO que jamais se apagará da memória coletiva.

A modéstia pode nos levar a atingir patamares tão altos quanto destes incríveis seres humanos que acabei de citar. O que acha de caminharmos juntos nessa direção?

E você? Se considera uma pessoa modesta? Reflita sobre isso e leve essa reflexão para os seus amigos, para as pessoas mais próximas a você. A modéstia nunca começa com algo grande. Ela sempre começa nas pequenas coisas. Eu me considero uma pessoa modesta exatamente porque faço isso no meu dia a dia nas pequenas coisas. Esse texto não passa de palavras organizadas e decodificadas. Se elas fazem algum sentido para você, é porque bem antes de estarem aqui, elas foram e são verdade na minha vida.

Cresçamos juntos! Paz e luz…



LIVRO NOVO



Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui