A diferença entre empatia e simpatia

Existem duas palavras muito parecidas, porém, com significados completamente diferentes, EMPATIA e SIMPATIA. Outro dia eu assisti a um vídeo bem curtinho que falava sobre essa diferença com maestria, ao final desse texto vou deixar o link para que você o assista.

A empatia é bem mais profunda que a simpatia. Ser empático é olhar para o sofrimento do outro e se colocar no lugar desta pessoa, imaginar a dor e o sofrimento que ela está sentindo como se fosse com a gente.

Há um detalhe muito importante aqui! A pessoa empática de verdade desenvolve pouco a pouco a ARTE DE OUVIR, algo tão raro no mundo de hoje. Todos querem falar, falar e falar, mas poucos se mostram abertos para simplesmente ouvir sem ficar “dando pitaco” o tempo todo!

As pessoas simpáticas são assim, e acho engraçado que eu já fui essa pessoa simpática. Elas têm dificuldade de se colocar no lugar dos outros e desta maneira, não criam essa conexão que faz tão bem. Existe um distanciamento, sabe? Muitas pessoas simpáticas são agradáveis, têm boa índole, mas normalmente elas ficam fechadas nos seus mundos e não criam conexões mais profundas com as outras pessoas.

Essas são as pessoas simpáticas, agora as empáticas têm mais sensibilidade para ouvir com atenção as dores alheias, sem ficarem dizendo “faça isso!”, “faça aquilo outro!”. Elas dizem: “Não sei o que dizer! Posso te dar um abraço?”.Percebe a diferença? Essa atitude é terapêutica! Gera conexão e amor, além disso, gera elos de confiança.

Ao ser empático, a probabilidade de se fazer amigos sinceros e que durem por anos ou mesmo uma vida inteira, é muito maior, porque houve essa CONEXÃO DE AMOR, que acontece pela união de corações com sentimentos parecidos, que vivenciaram dores parecidas e entendem o outro não como alguém distante, que vive num mundo separado. Não! A empatia nos leva a concluir que a dor do outro quase sempre também foi vivida por nós e isso nos põe em pé de igualdade, entende? Tira de nós esse orgulho de se achar melhor. Essa compreensão é incrível e transformadora.

Se quiser ler um pouco mais sobre isso, compartilho outro texto no qual aprofundei esse tema da EMPATIA. Vale a pena a sua leitura! E não deixe de assistir a esse vídeo logo abaixo, porque além de claro e objetivo, ainda é super engraçado…

A prática da empatia



LIVRO NOVO



Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui