O total desconhecimento de algumas pessoas sobre sintomas da depressão, faz com que se julgue incorretamente alguns acometidos do problema. O que muitos chamam de preguiça, na verdade, podem ser sintomas de um problema psicológico sério: a depressão. Isso porque a falta de energia é um dos principais sintomas dessa doença. O que pode trazer inúmeras consequências para quem sofre com o problema.

Então para não correr mais o risco de julgar alguém de forma errada e até mesmo para se atentar e ir em busca de um profissional caso seja seu caso, confira agora alguns sinais da depressão. E aprenda de uma vez que nem sempre é preguiça!

1- Desânimo

 

Você não sente vontade de fazer nada? Isso é um sintoma da depressão, que é uma resposta do corpo a falta de dopamina. Simplesmente um dos principais neurotransmissores responsável pela sensação de prazer.

2- Apatia

Às vezes pode parecer egoísmo, ou falta de interesse, mas a apatia nem sempre significa arrogância. Esse é também um dos sintomas da depressão. A sensação de não sentir nada, sim, é preocupante. Se sente algo parecido, busque um profissional.

3- Ficar o dia todo no quarto

Ficar deitado o dia todo, sem nenhuma vontade de ver ninguém é também um sinal da depressão. Todas as coisas parecem sem graça e muito cansativas para o depressivo.

4- Falta de alegria

Os pensamentos ruins, a vontade de dormir e não acordar mais e todo o desânimo que te preenchem, são na verdade sintomas da depressão. Algumas pessoas também têm o mau hábito de falar que isso é falta do que fazer ou pior, que pode ser “falta de Deus”, mas na verdade é um problema sério.

5- Tudo parece muito longe ou muito difícil

A falta de energia, devido a queda da dopamina, faz com que tudo pareça difícil demais. Uma atividade simples, que antes parecia muito rápida e fácil de executar, se torna cansativa e demorada.

6- Cansaço frequente

Você não fez quase nada, mas já está se sentindo cansado? Isso é um sinal da depressão e da queda na dopamina. Então se você conhece alguém que está sempre reclamando de cansaço preste mais atenção nessa pessoa, talvez ela precise de ajuda.

7- Dormir, dormir, dormir

DORMIR!!! Essa é a palavra chave! Você só pensa em dormir e nada mais. O pior é que mesmo depois de dormir 10 horas, a sensação de sono e cansaço persiste. E não, isso não é pura e simplesmente preguiça. Pesquisas realizadas pela USP concluíram que cerca de 10 a 20% dos pacientes com depressão reclamam da sonolência excessiva.

Do original: IF YOU’RE READING THIS IT’S NOT TOO LATE – A WORD ON DEPRESSION

Via: Fatos Desconhecidos

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde! Tenho todos esse sintomas. Já estou em tratamento com psiquiatra e psicólogo. Mas não vejo melhora. Tenho terapia toda semana. As meu psiquiatra me atendeu em.novembro e agora só em.março. não sei mais o que fazer.

  2. bem.. tenho todos esses sintomas , me sinto exatamente assim.Minha mãe acha que é preguiça,ou que é falta de deus e entre muitas coisas,ela não me compreende por achar que é drama adolescente .. as vezes fico com surtos,muito deprimida,e é claro que minha mãe ama me comparar com tal pessoa,por ser melhor nisso,ter corpo perfeito,e desenvolvimento melhor s habilidades.. bom só sei que não tenho mais aquele proposito de vida,e s vezes acho que não sou o tipo de filha desejada pela minha mãe sabe,meu pai nen sabe que sou assim,eles são divorciados e mora em outro estado .. já tentei cometer suicídio.. mas nunca dá certo como espero..não aguento mais estudar,sair,viver,não ter o padrão de beleza desejado , ser julgada e ainda dar desgosto para minha mãe,ó sei fazer besteira..
    Maria eduarda-13

  3. Infelizmente, tenho me sentido assim. Desde adolescente, sofro com ciúme excessivo e isso é um vetor forte para uma depressão, acredito. Tenho passado por alguns perrengues no campo do relacionamento e tais acontecimentos geraram esses sintomas. A vontade é de ficar o dia todo na cama, tenho chegado atrasado no trabalho, sinto dificuldades em realizar pequenas tarefas, como escrever um texto ou ir pra academia. Tenho tido a sorte de lidar com esses sentimentos, tanto do ciúme como desta provável depressão. Estimo melhoras, mas sinto um leve receio de isso me afetar daqui a alguns anos. Procuro conforto em vídeos engraçados na internet, sons binaurais e meditação. Espero que esses três possam ajudar outras pessoas, mas, é claro, sem substituir o viés médico.

  4. Estes sinais são mesmo bem coerentes com a pessoa depressiva, que até mesmo tem dificuldade para realizar pequenas tarefas do cotidiano, que antes as faziam com perfeição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here