27 maneiras de tomar sua vida de volta quando se sentir partido por dentro

O velho e antiquado ditado de que “o tempo cura todas as feridas” nem sempre é verdade. Como o Dr. Phil explica: “O tempo não nos muda. É o que fazemos com esse tempo que nos muda”. Com o passar do tempo podemos seguir em frente, mas lidar com a dor é algo que precisa ser feito conscientemente. A boa notícia é que somos todos mais do que capazes de retomar o controle de nossas vidas. Basta tomar a decisão de fazê-lo e depois seguir com certos comportamentos saudáveis.

Aqui estão 27 maneiras de tomar sua vida de volta quando você se sentir partido por dentro

1. Fique em forma

Qualquer psicólogo profissional dirá a você que o exercício é a chave para viver uma vida saudável e equilibrada, e quando se trata de recuperar nosso equilíbrio emocional, fazer algo físico para criar os hormônios do bem-estar é sempre uma boa ideia. O exercício também nos dá uma sensação de força pessoal e autoconfiança. Ele ajuda a pessoa a sentir que “eu posso fazer isso”, independentemente de quão desafiadora a tarefa possa parecer. Como Jillian Michaels explica, “O exercício não é sobre um abdominal ou uma flexão. É sobre retomar o seu poder.”

2. Viaje para algum lugar fora da cidade

Liberte-se de sua rotina regular e diária fazendo uma viagem curta ou uma miniférias fora da cidade. Às vezes, uma mudança em seu estado emocional apenas muda o cenário. Considere ir a algum lugar bonito e onde se sente em paz; pode ser um lago, uma montanha ou um lugar onde você pode ver o belo céu azul. A chave é encontrar um lugar para se dar um pouco de espaço para curar e desfrutar da serenidade e tranquilidade que a vida tem para oferecer.

3. Reescreva sua história interior do passado

O passado é simplesmente uma história que repetimos para nós mesmos e a chave para a libertação interior é poder compreender o passado sob uma nova luz. Considere passar algumas horas conversando com um conselheiro que possa ajudá-lo a entender seus sentimentos a partir de suas experiências passadas e que possa fornecer uma nova maneira de observá-las; alguém que nutre você com o amor que precisa e que promove a sua cura interior.

4. Convide novas pessoas para sua vida

O efeito positivo que podemos ter um sobre o outro como seres humanos é imensurável. Às vezes, a melhor maneira de se curar da toxicidade de relacionamentos passados é permitir que a beleza de novas pessoas floresça. Nós tendemos a criar nossa mentalidade e estilos de vida semelhantes àqueles com os quais passamos a maior parte do tempo, então escolha passar tempo com pessoas maravilhosas e positivas, que o aceitam e o ajudam a se sentir bem sobre quem você é.

5. Seja aberto e compartilhe sua história

Segurar tudo é uma maneira de se sentir estressado e continuar com dor. Encontre alguém seguro, confiável e que seja um ouvinte compassivo para compartilhar seus sentimentos e seja completamente aberto e honesto sobre si mesmo. Às vezes, apenas conversar com alguém é toda a terapia de que precisamos.

6. Leve o seu cuidado pessoal a sério

Se tivermos um resfriado, nos certificamos de ter tempo suficiente para descansar, beber água, tomar uma sopa quente e nos alimentarmos de maneira saudável, mesmo que isso atrase nosso estilo de vida ou precisemos tirar alguns dias de folga do trabalho. Quando estamos lutando emocionalmente, o mesmo nível de cuidado pessoal e amor-próprio é necessário para recuperar nosso sorriso interior. Faça do seu cuidado pessoal sua maior prioridade, e o resultado será a cura, o alívio e a paz que está procurando.

7. Compre algumas roupas novas

Embora, a princípio, possa parecer superficial, a maneira como vemos a nós mesmos e nossa aparência realmente afeta nossos níveis de autoestima. Quando andamos por aí vestindo roupas novas, tendemos a nos sentir um pouco mais atraentes e geralmente nos sentimos bem com relação a nós mesmos. Elas não precisam ser caras, apenas receba uma pequena mudança em sua vida que reflita o novo e belo você.

8. Deixe para trás o que aumenta sua infelicidade

Quando estamos nos sentindo para baixo e partidos, é provável que certas peças em nossas vidas tenham contribuído para o quebra-cabeça de se sentir assim. Pode ser um trabalho estressante e ingrato, um relacionamento tóxico ou um compromisso que está deixando você infeliz. O importante é identificar o que o está afetando emocionalmente e tomar as providências necessárias para deixá-lo para trás e substituí-lo por algo positivo, que o ajude a se sentir feliz em sua vida. Você merece ser feliz.

9. Dê a si mesmo a permissão para deixar para trás

Muitas vezes, segurar as coisas com muita força causa mais dano do que deixar para trás. Paz e felicidade vêm com o desapego e, lá no fundo do nosso ser, nós estamos verdadeiramente bem em um estado de deixar tudo para trás. Dê a si mesmo permissão para deixar a dor e o passado para trás. Você tem permissão para seguir em frente e ser feliz com sua vida e é preciso apenas deixar para trás o que quer que esteja te segurando.

10. Conecte-se com pessoas que passaram por experiências semelhantes

É incrível as coisas que podemos aprender com aqueles que sobreviveram e se curaram através de experiências semelhantes às nossas. Encontre um amigo, ou até mesmo pesquise no Google por pessoas que compartilham experiências semelhantes às suas e aprenda com o que as ajudou a lidar com elas e colocar suas vidas de volta nos trilhos. As chances são que o que funcionou para elas pode funcionar para você também. Você nunca está sozinho.

11. Se desconecte por uma semana inteira

Se você puder fazer isso acontecer, tire uma semana só para você. Desconecte-se da rede, desligue o telefone, relaxe na cama assistindo a filmes ou faça uma viagem para algum lugar relaxante e bonito. Às vezes, ficar livre da rotina diária e ver o mundo nos ajuda a lembrar o quão triviais são muitas das nossas preocupações e nos ajuda a ver como somos capazes de viver felizes fora delas.

12. Organize sua vida

Estudos mostram que ambientes desordenados e bagunçados causam estresse e ansiedade, então faça um favor emocional a si mesmo e limpe seu espaço vital e seu carro. É mentalmente refrescante se livrar de itens desnecessários e viver em um espaço limpo com ar fresco. Você descobrirá que sua mente se sentirá menos incomodada quando a desordem física desaparecer.

13. Fortaleça seus relacionamentos com as pessoas que te amam

Aqueles que te amam são aqueles que estão sempre à sua disposição em momentos de necessidade. Quando parece que tudo está desmoronando, tire um minuto para ver quem ainda está ao seu lado. Estes são os que realmente se importam com você e podem fornecer apoio emocional muito necessário para ajudá-lo a voltar para onde você quer estar.

14. Decida se alimentar de maneira saudável por um mês

Comer alimentos saudáveis é crucial para se sentir bem e é de vital importância praticar uma dieta saudável enquanto passa por uma dificuldade emocional. Obter as vitaminas, minerais e nutrientes que seu corpo precisa para funcionar de forma ideal é fundamental para ter um estado emocional saudável, pois quem realmente pode se sentir emocionalmente bem quando seu corpo está sofrendo fisicamente de uma dieta pobre? Faça um plano saudável que funcione para você e se comprometa a acompanhá-lo por 30 dias; você será grato por ter feito isso depois que seu nível de energia aumentar e você começar a se sentir bem novamente.

15. Faça uma aula nova e interessante

Quase todo livro ou guia sobre como recuperar um estado emocional feliz sugere fazer um curso novo ou uma aula sobre um tópico de seu interesse. Essas aulas podem nos ajudar a lembrar como a vida é interessante e a nos apaixonar novamente por coisas que realmente nos inspiram. Talvez haja uma aula de ioga na sua região que pareça interessante, ou uma aula de arte uma vez por semana; a chave é encontrar algo saudável, que agregue valor à sua vida e que você esteja motivado para aprender.

16. Faça um orçamento

É difícil sentir o controle de nossas vidas quando nossas finanças ou nossos hábitos estão fora de controle. Faça um orçamento com o qual você se sinta confortável e que caiba no seu bolso e, assim, reduza qualquer estresse ou sentimentos desconfortáveis que resultem de gastos excessivos ou dívidas.

17. Pratique a autocompaixão

Uma das melhores, senão a melhor maneira de se sentir melhor é praticar conscientemente o sentimento de amor e compaixão por si mesmo. Sente-se em um espaço silencioso e comece dizendo a si mesmo: “Sou amável, sou bom o suficiente”. Repita esta frase para si mesmo até começar a acreditar. Então comece a se concentrar no sentimento de amor em seu coração. Se concentrar através do pensamento é uma boa maneira de começar; diga para si mesmo: “amor, amor, amor”. Mantenha-se focado em seu sentimento de amor e, uma vez que você consiga confortavelmente sentir uma boa quantidade de amor, comece a trazer esse amor para as mágoas emocionais internas que você tem. “Eu amo a parte de mim que está doendo, eu amo o meu eu ferido”. Você notará sentimentos imediatos de alívio e cura quando você se permitir abrir e sentir o amor que está vindo para nutrir suas mágoas. Ao escolher conscientemente e redirecionar seu estado emocional para um estado de autocompaixão, você começa a reprogramar sua mente e seu estado emocional, de modo a torná-lo verdadeiramente feliz.

18. Baseie seu sucesso no esforço, não no resultado

Nem sempre podemos controlar os resultados, mas podemos controlar nossos esforços individuais. Dê pequenos passos e elogie-se por todo e qualquer esforço feito para melhorar a si mesmo.

19. Aprenda um novo idioma

Aprender um novo idioma pode ajudá-lo a lembrar que há um mundo novo e maravilhoso por aí para ver e explorar. Cada idioma explica o mundo de uma maneira diferente e amplia seu horizonte mental.

20. Seja voluntário para uma caridade

Usar seu tempo trabalhando para uma causa bonita e amorosa pode não apenas ajudar o mundo ao seu redor, mas também pode ajudá-lo a se sentir maravilhoso. Considere passar algum tempo como voluntário para uma causa que abra seu coração e se cure ao mesmo tempo em que você cura o mundo.

21. Confie novamente no amor e na felicidade

Às vezes, durante o processo de cura, nós sabotamos nossa própria felicidade por relutância em confiar nela. Como a grande Maya Angelou ensinou: “Tenha coragem suficiente para confiar no amor mais uma vez e sempre mais uma vez.”

22. Faça e mantenha limites

Muitas pessoas não tiveram o tipo de educação amorosa necessária para cuidar de seu próprio espaço emocional, nem para respeitar e cuidar do espaço emocional dos outros. É importante entender onde estão seus próprios níveis de conforto e limites ao se comunicar e lidar com outras pessoas, e respeitar a si mesmo o suficiente para se afastar se eles forem ignorados. Defina clara e gentilmente seus limites com as pessoas em sua vida, e você estará criando um ambiente que ajuda a proteger a sua felicidade.

23. Pare com um mau hábito por 100 dias

Seja beber, fumar, comer junk food ou roer as unhas, tome a decisão de tentar eliminá-lo da sua vida por 100 dias. Demora cerca de 21 dias para criar ou quebrar um hábito, por isso, se você chegar a 100 dias, terá feito com sucesso uma grande mudança em sua vida para uma melhor saúde e felicidade.

24. Leia um livro sobre como se sentir bem novamente

Ler livros de autoajuda é uma ótima maneira de criar uma mentalidade positiva e feliz. Procure um ótimo livro que incentive a autocompaixão, a gratidão diária e o pensamento positivo. Quando você encontrar um livro que fala com você, leia-o quantas vezes for necessário até incorporar sua mensagem. Self-Love: The Crown Jewel é um livro incrível para aprender a amar a si mesmo, curar-se emocionalmente e impulsionar a autoestima.

25. Seja orgulhoso de suas conquistas e recompense a si mesmo

A cada passo que você dá para se curar, tenha MUITO orgulho e dê a si mesmo uma pequena recompensa. Olhe o quanto você progrediu e a pessoa bonita que está se tornando ao aprender a cuidar de si mesmo. Depois de cada passo positivo, considere sair para um bom almoço, ou comer um pedaço de chocolate, tomar um banho quente e relaxante ou até mesmo dar um abraço em si mesmo. Você está fazendo um ótimo trabalho na vida e sua vontade de tentar coisas novas para se sentir melhor é a prova.

26. Perdoe os outros. Perdoe o universo. Perdoe a si mesmo

Não permita que raiva, medo ou ressentimento o prendam em um passado prejudicial. Permita-se a oportunidade de perdoar aqueles que o magoaram, perdoar as injustiças feitas a você e perdoar a si mesmo por permitir que isso tenha acontecido. Como Buda explicou uma vez, segurar a raiva é como pegar um carvão quente, aquele que se agarra à raiva é aquele que é queimado. Nenhum ser humano é perfeito e, embora isso não justifique o comportamento prejudicial dos outros, pode ser importante lembrar quando abandonar a necessidade de manter a raiva em relação aos outros. Escolha o perdão para que possa viver com paz no seu coração.

27. Lembre-se que você é bom o suficiente do jeito que você é

Você é bom o suficiente, completo e merecedor de tudo de bom nessa vida. Nunca se esqueça disso. Você não está sozinho, você é amado e se sentirá melhor. Tome as medidas necessárias para levar sua felicidade até você mais rápido e nunca perca a esperança.
Estamos aqui torcendo por você enquanto você recupera sua vida.
Você é forte e consegue fazer isso.

Tenha um lindo dia.

Tradução CONTI outra. Do original: 27 Ways To Take Your Life Back When You Feel Broken On The Inside



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui