Um filósofo anônimo da Grécia antiga disse: “Sorria para a vida e a vida sorrirá para você”. Às vezes, sorrir é a melhor maneira de ajudar a mudar o mundo. O sorriso molda a forma como levamos as coisas, nos tornando mais flexíveis e fortes diante das situações mais difíceis da vida.

Uma pessoa que se veste com um sorriso, que é otimista e feliz, tem uma probabilidade menor de desenvolver doenças e, assim, alcança uma maior longevidade. Estudos comprovados têm evidenciado que as pessoas que possuem uma estabilidade emocional caracterizada por sentimentos positivos, esperança, vitalidade, compreensão, superação e um nível significativo de satisfação em suas vidas desfrutam de uma saúde mais forte.

Sorrir para a vida não é característico de alguém com um estilo de vida superficial, mas inteligente. De fato, destaca-se a capacidade dos otimistas de resolver problemas diante de pessimistas, que se afogam em um copo de água e tendem a ignorá-los e a evitá-los. Desta maneira, podemos falar do sorriso como uma característica que atua como um escudo protetor contra inúmeras situações complicadas.

“Use seu sorriso para mudar o mundo e não deixe que o mundo mude o seu sorriso”.
-Anônimo-

Um remédio para mudar o mundo chamado sorriso

O sorriso é uma característica especificamente humana, assim como o riso (cuja natureza é fundamentalmente psicológica). Este comportamento possui uma capacidade de ação muito benéfica sobre o estado global das pessoas, mesmo no que diz respeito às suas dimensões fisiológicas. Portanto, pode ser entendido como uma verdadeira prática terapêutica, sobre a qual existem diversos estudos e resultados cientificamente documentados.

A presença do bom humor e de seu acompanhante, o sorriso, é benéfica para o bom estado do corpo e, ainda mais importante, para o bem-estar psíquico. Entre os seus benefícios, podemos mencionar:

– Ensina as pessoas a serem mais humildes.
– Ajuda a se relacionar com os outros de maneira mais relaxada, longe de um individualismo excessivo.
– Elimina o medo do ridículo.
– Ajuda a relativizar a realidade procurando perspectivas diferentes de tudo que torna a existência mais complicada.
– Permite encontrar soluções para os problemas da vida cotidiana.
– Incentiva a adaptação à mudança.
– Serve para diminuir o sentimento de frustração provocado pela percepção de nossas próprias limitações.
– Permite se defender contra uma crítica ou uma ofensa que desafia nosso equilíbrio emocional.

Ajuda a evitar conflitos, atuando como um colchão para amortecer a invasão das situações negativas.
“Depois de cada tempestade, o sol sorri; para cada problema há uma solução, e o dever indispensável da alma é estar de bom humor”.

A vida é como um espelho: obtemos melhores resultados quando sorrimos

Às vezes, a alegria é a fonte do nosso sorriso. No entanto, em outros momentos, sorrir quando nos sentimos mal pode levantar o nosso ânimo. Geralmente subestimamos o poder de coisas tão pequenas, mas gestos como uma carícia, um sorriso, uma palavra amável, um escutar atento ou um elogio sincero possuem o potencial de mudar uma vida.

Pense em como o mundo seria melhor se as pessoas sorrissem com mais frequência. Não é necessário falar, você não precisa concordar com nada, tudo que temos que fazer é sorrir! O sorriso rompe as barreiras, alivia a tensão, e é o primeiro passo para fazer um novo amigo.

Sorrir nos faz sentir melhores em relação a nós mesmos, mesmo que não queiramos. O que o sol é para as flores, o sorriso é para a humanidade. Por tudo isso e muito mais, sorria, é uma terapia gratuita!

“O bom humor é não ter medo de pensar. Ele cumpre com a tarefa de mostrar que as coisas podem ser vistas de maneiras diferentes das habituais”.

Embora sorrir não seja o único remédio contra os estados de ânimo negativos, é um dos mais poderosos. Portanto, na próxima vez em que você perceber que está “para baixo” e que tudo vai mal, por que não tentar mudar o mundo com um sorriso? Afinal, o pior que pode acontecer é que você permaneça exatamente igual, mas os possíveis benefícios são quase inimagináveis.

Portanto, sempre que achar necessário, use seu sorriso como se fosse sua melhor arma. Porque é.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here