Deixar ir. Desapegar. De momentos, escolhas, pessoas. Muito se fala sobre isso hoje. Temos tanta bagagem, tanto passado, que chega um momento da vida em que nos sentimos pesados. Sentimo-nos sufocados. Deixar ir, então, passa a ser não só uma frase bonita, mas uma questão de sobrevivência.

Porém, deixar ir não é tão simples quanto parece. Quando não gostamos mais de alguém, ou algo não faz mais sentido em nossa vida, é mais fácil. Abrir a mão e deixar voar é algo que queremos e até buscamos. “Sumimos” aos poucos, fazemos outras escolhas, lentamente vamos nos libertando do que queremos nos desapegar.

Acontece que existem coisas que não queremos, inicialmente, deixar ir. Contudo, se não o fizermos, não conseguiremos continuar a caminhada. Não de uma forma leve, ao menos.

Momentos. Há momentos que são tão especiais ou tão marcantes que não queremos deixar ir. Prendemo-nos a eles como se nossa vida dependesse deles, às vezes até depende. Não nos damos conta de que o momento passou, e com ele também a pessoa que éramos. Na verdade, queremos voltar, reviver aquele dia ou aquelas horas em que fomos felizes e por isso não nos permitimos seguir em frente.

Escolhas. Temos a tendência a escolher e querer que a escolha esteja certa para sempre. Infelizmente – ou felizmente, tudo muda, e algo que no momento pareceu a escolha certa, pode não ser mais depois. Não conseguimos nos desapegar dessa escolha, afinal, demoramos para fazê-la, e “não era para dar errado”.

Pessoas. Para mim, essa é a mais difícil. Desapegar de pessoas. Quando fazê-lo? Quando não houver mais sintonia. Esse desapego é algo até natural. As pessoas vêm e vão em nossa vida. O que acontece, é que “brigamos” com isso, insistimos em relações que não mais têm a ver conosco, com pessoas que nos fazem mal ou sequer se preocupam conosco. E sofremos. Sofremos porque algo acabou e não queríamos. Ou até queríamos, mas tememos a mudança.

No fundo, o deixar ir, sejam momentos, escolhas ou pessoas, é o aceitar a mutabilidade da vida. É entender que tudo tem seu tempo, tudo passa, por melhor que seja, e só nos resta aceitar e seguir em frente. Se até nós mudamos, não podemos exigir que o mundo permaneça o mesmo.

Assim, força, coragem e fé. Tudo vai mudar, eu garanto, e quanto mais rápido você aceitar que ninguém entra igual no mesmo rio duas vezes, mais leve e feliz será sua caminhada.

Carolina Cavalcanti Pedrosa

"Curitibana, com o coração no mundo. Adoro escrever, ler, um bom filme e passar o tempo com minha família e amigos. Gosto de colecionar momentos. Vejo a vida com olhos de poesia, e transformo tudo em palavras. Encontro nelas meu refúgio e minha forma de espalhar amor e luz no mundo. Que elas possam deixar seu dia mais feliz e seu coração mais leve. Vem comigo?"

View Comments

  • Estou passando por isso. Esse texto é perfeito, e resume o que está acontecendo, principalmente a parte das pessoas. Parabéns pelo texto, por expressar os sentimentos de tanta gente, tão perfeitamente!

    • Eve, muito obrigada pelo comentário! Fiquei feliz demais. E fiquei feliz também em saber que minhas palavras fizeram a diferença no seu dia!! Ótima semana para você :)

Share
Published by
Carolina Cavalcanti Pedrosa

Recent Posts

Eliezer revela que empresa criada para filha faturou mais de 17 milhões de reais

Em uma entrevista exclusiva concedida ao programa "No Lucro", da CNN, o ex-BBB Eliezer abriu…

6 horas ago

Cães resgatados de enchentes no Rio Grande do Sul são presenteados com ursos de pelúcia

Um gesto de amor e solidariedade viralizou nas últimas horas nas redes sociais, trazendo um…

7 horas ago

Avós que definem limites: ‘Cuidar dos netos ocasionalmente é diferente de virar cuidador principal’

Os avós cuidando dos netos, é uma cena comum e muitas vezes comovente. No entanto,…

1 dia ago

Cavalo é resgatado de apartamento no terceiro andar no RS após 10 dias de confinamento

Na cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, uma equipe do Corpo de Bombeiros…

1 dia ago

Ator Paulo César Pereio, ícone do cinema brasileiro, falece aos 83 anos

No último domingo (12), o mundo do cinema brasileiro perdeu uma de suas figuras mais…

2 dias ago

“Eram muito unidos”: Desabafa parente de familia achada abraçada e soterrada em casa no RS

No município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, uma tragédia causada pelas intensas…

2 dias ago