5 elogios que vão fazer seus filhos crescerem como boas pessoas

Com essa vida corrida, muitas vezes ficamos tão preocupados com as tarefas e obrigações do dia-a-dia que deixamos passar oportunidades de estreitar laços afetivos.

A educação das crianças depende de uma relação de confiança, autoridade amorosa e acolhimento por parte dos pais ou quem quer que tenha assumido a responsabilidade por elas.

É preciso corrigi-las e orientá-las quando cometem erros. E é preciso elogiá-las quando merecem, para que desenvolvam senso de justiça e equidade.

1 – Tenho muito orgulho de ver você…

jogando bola, dançando, desenhando, brincando com seus irmãos! O elogio pelo esforço, pela tentativa ou por uma boa ação são muito mais importantes que os elogios pelo sucesso! Eles fazem com que a criança perceba que o seu esforço tem valor e que ela não precisa ser perfeita para ser reconhecida.

2 – É muito bom quando estamos juntos para…

comer, brincar, estudar, passear, ver um filme! Expresse sua alegria por estar em companhia de seus filhos, ainda que não haja nenhuma ocasião especial, apenas pelo fato de estarem juntos. Assim, a criança sente que é bem-vinda, que você faz questão de sua presença e que presa sua companhia.

3 – Você fica ainda mais bonito quando…

é gentil com seus avós, ajuda a mamãe e o papai nas tarefas de casa, guarda seus brinquedos, faz direitinho a lição de casa. É preciso ensinar que a beleza e muito mais do que ter uma boa aparência e que à medida que somos agradáveis e corretos ficamos mais bonitos aos olhos daqueles que convivem conosco.

asomadetodosafetos.com - 5 elogios que vão fazer seus filhos crescerem como boas pessoas

4 – Eu fico feliz quando seus amigos vêm aqui em casa

Quando as crianças crescerem e se tornarem adolescentes, a opinião dos amigos será muito decisiva na conduta delas. Por isso, é muito importante conviver com os amigos e amigas de seu filho; convidá-los para vir à sua casa; observar como se relacionam; propor brincadeiras; intervir se for necessário. Assim, você terá familiaridade com aqueles de quem seu filho fala e poderá orientá-lo. Quanto mais você participar de forma saudável da vida de seus filhos, mais proximidade terá com eles e mais fortes serão os laços de confiança.

5 – Sou muito grato por ser seu pai/sua mãe

Demonstrar gratidão por ter recebido um filho em nossas vidas é ensinar aos pequenos que pessoas são muito mais importantes do que qualquer coisa que se possa conquistar, por mais valiosa que seja. Declarações de afeto e amor alegram o coração das crianças e aqueles que se sentem acolhidos, serão capazes de acolher no futuro.

É nas pequeninas coisas dos nossos dias que residem o verdadeiro valor da vida! Eduque com amor, que o amor há de voltar em dobro pra você e toda sua família!



LIVRO NOVO



"Ana Macarini é Psicopedagoga e Mestre em Disfunções de Leitura e Escrita. Acredita que todas as palavras têm vida e, exatamente por isso, possuem a capacidade mágica de serem ressignificadas a partir dos olhos de quem as lê!"

1 COMENTÁRIO

  1. Crianças fortalecidas em seu espírito em casa (pais), crescem suportando com sabedoria todos os “Nãos” prováveis pelo caminho. Sabem administrar sem caos fatos e semelhantes que não agregam suas idéias e comportamentos. Criança amada e devidamente educada alçam vôos incríveis rumo ao sucesso pessoal e profissional!! Eu creio e por vezes vivencio!! Matéria de enorme valia!! Grata!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui