Fazer gentilezas: a máxima demonstração do amor

As relações pessoais se estabelecem no dia a dia com base na acumulação de experiências vividas com o companheiro sentimental, a família e os amigos. As alegrias, os bons momentos ou as conquistas comuns contribuem para assentar as bases desta interação. No entanto, os sofrimentos, as decepções e, inclusive, a rotina podem edificar fragilmente a mesma. Por isso, em uma relação, fazer gentilezas pode ter um impacto muito positivo.

Depois de anos de relacionamento, estes pequenos gestos mantêm acesa a chama e, em momentos de monotonia e tristeza, são bastante necessários. Por quê? Porque eles são a máxima demonstração do amor em um casal. Por exemplo, um improvisado encontro romântico, preparar um banho relaxante, ou até mesmo um abraço em um momento inesperado, podem contribuir para reviver a chama da paixão.

A rotina é um problema no relacionamento?

Viver o dia a dia do casal e manter uma certa rotina não é algo negativo. Inclusive, pelo contrário: isso pode ajudar a construir pilares sólidos na relação, e a manter uma certa organização e estabilidade. Por isso, é aqui, no ritmo frenético do dia a dia, que as gentilezas do amor ganham uma importância maior.

Se o seu companheiro sentimental é atencioso continuamente e a toda hora, chega um momento no qual isso já não é suficientemente valorizado, e acaba se transformando em um hábito. Por outro lado, essas gentilezas, essas pitadas especiais de açúcar, adoçam a rotina e demostram o seu amor, a preocupação e o carinho com a outra pessoa.

Não é necessário esperar uma ocasião especial para fazer gentilezas; por que esperar se, ao longo do dia, surgem inúmeras oportunidades? Além disso, em um aniversário ou data especial, essas demonstrações são esperadas e, portanto, não oferecem essa vantagem de surpresa e de significado. Ao contrário, fazer gentilezas inesperadas em um dia qualquer da semana ajuda a relação a avançar, adicionando frescor e enchendo-a de pequenas alegrias.

A importância de se concentrar no outro

O mais importante, na hora de fazer gentilezas para o seu parceiro sentimental, é que você pense na outra pessoa, que você coloque os olhos, a vista e toda a atenção no outro. Considere que o gesto é para o seu companheiro sentimental, e não para você. Portanto, tem que ser especial e fazê-lo sorrir.

Tudo isso tem um efeito duplo. Por um lado, você esquece de si mesmo e de suas preocupações para colocar o foco no seu companheiro sentimental, porque você vai pensar em comentários ou ações que vão surpreendê-lo e alegrar o seu dia. Por outro lado, se o seu propósito cumpre com as expectativas, você conseguirá satisfazer o seu companheiro, o que vai repercutir enormemente e saudavelmente na sua relação.

É necessário ressaltar que as gentilezas devem ser recíprocas. Todos nós gostamos que as pessoas nos demonstrem afeto, e de ver que os outros se preocupam conosco e com a nossa relação. É intrínseco ao ser humano querer que as pessoas nos “mimem”. Mas, nem isso pode servir para que sejamos meros sujeitos passivos, nem para nos aproveitarmos dessas demonstrações.

Isso precisa acontecer nas duas direções. Você precisa ser ativo e cumprir o princípio de reciprocidade básico em toda a relação. Em algumas ocasiões, é importante deixar de lado as suas próprias preferências e gostos, e pensar, por um instante, somente em seu companheiro sentimental, em seus gostos e no que pode lhe fazer feliz. É muita generosidade conseguir se colocar em segundo plano para poder centrar o seu olhar no outro. É aí que alcançamos a máxima demonstração de amor.

Fazer gentilezas não é caro nem egoísta

Realmente, não é preciso investir nem muito dinheiro, nem muito tempo para fazer gentilezas. A criatividade basta para colocar um toque doce na relação. É fundamental se colocar no lugar do outro para encontrar a gentileza exata. Com certeza, você já escutou em várias ocasiões a frase “os pequenos detalhes são os que fazem a diferença”. Portanto, vamos expor alguns exemplos destes gestos.

Gentilezas com o parceiro sentimental

Se o seu companheiro sentimental normalmente é quem se encarrega de colocar as crianças na cama, você pode começar a fazer isso durante a semana, agradecer a ele pelo cuidado que demonstra com a prole com uma massagem leve, ou aproveitar para ir arrumando a casa. Também pode surpreendê-lo buscando-o no trabalho, mandando uma foto que lhe faça rir ou cozinhando o seu prato favorito com mimo e esforço e, é claro, você não pode se esquecer de limpar a cozinha!

A nível intelectual e profissional, é conveniente que você escute, entenda e o assessore nos pequenos conflitos que podem ir surgindo no dia a dia. E, tudo isso, ao se envolver nas decisões dele. Uma das gentilezas mais importantes e que costuma passar despercebida é que você o presenteie com um abraço logo depois de vê-lo. Um abraço que seja acolhedor, sincero e cheio de amor para que ele encontre o descanso de que precisa nos seus braços.

Como se pode ver, o mais importante é que você pense em seu companheiro sentimental, em seus gostos, e se coloque no seu lugar, conseguindo dedicar a ele uma pequena gentileza. Os beneficiados serão vocês dois, e quem sairá ganhando, sem dúvida, será a sua relação, porque vocês darão passos para um futuro melhor e mais promissor.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui