Transforme a culpa em oportunidade de crescimento

“Assuma a responsabilidade e não culpa pelos seus atos.” 

Eduardo Gonçalves de Paiva

Li algumas palavras do espiritualista Eduardo Gonçalves de Paiva que me levaram a refletir bastante sobre a importância imensa que as nossas escolhas têm sobre a nossa vida e sobre como elas repercutem por anos a fio. Leia com bastante atenção!

“Assuma a responsabilidade e não culpa pelos seus atos.
Nós somos vítimas das nossas escolhas, pois isso faz parte da nossa evolução. Não adianta buscarmos culpados e muito menos amargurarmos o peso da “culpa”. O nosso papel é assumirmos a responsabilidade e encararmos as nossas falhas como um sinal de que temos que fazer diferente. Nós viemos para viver e aprender com as experiências e não para sofrer por elas. Nada vai mudar na nossa vida, enquanto não houver o entendimento, porque estaremos presos a uma energia através de sentimentos negativos como: raiva, tristeza, pessimismo etc. Portanto, façamos o que precisa ser feito para transformar o peso da culpa em oportunidade de crescimento.”

Eduardo Gonçalves de Paiva

*************

Refletindo sobre essas palavras levei para os vários campos da vida e certamente se aplica em todos! Por exemplo. No campo profissional, fiz uma escolha que de forma alguma considero errada, na realidade o meu nível de consciência na época só me levou a tomar a decisão que tomei. Fiz Bacharelado em Física, me formei, fiz mestrado em Engenharia Mecânica e hoje, devido a essas escolhas, minha profissão é de professor de Matemática e Física.

Deixo claro que escolhi ser professor porque amo fazer isso, esta é a minha vocação. Mas tem um detalhe, eu tenho convicção de que não serei professor de Matemática e Física a vida inteira. Por quê? Por uma questão muito simples: as minhas escolhas de HOJE naturalmente estão me levando a construir uma nova realidade.

Estou estudando profundamente a PSICANÁLISE, e como amo ensinar, sei que dentro de algum tempo estarei ensinando as teorias psicanalíticas, psicológicas e conteúdos da espiritualidade também.

Perceba uma coisa! As escolhas que nós fazemos hoje CRISTALIZAM as experiências que determinarão o nosso futuro, e isso é muito profundo.

O que é o cristalizar? É o nosso pensamento que se transforma em sentimento, que é internalizado e depois, inevitavelmente, se torna uma realidade em nossa vida.

A sutileza contida nessas palavras é impressionante. Não é à toa que tanta gente diz para ter cuidado com o que se pensa! É bem por aí mesmo! Mas eu vou mais além, porque o pensamento surge o tempo todo, afinal, somos seres pensantes não é mesmo? A questão é filtrar os pensamentos, para que cristalizem aqueles que contribuirão para o nosso crescimento e se dissipem aqueles que não contribuirão para o nosso crescimento.

O que fazer para dissipar esses pensamentos negativos? Talvez você se pergunte! Em minha opinião, não existe forma melhor que a MEDITAÇÃO, porque ela lhe ajuda a se conectar com a sua essência, e conectado com ela, você estará acessando o seu coração e a consciência maior ligada a Deus, então você reforçará o que é bom e dissipará o ruim.

Exercite isso! Não adianta ficar só na teoria porque não vai funcionar. Medite! Comece, nem que seja só por dois ou três minutos, em pouco tempo você verá os resultados…

Eu aprendi com as experiências da minha vida que o sentimento de CULPA é dissipado através do PERDÃO e do AUTOPERDÃO, juntamente com um profundo sentimento de GRATIDÃO pelo que se experienciou. Porque tudo que nos acontece, sempre é para o nosso bem e nosso crescimento, SEMPRE, mesmo que muitas das experiências sejam dolorosas e nos façam sofrer.

Só é possível haver o perdão e o autoperdão através do autoconhecimento, do mergulho em si mesmo, através da volta aos sentimentos e às experiências lá da infância, para curar na raiz tudo aquilo que tem gerado sofrimento e conflito hoje.

Esse é o ENTENDIMENTO, que o Eduardo fala. Não se trata de um entendimento racional, se trata de um entendimento do coração. Quando o coração se pacifica o entendimento acontece, não tenha dúvidas disso!

Quero concluir falando sobre as falhas. Elas fazem parte da vida de todos nós. Eu falho, você falha, isso é natural, mas elas servem para nos ensinar, para que nas próximas experiências façamos diferente.

Isso é especial quando se trata de relacionamentos não só amorosos, mas como um todo, amizade, profissionais etc. quando a gente sente que fez algo que não foi positivo, não adianta reclamar, se arrepender, se lamentar, querer voltar atrás, isso não existe! O que precisamos é OLHAR PARA FRENTE e se questionar: “O que eu posso fazer de agora em diante? Que passos eu devo dar? Como eu posso ser autêntico sem ser invasivo, sem ser intransigente, sem ser vitimista, sem ser autoritário?”.

Nossa! São tantas as possibilidades, escolhas, caminhos! Está tudo em nossas mãos. Esse é um aprendizado, e é para a vida toda…

Portanto! Livre-se da culpa! Siga sempre o seu coração! Siga sempre a sua consciência. Ela que liga você com o seu eu divino. Acredite nessa força e desta forma suas escolhas lhe levarão para onde você precisa ir, lhe levarão para o seu crescimento…

* Áudio com uma reflexão sobre esse tema 

Transforme a culpa em oportunidade de crescimento

Imagem de capa:Max4e Photo/shutterstock



LIVRO NOVO



Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui