Se o seu ex quiser manter a amizade depois de um relacionamento, não é algo simples. Talvez não seja tão ruim, mas isso não significa que esse seja seu objetivo. O que fazer se meu ex quer ser meu amigo?

Se você terminou o relacionamento, ou foi ele quem decidiu acabar tudo com você, pode se surpreender com a reação dele de pedir que vocês continuem a se ver, mas apenas por amizade. Se você se perguntou, por que seu ex quer ser seu amigo? E você não tiver uma resposta, continue lendo este artigo.

Ser amigo de um ex: mito ou realidade?

Talvez você tenha visto em um filme, série ou livro… Mas muito pouco na vida real. Ser amigo dos nossos antigos parceiros não parece ser uma ideia viável. Por quê? Bem, porque há muitos sentimentos em jogo e, provavelmente, um dos dois (ou ambos) está ferido.

Mesmo que o término da relação tenha sido feita “em bons termos” ou “de comum acordo”, é difícil transformar essa relação em amizade. É claro que existem várias exceções, mas, em geral, é difícil sustentar esse relacionamento ao longo do tempo.

Se não há amor ou paixão entre vocês, a amizade pode funcionar? Isso é um pouco complicado de definir, já que não temos a possibilidade de ver o futuro.

No entanto, quando nenhum de nós sofre com esta nova situação e não há conflitos com a chegada de novos parceiros, então podemos dizer que ser amigo de um ex é possível.

Por que meu ex quer ser meu amigo? Motivos ocultos

Agora, talvez tenha chamado sua atenção o fato de que o seu ex-parceiro lhe disse que ele quer que vocês continuem sendo “amigos”. Vai deixá-lo surpreendido o desejo de seu ex, seja qual for o motivo pelo qual vocês terminaram. Se você não teve essa preocupação, por que ele teve?

É claro que não podemos entrar em seu coração ou em sua mente para saber “com certeza” quais são as razões que o levaram a fazer tal proposta. Mas podemos analisar ou detalhar algumas razões pelas quais seu ex pediu para que vocês permanecessem amigos:

1. Por causa da culpa

Isso se aplica no caso de que ele o tenha abandonado. Talvez ele se sinta muito culpado por ter terminado o relacionamento, ou pela forma como você quebrou ao receber a “notícia” que não iam ficar mais juntos.

Você vai perceber que é uma proposta por culpa porque depois de ter esgotado todas as suas explicações e desculpas para o término, ele vai dizer o típico ‘podemos ser amigos’, mas sem muita convicção.

2. Por costume

Quando estamos em uma relação, nos acostumamos com a outra pessoa e, no começo, a falta deles é o que mais nos machuca ou magoa. Mesmo quando somos nós decidindo a colocar um fim no relacionamento. Se o seu ex lhe disser que ele quer ser seu amigo, talvez seja porque ele não imagina a vida sem você.

Mas atenção, porque isso não é um consolo se você quiser voltar: talvez nos primeiros dias ele convide você para jantar ou tomar um café, mas à medida que se vai desprendendo desse costume de tê-lo sempre ao seu lado, os encontros vão sendo cada vez mais escassos até terminarem de vez.

3. Pela possibilidade de voltar

Pode-se dizer que é “um golpe do afogado” quando não foi ele quem decidiu terminar. O fato de ser amigo lhe dá uma ilusão ou esperança de que, se fizer as coisas da maneira certa, você poderá reconsiderar e o aceitar de novo, mas como um casal.

Como saber se um ex quer ser um amigo para voltar a namorar comigo? A primeira coisa que pode alertar é o fato de um momento para o outro ele se transformar na pessoa mais perfeita do mundo. Tudo o que você falou antes que não gostava, ou que queria que ele mudasse, simplesmente ele mudou!

Também nunca colocará um ‘mas’, sempre vai dizer lisonjeios e elogios, quer levá-lo para jantar ou ver filmes como nos velhos tempos. Basicamente, ele se tornará um candidato ideal para você, assim como foi quando se conheceram.

4. Pela solidão

Você deve ter muito cuidado se o seu ex quiser ser seu amigo porque ele se sente solitário, pois por trás disso há um desejo ‘insalubre’ de voltar para o seu lado. Se não tem outros amigos, se ligar para você à noite, se chorar, se notar que ele anda triste, talvez ele tenha muito medo de ficar sozinho.

Em vez de oferecer sua amizade, ajude-o a sair mais de casa com outras pessoas, conhecer novas pessoas, socializar-se em uma festa ou reunião ou realizar várias atividades em grupo ou em equipe.

5. Para se divertir

Preste muita atenção, porque esse motivo é um dos mais perigosos que existe. Seu ex lhe disse que podem ser amigos quando na realidade o que lhe interessa é ter certos “direitos” como, por exemplo, sexo ocasional.

Isso acontece como uma combinação de vários fatores: talvez ele não queira ficar sozinho, talvez goste da sua companhia, pode se sentir culpado… Mas a verdade é que ele está brincando com você e com seus sentimentos e vai acabar sofrendo muito.

A melhor coisa que você pode fazer nesses casos é “cortar o mal pela raiz”, ou seja, não responder às suas mensagens ou ligações e rejeitar seus convites para ir a sua casa ou a qualquer outro lugar. Você deve se respeitar!

6. Por interesse

Finalmente, se o seu ex quiser ser seu amigo pode ser porque ele esteja interessado em obter algum benefício desse ‘relacionamento’. Dinheiro, uma posição em uma empresa, certo status social, propriedades, casa de fim de semana? Isso vai depender do que você tem para oferecer.

Reconheça em quais situações está agindo por interesse, por exemplo, alterando os planos. Se ele não os aceitar ou apenas ligar para você quando precisar de alguma coisa, então ele quer ser seu amigo para tirar proveito.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: eldar nurkovic, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here