Temos a tendência de chamar de amigos pessoas que muitas vezes não o são. Gente que se aproveita de nós para conseguir algo em troca, que não está quando precisamos, mas que justificamos pelo carinho que sentimos por elas. Os provérbios e as frases sobre a amizade muitas vezes nos servem de lembrança de que não podemos ser tão iludidos.

É verdade que ter um amigo é como ter um tesouro, mas temos que saber diferenciar entre “amigos” e “conhecidos” porque nem todo mundo merece nossa preocupação e nosso tempo. Ser amável e generoso com os outros é uma qualidade maravilhosa, mas não podemos deixar que pisem em nós.

Um amigo de verdade nunca irá machucá-lo de forma proposital. Pode ser que você se aborreça com alguma de suas atitudes, que às vezes vocês discutam por bobagens, mas quando realmente precisar, ele vai estar ao seu lado.

Não importa se chove ou faz sol, ou se tem coisas melhores para fazer: ele o ama e demonstra isso. No final das contas, o que importa nestes casos são os atos, não as palavras bem-intencionadas. Deixamos aqui 6 maravilhosas frases sobre a amizade para refletir.

6 frases sobre a amizade que lhe farão refletir

“Aquele que busca um amigo sem defeitos fica sem amigos”

Este provérbio turco nos leva a refletir sobre o que exigimos dos outros em comparação com o que exigimos de nós mesmos. Ninguém é perfeito, porque somos humanos. Assim como as outras pessoas, nós temos defeitos que são respeitados (e inclusive apreciados) por nossos entes queridos.

Afastar uma pessoa porque não gostamos dos seus defeitos diz muito sobre nossa própria autoestima. Se seus amigos são bons, leais e nobres, todo o resto deve estar em segundo plano. Foque nas coisas maravilhosas que eles lhe trazem, e não em suas pequenas manias.

“A amizade multiplica as alegrias e divide as angústias”

Esta frase é do famoso filósofo Sir Francis Bacon. Como bem sabia, as alegrias compartilhadas são duas vezes celebradas. O ser humano é um animal social, por mais que se empenhe em se isolar. Não existe melhor sensação do que se sentir compreendido e apoiado pelos amigos, seja nos maus ou bons momentos.

As épocas de felicidade são desfrutadas em dobro e as de tristeza têm seu impacto minimizado. Um bom amigo sempre saberá quando colocar seu ombro à disposição e quando é o momento de lhe fazer rir.

“Os amigos são como os bons livros: não é importante que sejam muitos, e sim que sejam bons”

As frases sobre a amizade muitas vezes são de origem anônima, como esta. Muita gente mede seu valor pessoal de acordo com o número de amigos que tem, o que é um erro. A quantidade não equivale sempre à qualidade. Os amigos de verdade podem ser contados com os dedos de uma mão, lembre-se disso.

Aqueles que se gabam por serem amigos de todo mundo na verdade não são amigos de ninguém. Com um amigo de verdade ninguém tem que fingir sem quem é, porque existe uma conexão especial.

“Um amigo é aquele que sabe tudo sobre você e, apesar disso, ainda o ama.”
– Elbert Hubbard –

“O falso amigo é como a sombra que nos segue quando o sol brilha”

O escritor italiano Carlo Dosis nos adverte para aqueles que chamamos de amigos, mas na verdade não o são. São aqueles que só aparecem quando a vida anda bem, em momentos nos quais você tem a admiração por parte dos outros. Só se interessam por você por essa razão, não porque realmente desejam sua amizade.

Não se preocupe se no início for difícil distingui-los. Quando você tiver épocas menos felizes, notará sua ausência e despreocupação, algo que não acontecerá com os amigos reais. Valorize aqueles que você tem e não perca tempo com aqueles que o decepcionaram.

“Afaste-se progressivamente do amigo para quem você representa um meio, e não um fim”

Este conselho de Ramón e Cajal é muito sensato. Se você notar que alguém está usando-o para conseguir algum propósito ou uma finalidade que não seja lícita, afaste-se dele. Você não merece gente assim em sua vida. Um amigo de verdade será sincero e jamais vai usá-lo para seu próprio benefício.

Se você não quer discutir ou provocar uma briga com essa pessoa, o melhor é ir se afastando progressivamente. Faça-o de maneira sutil, e se essa pessoa lhe pedir explicações, explique. Ao contrário dela, você pelo menos será honesto.

“Se você quer ter uma opinião sobre alguém, observe quem são seus amigos”

O escritor e teólogo francês Fénelon é o criador de uma das mais certeiras frases sobre a amizade. Se você quer saber como alguém é, observe com quem essa pessoa escolhe passar seu tempo. No geral, as amizades dizem muito sobre os valores e o caráter de uma pessoa.

É verdade que às vezes existem equívocos a respeito, mas ainda assim é uma reflexão a ser feita. Os amigos são a família que escolhemos, por isso é de vital importância prestar atenção neles para averiguar mais sobre a pessoa que nos interessa.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: Petrenko Andriy, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here