O poder das palavras

Palavras nunca virão para mudar nossas vidas, escritas por quem quer que seja e vindas de onde for. Nem pra bom, nem pra ruim. Palavras não têm o poder de ser algum tipo de magia que transformará nossas vidas de um momento para o outro. Nada vai ser tão fácil quanto alguém que diz vai ou que você lê e pense que sim. Palavras, talvez, só lhe indiquem um bom caminho. Uma mudança de caminho. Um melhor caminho. Outra direção. Uma lição. Elas podem te pegar num dia triste e te alegrar, mas jamais te trarão felicidade. Elas podem te pegar chorando e te fazer sorrir, mas jamais eliminarão os motivos de cada lágrima. Palavras nunca irão te trazer um grande amor, nunca te farão mudar de vida, nunca te deixarão rico, nunca te farão ganhar o mundo…

MAS PALAVRAS PODEM TE FAZER ABRIR OS OLHOS!

Elas podem te fazer tomar uma boa decisão. Elas podem te fazer perceber uma outra alternativa pra cada coisa. Elas podem te fazer ter uma percepção de algo melhor. Podem te mostrar aonde entrar. Podem te levar para uma saída. Elas podem te guiar pra uma nova vida. Aprendi que as palavras têm poder. Algumas são tão intensas que machucam. Outras, de tão fortes, podem curar. Algumas aproximam, outras excluem. Palavras que anunciam verdades, outras que propagam maldades. Algumas ficam guardadas para sempre, outras são para esquecer. Algumas valem ouro, mais algumas nem de graça. Loucas, envergonham. Tímidas, quase não saem. Expressões que fazem sorrir, outras que fazem chorar. Expressões que lemos, escrevemos, ouvimos e dizemos. Algumas que queríamos tanto ouvir de novo. Versos que incentivam, que silenciam, ecoam, corroem e apaixonam. São canções, poemas, declarações que, como tatuagens, ficam na mente, no coração e na alma. Palavras são fontes abundantes de saber, com o poder de mudar o seu dia, seu viver. Mas a decisão de pôr em prática aquilo que leu é somente sua. Ler e continuar na mesma só te fará entender que o problema está em você e não no mundo que te rodeia e nem nas coisas que te cercam. E não adianta esperar por essas mudanças embaixo da sombra, escondido (a) dos medos ou sentado (a) no sofá. Só considere a derrota perfeita quando dela não aprender nada. Compreenda que as vitórias só acontecem depois que aprendermos com cada ensinamento que soubermos tirar dos fracassos.

Ler coisas positivas é um processo terapêutico. Encontrar em uma leitura a grata surpresa que aquilo veio direto para você é uma cura e um afago espiritual vindo de Deus – por meio de certeiros versos. É Deus te ensinando a ganhar as batalhas e não viver se iludindo com as vitórias pequenas e passageiras. Não se desmotive ao encarar grandes perdas. Não pense que tudo está perdido. Aprenda com cada lição que a vida te traz. Olhe seu passado e procure sentir orgulho de cada passagem, mesmo as ruins, pois foram elas que te fizeram forte e te trouxeram até aqui. Lamentar o que ficou no ontem é sofrer pra sempre. É preciso ir em frente e caminhar rumo ao futuro. É preciso sair ao sol, dar a cara a tapa, arriscar erros e levantar. Tentar voar, compreendendo que pode cair. Sentir o frio na barriga perto de cada momento decisivo. Não ter mais medo de se machucar. Precisamos encarar os ventos que trazem as coisas novas e saber que esse mesmo vento levará o que não nos serve mais. Cada vez que você lê algo, é preciso entender que tudo é somente um recado. Use como um trampolim para reagir e agir.

É preciso abrir os olhos e olhar lá na frente. Entender que somente se pode chegar em algum lugar se sair de onde está. Omissão, covardia, acomodação e vitimismo são características de pessoas derrotadas e fracas, daquelas que podem ler o mundo, podem ouvir de tudo, mas nada vai fazê-las mudar porque estão sempre a esperar que alguém as puxe pelos braços. Estão sempre a esperar que alguém as pegue pelas mãos e as conduza. Não queira ser esse tipo, queira ser alguém que determina sua própria vida, queira ser alguém que sabe a hora da ação, queira ser alguém que faça valer a pena os conselhos que Deus por meio de das tantas palavras abençoadas. Não procure entender tudo o que lê. Não procure decorar nada. Procure somente perceber a força que Deus tira de cada verso e coloca dentro de você.

(Aprendizado é ação. Do contrário, é só informação – Albert Einstein)

Imagem de capa: Matva, Shutterstock



LIVRO NOVO



Escrever é uma fuga que sempre uso. Não tenho temas. Não tenho destinos. Alguns devaneios e desatinos, quem sabe. Solto as palavras ao vento. Viajo ao vê-las viajando pelo ar. Recolho as que voltam nos relentos das manhãs e me lavo em seus afagos. Me aguo, me renasço. Palavras me acariciam a alma, me despertam sentimentos, paz, calma. Leio, releio, rascunho e escrevo. Faço dos textos da minha lida, as estrelinhas da minha vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui