Embora elas possam pedir ajuda para um problema, pessoas emocionalmente imaturas acabarão ignorando seus conselhos, já que não estão interessadas ​​em obter o aprendizado, mas a solução.

A imaturidade emocional não tem um prazo de validade, por isso você encontrará pessoas emocionalmente imaturas em todos os momentos e de todas as idades.

Em geral, nós pensamos que elas não têm como nos afetar, mas não é bem assim que funciona.

A imaturidade emocional ocorre quando um adulto se comporta sem assumir suas responsabilidades, ou de maneira infantil.

O problema de lidar com tais pessoas é que elas facilmente se tornam um fardo emocional e econômico para os outros.

Você acha que já está lidando com uma ou mais pessoas emocionalmente imaturas? Verifique suas características e, se for o caso, aja para evitar que elas compliquem sua vida.

1. São dependentes

Pessoas emocionalmente imaturas carecem de independência. Com elas é comum descobrir que, mesmo em uma idade madura, continuam dependendo de seus entes queridos para cumprir suas obrigações.

Pode-se entender que uma pessoa adulta deve cuidar de seus pais ou parceiros, mas uma pessoa madura não é um fardo para os outros.

Você saberá que vive com uma pessoa deste tipo se, sempre que houver algum problema, ela culpar os outros ou as circunstâncias. São incapazes de aceitar que têm responsabilidade pelo que acontece em suas vidas.

2. Não sabem administrar sua vida financeira

O simples fato de trabalhar não representa um sinônimo de maturidade emocional em todos os casos. No entanto, o interesse em gerar sua própria renda e o uso que a pessoa dá a ela é um fator importante no desenvolvimento do indivíduo.

Aqueles que gastam sem pensar no amanhã, que não estabelecem prioridades e esperam soluções mágicas para problemas financeiros são pessoas emocionalmente imaturas.

O problema mais sério é que elas sempre estarão com a corda no pescoço em relação às suas finanças.

3. São pouco empáticas

Pessoas emocionalmente imaturas não são capazes de se colocar no lugar dos outros e entendê-los. Isso significa que têm dificuldade para entender que os outros têm dificuldades e que também precisam de apoio.

Se você tem uma pessoa deste tipo ao seu lado, pode ter notado que ela desaparece sempre que você precisa da sua ajuda.

No entanto, assim que ela precisa de algo de você, aparece e pede, esperando que sua resposta seja positiva.

Essas situações vão deixá-lo com raiva e drenarão sua energia. No entanto, é aconselhável evitar ficar com raiva o tempo todo, porque isso não vai mudar sua atitude. A melhor coisa é, simplesmente, dar-lhe ajuda sempre que você quiser, e fugir quando não puder ajudar.

4. Suas prioridades têm uma organização pouco saudável

Pessoas emocionalmente imaturas muitas vezes colocam em primeiro lugar a diversão, as festas, o consumo de álcool e qualquer outra coisa divertida antes da família, do trabalho e das responsabilidades.

O problema com essa desordem de prioridades é que tanto sua saúde física quanto a força de seus relacionamentos são afetadas.

5. Tendem a passar por cima dos outros para se sentirem fortes

Pessoas emocionalmente imaturas muitas vezes têm dificuldade em confiar em si mesmas. Para tentar obter a segurança que lhes falta, geralmente procuram uma forma de fazer os outros se sentirem mal ou inferiores.

Normalmente, quanto pior a outra pessoa se sente, melhor as pessoas imaturas se sentem.

Elas podem usar bullying, apelidos, ou qualquer outro comportamento que afete seu interlocutor.

6. Sentem medo do compromisso

Esse medo não se refere apenas aos aspectos de um casal. Implica fugir de qualquer situação na qual devam assumir o controle de suas vidas, como por exemplo sair de casa para morar sozinho ou procurar um emprego.

É importante notar que as pessoas emocionalmente imaturas não são as únicas que têm medo do compromisso: todos temos medo de fazer grandes mudanças na vida.

A diferença é que as pessoas com maturidade emocional dão o primeiro passo, porque sabem que é importante atingir seus objetivos pessoais.

Aqueles que não amadureceram emocionalmente não entendem como é importante tomar esse tipo de decisão.

7. Não sabem expressar suas emoções

Reagem de maneira extrema às emoções que a vida cotidiana nos faz experimentar. As tristezas as levam ao máximo, assim como suas alegrias e irritações.

Elas não modulam seu tom de voz em nenhuma dessas situações, e limitam-se apenas a viver a experiência sem tentar obter um aprendizado.

São dramáticos e amam, inconscientemente, ser o centro das atenções.

Quando ficam com raiva, podem ser muito rudes e voláteis.

Essas combinações de emoções geralmente drenam a energia das pessoas ao seu redor.

8. Recusam-se a ouvir a opinião de qualquer outra pessoa

Embora as pessoas emocionalmente imaturas sempre busquem que os outros resolvam seus problemas, elas ignoram suas opiniões. Isto se deve à sua falta de empatia.

Se você mora com uma dessas pessoas, é importante entender que é inútil fazer um esforço para fazê-la ver seus erros. Ela não os verá, porque simplesmente não se importa.

O que fazer com pessoas emocionalmente imaturas?

A realidade é que existem poucas coisas que você pode fazer para mudar essas pessoas. Por isso, é melhor deixar que cometam erros até amadurecerem.

A alternativa é tentar ajudá-las a resolver seus conflitos sempre que pedirem, mas isso lhe trará problemas que você não merece viver.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: Roman G Potapov, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. A convivência com uma pessoa emocionalmente imatura é uma fonte de problemas e estresses, a falta de saber lidar com seus próprios sentimentos e como lidar com as consequências dos seus atos é altamente desgastante. Não adianta lhe explicar nada. Nunca irá perceber ou assumir responsabilidades. Minha dica pra quem tem um relacionamento com alguém assim: pense bem se vale a pena. Se vc puder se afastar, o faça. Não há soluções que vc possa tomar, só depende dessa pessoa mudar seu modus operandi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here