O que é ser bem sucedido?

Outro dia assisti a uma palestra muito interessante do psicólogo Vitor Antenore Rossi que falava sobre “O amor escondido nas sombras”, e um tema em especial falado por ele me levou a refletir bastante, ser bem sucedido?

Afinal de contas: o que é ser bem sucedido?

Pelo fato de estarmos inseridos em uma sociedade capitalista, a maior parte das pessoas associa ser bem sucedido com ter muito dinheiro e uma conta bancária bem pomposa.

Sinto lhe dizer, mas essa é uma maneira muito pobre e limitada de ver essa expressão. Ela vem da palavra sucessão ou do verbo suceder, aquilo que sucede, que fica para a posteridade, que ficou como bons frutos.

Esse é o real significado desta expressão. Bonito não é?

Por exemplo. Se alguém acha que é bem sucedido no emprego, mas volta pra casa completamente estressado, e por conta do estresse desconta isso na família, comendo muito, se embriagando, essa pessoa não é bem sucedida no emprego.

Se alguém se acha bem sucedida nas finanças, mas fica ansioso e com medo de perder o que tem, desenvolve doenças causadas pelo estresse e excesso de trabalho, não consegue repartir o que tem, ser generoso, ajudar em algo que promova o bem comum etc. esta pessoa não é bem sucedida nas finanças.

Se alguém pensa que é bem sucedido no amor, porque se relacionou com diversas pessoas, ou chegou ao fim da vida com 8, 9, 10 casamentos e diversos filhos destes casamentos, esta pessoa não foi bem sucedida no amor.

Também tem os que pensam que são bem sucedidos na família, mas nutrem um ódio mortal por algum membro que lhes tiram do sério. Se isso acontece, eles não são bem sucedidos na família.

Se um pai ou uma mãe pensa que é bem sucedido, mas os filhos não os respeitam e quando eles vão ficando mais velhos, os filhos já querem colocá-los num asilo para idosos, então eles não foram bem sucedidos como pais.

Há também a espiritualidade e religiosidade. Muitos acham que já ganharam o céu porque são caridosos, porque ajudam na igreja, porque fazem penitência, mas tem sentimentos de superioridade, de arrogância, de vaidade. Essas pessoas não são bem sucedidas na espiritualidade.

Levei para quase todas as esferas da vida para que você perceba o quanto isso é amplo…

Ser bem sucedido é fazer com que aquilo que vem ou que veio de você seja sempre lembrado com carinho.

No trabalho é ser um exemplo de ética, de retidão, de compromisso.

Nas finanças é ser solidário, é pensar em todos, é saber que os apegos não levam a lugar nenhum, é saber que o dinheiro é usado para ampliar uma felicidade que já existe e proporcionar um conforto e uma vida sem preocupações demasiadas.

No amor é ser fiel, é se superar e ajudar o(a) outro(a) a mostrar aquilo que existe de melhor dentro de si. É superar os momentos de crise que sempre acontecem através do diálogo e da abertura de coração, é pedir perdão pelas falhas e buscar não repetir os mesmos erros, e assim, seguir num crescimento mútuo e contínuo.

Como pais é saber amar os filhos com equilíbrio, elogiando os progressos, dando carinho, mas também sabendo colocar limites, sendo exemplos no dia a dia e nas pequenas coisas, é ensinar os grandes valores humanos, as virtudes que elevam o espírito etc.

Na espiritualidade é se tornar cada vez mais simples, humilde, sereno, respeitoso, amoroso. É ver que não existe uma religião que traz a verdade absoluta sobre tudo, é ver que Deus está presente em tudo e em todos, na natureza, nos animais, no espaço sideral, em tudo…

Eu quero e estou buscando ser bem sucedido. Quero chegar à minha velhice olhando para trás com aquela certeza de que fiz o melhor que eu pude e também consegui ajudar muita gente no meio do caminho.

Quero ser lembrado como um bom filho, um bom amigo, um bom profissional, um bom esposo, um bom pai, um homem espiritualizado etc.

Isso é possível, mas para que se torne possível é preciso começar já, agora, não deixar pra amanhã, pra depois, porque esse dia pode nem mesmo chegar…

Pense com carinho sobre tudo isso! Desse pequeno texto há muito que ser refletido e interiorizado. Então? Você também quer ser bem sucedido?

Imagem de capa: Sergey Nivens, Shutterstock



LIVRO NOVO



Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui