A importância de ter critério na vida

Eu acho incrível a capacidade que o grande filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella tem de se utilizar da etimologia, que é o estudo das raízes das palavras, para desenvolver altas reflexões filosóficas de grande importância para todos nós.

Lendo o seu maravilhoso livro chamado “Viver em paz para morrer em paz” no texto “Viver em paz”, fiquei encantado com uma linda reflexão a respeito de ter critérios na vida. Leia com bastante atenção.

***************

“Escolher é adotar certas posturas e deixar outras de lado. Em sânscrito, havia uma ótima palavra para isso: cria, que quer dizer “purificar”. Ela deu origem à palavra crisis, em grego, de onde vem a palavra “crítica” e também a palavra “critério”. Criticar é separar o que uma pessoa deseja do que ela não deseja. Assim, ter uma vida crítica é ter uma vida consciente. Aquele que leva uma vida não crítica, ou sem critérios, não tem rumo, é um alienado.”

Mario Sergio Cortella

***************

Infelizmente, é comum vermos muitas pessoas dizendo que a CRÍTICA é algo ruim, algo destrutivo e que precisa ser vencida. Nem sempre! Em alguns casos a crítica é de suma importância, principalmente a AUTOCRÍTICA.

Sem a autocrítica não saberíamos discernir entre o que seria melhor ou pior em cada uma das nossas escolhas. Como eu sempre digo, o problema está nos exageros. O exagero da crítica leva você aos JULGAMENTOS tanto externos como internos, e os julgamentos quando muito aflorados transformam você em um INQUISIDOR. Para ler mais sobre isso compartilho a visão genial do mestre Rubem Alves que você pode ler [neste link].

Porém, a crítica na medida certa, ponderada, nos leva a ter CRITÉRIO nas nossas escolhas. E as escolhas provém dos desejos. Se meu desejo é bem criterioso, a possibilidade de eu me frustrar ou me arrepender será muito menor percebe?

Ele comenta sobre as pessoas que levam uma vida não crítica. Elas são as alienadas. Ou seja, é como se estivessem em outra dimensão, em outra órbita. Só a título de curiosidade. Não sei se você já prestou atenção, mas a palavra alienado é muito semelhante à palavra alienígena. Exatamente porque o radical que forma as duas palavras é o mesmo. Vem do latim alius, que significa “outro”.

Ao escrever esse texto até me lembrei de uma belíssima poesia de Mário de Sá Carneiro que foi musicada pela querida Adriana Calcanhotto. Eu fico impressionado como essa mulher conseguiu transformar apenas 4 frases em uma música tão linda… Eu a considero um gênio da música brasileira.

Compartilho abaixo a letra e a música para você ouvir. Ela se chama “O outro”.

“Eu não sou eu nem sou o outro,

Sou qualquer coisa de intermédio:

Pilar da ponte de tédio

Que vai de mim para o Outro.”

Espero com esse texto incentivar você não ser esse pilar da ponte de tédio, sem saber quem é, nem para que veio a esse mundo. Se tornando esse outro, tão poeticamente representado pela querida Adriana Calcanhotto.

Um ponto super importante que não foi levantado pelo Cortella nesse texto, mas que complementa de forma brilhante o que ele quis dizer é a relação entre ser criterioso e a CAPACIDADE DE DIZER NÃO.

Milhões de pessoas não conseguem ser mais criteriosas porque querem agradar a todos, e agradando a todos aceitam coisas absolutamente inaceitáveis. Aceitando injustiças você não está sendo crítico, ou seja, consciente das suas escolhas.

Eu conheço muitas, muitas pessoas mesmo que não conseguem ter a firmeza de dizer um NÃO quando estão sendo injustiçadas. Essas pessoas acabam “comendo o pão que o diabo amassou” em seus cotidianos, sendo que poderiam diminuir absurdamente esse sofrimento apenas aprendendo essa verdadeira arte de dizer não. Para refletir mais sobre esse ponto, compartilho um texto muito bom do blog que trata da questão de querer agradar a todos e o quanto isso é negativo. Segue o link [aqui].

Espero de coração que você desenvolva sua consciência para dessa forma ser mais criterioso, e sendo mais criterioso, saiba fazer melhores escolhas. E fazendo melhores escolhas, seja alguém com um imenso potencial transformador de si mesmo e da sociedade…

Imagem de capa: GaudiLab/shutterstock



LIVRO NOVO



Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor de Física e Matemática, mas não deixa de alimentar o seu lado das Humanas estudando a mente humana e seus mistérios, ouvindo seus pacientes e compartilhando conhecimentos em seu blog "Para além do agora", no qual escreve desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui