10 motivos reais pelos quais quem lê muito costuma se dar melhor no amor e no trabalho

Ninguém discute que ler é uma qualidade, mas se eu te dissesse que essa qualidade pode trazer ainda mais benefícios do que você acha que traria!?

Leia os tópicos abaixo e veja como leitores costumam se dar melhor não só em suas vidas profissionais, mas também no amor:

1- Leitores são mais capazes de considerar ideias e teorias diferentes das suas, pois têm contato com visões diferentes e aprendem a considerar conceitos diversificados. Isso, entretanto, não faz com que eles mudem de ideia e sim que sejam mais mais flexíveis em seus olhares. Nos relacionamentos, eles têm a capacidade de ouvir opiniões divergentes sem se sentirem atacados e essa é uma receita de melhor convivência e exercício de tolerância.

2- Leitores tendem a ser mais empáticos porque têm amplo interesse em vidas que vão além das suas. Isso permite que desenvolvam maior delicadeza ao olhar para as vidas que seguem ao seu entorno. A leitura traz mais do que inteligência, ela ajuda no desenvolvimento da sabedoria e da sensibilidade, características que enobrece as relações humanas em todas as esferas.

3- Os leitores tem mais foco e tendem a ser mais ponderados. Quando a atenção é mantida em uma atividade por um tempo mais longo o cérebro desenvolve maior foco. Isso faz com que a pessoa aprenda a esperar mais dados antes de reagir brusca ou impulsionamente. Quem sabe ler um livro também desenvolve maior capacidade para ler uma alma humana e dedicar o tempo e a atenção que a relação precisa.

4- Os leitores são mais desenvoltos em suas respostas. Eles apresentam argumentos mais elaborados e consistentes e isso faz com que suas respostas estejam além do senso comum. Quem namora alguém que lê, por exemplo, ouvirá mais histórias e terá uma conversa mais interessante.

“Se você namora alguém que lê, então você também viverá milhares de vidas diferentes.” David Comer Kidd

asomadetodosafetos.com - 10 motivos reais pelos quais quem lê muito costuma se dar melhor no amor e no trabalho
Alohaflaminggo/shutterstock

5- Os leitores tentem a ser mais consistentes em seus atos. O hábito da leitura exige disciplina e, junto com a disciplina, a pessoa aprende a definir metas. Pessoas que conseguem organizar metas de pequeno, médio e longo prazo costumam ser mais realizadas em suas carreiras e em seus relacionamentos porque tomam atitudes mais realistas e pensadas.

6- Leitores sentem prazer na solidão e são pessoas que ficam bem consigo mesmas. A maioria dos leitores descobre o prazer da própria companhia quando possue um mundo paralelo onde encontram prazer. Suas vidas interiores são mais interessantes. Por causa disso, eles sabem que estar com pessoas de fora é uma opção que deve completar sua existência e não apenas tapar buracos pessoais.

7. Os grandes leitores são verdadeiros amigos dos livros e sabem e reservam um tempo precioso para estar com eles.

“Quem consegue priorizar o que é essencial na sua biblioteca também costuma escolher bem as suas relações.” Josie Conti

8- Costumam ter suas habilidades de comunicação mais desenvolvidas. Os maiores oradores da história também eram grandes leitores. Tanto no trabalho quanto da vida pessoal a capacidade de se expressar com clareza e convicção são características determinantes para maior assertividade nas relações.

9- Os leitores não tem medo de aprender e nem de mudar suas perspectivas frente a novas informações e argumentos. Os verdadeiros leitores tornam-se humildes frente ao conhecimento. A existência de uma imensa biblioteca ao seu redor lhes diz, mesmo que indiretamente, sobre o quão pouco eles sabem. A humildade é característica de pessoas sábias.

10- Os leitores possuem uma válvula de escape que lhes traz conhecimento, lazer, os atualiza e, acima de tudo, os torna mais educados para vida de maneira geral. Os leitores tornam-se pessoas interessantes para si e para os outros. E, tenho certeza que concordarão comigo, quem se sente interessante sabe mais do seu valor e também valoriza o seu tempo com pessoas que valem a pena.

E ainda poderíamos falar das melhoras da memória, do aumento da perspectiva de vida, diminuição de doenças degenerativas do cérebro, diminuição do estresse. A lista seria infinita.

E você, concorda com essas afirmativas? Use os comentários para expressar suas opiniões e ampliar nossos olhares.

Imagem de capa: sebra/shutterstock



LIVRO NOVO



JOSIE CONTI é psicóloga com enfoque em psicoterapia online, idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Contato para Atendimento Psicoterápico Online com Josie Conti pelo WhatsApp: (55) 19 9 9950 6332

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui