Tem gente que não sabe o que é responsabilidade afetiva

Tem a ver com sinceridade, mas não é só isso. Quem já teve o coração abatido por causa de um término, talvez entenda um pouco mais dessas nuances. Porque tem a ver com a dor que você passou, por descuido ou falta de interesse, em relação ao amor que não deu certo. E se não deu, de repente não é na conta do destino que esse adeus deva entrar. Responsabilidade afetiva não dá em árvore.

A responsabilidade afetiva começa quando você presta atenção em quem está contigo. É quando você repara nos sentimentos do outro e não coloca os seus acima. Quem traz afetos nos gestos, cuida. Ser responsável pelas consequências das próprias escolhas e sentimentos é o que desperta o amor pelo qual estamos dispostos a somar. Ninguém aguenta uma parceria que adota o desapego. Relações desinteressadas não duram. Nem se tiveram toda a reciprocidade do mundo.

Os responsáveis afetivos sabem da importância do agora. Eles não brincam com o tempo de quem topou partir para esse amor. São sinceros, cúmplices e não deixam de transparecer, sempre que possível, os caminhos das emoções que sentem. Quem tem responsabilidade afetiva conversa, dialoga e não esconde inteiros.

Infelizmente, é cada vez mais comum o encontro com pessoas que fingem atitudes e instantes. Seja para esconderem suas reais personalidades ou para proteção contra futuras decepções. São coisas que acontecem, você sabe. Mas, para a nossa sorte, ainda existem indivíduos que ignoram essas regras e se jogam de coração. Não é que eles não tenham nada a perder, mas o medo de viver não é suficientemente forte para interrompê-los de sentirem.

Tem a ver com intensidade, mas não é só isso. Quem já teve o cotidiano mudado por causa de um sorriso, talvez entenda um pouco mais dessas nuances. Porque tem a ver com a felicidade que você passou, por acaso ou interesse, em relação ao amor que deu certo. E se deu, de repente não é na conta da sorte que esse aceno deva entrar. Responsabilidade afetiva é jeito de se entregar.

Imagem de capa: UvGroup, Shutterstock



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui