Quem nunca teve um dia difícil? Um daqueles dias em que você se levanta e tudo parece estar conspirando para lhe tirar do sério? Será que há algo que podemos fazer para melhorar um dia ruim?

O sabonete acabou, a torrada do café da manhã queimou. Você sai de casa e começa inesperadamente a chover. As pessoas ficam olhando para você como se tivesse feito algo errado. Você fala alguma coisa e entendem o contrário. E tudo, absolutamente tudo, dá errado.

Você prepara uma tarefa do trabalho com dedicação e, no final, os resultados são decepcionantes. Ou um encontro com alguém especial é cancelado depois que você já estava com tudo pronto.

Ninguém se salva de um dia ruim. A verdade é que você não tem simplesmente que aceitá-lo. Sempre dá para fazer alguma coisa para melhorar um dia ruim e resgatar esses períodos que parecem um pesadelo. No final das contas, é mais um dia de vida. E sempre que houver vida, também existirão caminhos para consertar o que não anda bem.

“O êxito não está em vencer sempre, mas em não desanimar nunca”.
– Napoleão Bonaparte –

1. Uma pausa para melhorar um dia ruim

As situações estressantes às vezes levam vantagem. Começam com um mal-estar, continuam com uma inquietude crescente e, quando menos se espera, já se transformaram em uma pilha de nervos que está prestes a explodir. Se você frear o estresse a tempo, seu dia ruim vai melhorar.

Cada vez que surgirem situações estressantes, faça uma pequena pausa. E, se puder, uma pausa mais longa. Aproveite para respirar, para escutar uma música bonita ou ler algo alegre. Ou, simplesmente, fazer uma breve caminhada. Isso ajudará a acabar com o estresse e também a pensar com mais clareza.

2. Negue-se a realizar suas próprias profecias

O fato de um dia ter um mau começo não significa que o resto dele vai ser igual. Tampouco um mau momento significa o começo de uma etapa ruim. No entanto, às vezes nós caímos no erro de pensar que o que é ruim serve de presságio para um período pior.

Assim, sem perceber, começamos a formular nossas próprias profecias negativas. Dizemos frases como: “era melhor não ter saído da cama”. Ou “não estou com sorte hoje”, e frases desse tipo. Quando menos se espera, estamos fazendo dessas programações mentais uma realidade.

O segredo está em mudar o foco de atenção do negativo para o positivo ou, pelo menos, encontrar possíveis alternativas. Buscar soluções nos ajuda a melhorar um dia ruim, em vez de não fazer nada e ficar só reclamando.

3. Mude a química do seu corpo

O mau humor e o estresse provocam mudanças químicas no organismo, principalmente no cérebro. Ativam alguns hormônios, mas também inibem outros. Pois bem, no entanto, não dá para sair desse estado de qualquer jeito. É necessário, então, fazer alguma coisa para que esta química seja modificada.

Uma maneira de conseguir isso é fazendo um pouco de exercício. Pode ser uma caminhada em passos rápidos ou alguma atividade leve. Também, porque não, algum tipo de dança. Movimentar-se ajuda a recuperar esse equilíbrio químico perdido. Outra opção é consumir alguns alimentos saudáveis, especialmente frutas ou verduras frescas.

4. Foque o que é construtivo

Você sempre pode aprender alguma coisa de tudo o que acontece. Basta adotar a atitude certa. Você simplesmente tem que abrir a mente e perguntar se existe algum aprendizado naquilo que ocorreu. O que tudo isso diz a você?

Também é importante ter em mente ideias positivas. Pense, por exemplo, naqueles dias em que tudo dá certo. Recorde-se de lembranças agradáveis. Olhe com atenção e aprecie as coisas boas que estão ao seu redor. Agradeça por tudo isso.

5. Supere a si mesmo

Um dia ruim também é uma excelente oportunidade para se exigir mais. Sim, exigir ainda mais. Se você faz meia hora de exercícios todos os dias, faça uma hora. Se você normalmente faz o seu trabalho bem, faça melhor. Dedique mais tempo e esforço. Você também poderia fazer algo especial para uma pessoa em quem nunca prestou atenção.

Sentar-se no sofá e interromper as suas atividades não é uma opção. Também não se pode passar o resto do dia reclamando. Ao contrário: o mal-estar que você sente deve ser canalizado em um esforço adicional. Isso, provavelmente, vai fazer você se sentir melhor consigo mesmo. Você vai ver como o seu estado de ânimo melhora.

Lembre-se de que, independentemente do que pode acontecer, um dia ruim também acaba. Amanhã o sol voltará a aparecer. Se você conseguiu lidar com todas essas circunstâncias, esse amanhã será muito melhor do que hoje. Está em suas mãos que seja assim.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: Yuliya Yafimik, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here