Luverlandio Silva

A gente aprende a fazer feliz quando somos ausência.

Não há nada mais gratificante do que ver quem a gente ama, feliz. Constantemente, feliz. Não necessariamente do nosso lado, mas em nossa ausência. Feliz por si só. Onde quer que esteja. Com quem for que esteja.
Acontece que a gente não é o centro da felicidade de ninguém, a não ser das razões dos nossos próprios sorrisos. E isso é importantíssimo de ser compreendido: felicidade só é verdadeira quando vem de dentro e, o que vem de dentro, é alheio às pessoas que nos envolvem.

Todo mundo é capaz de ser feliz e, creditar os próprios risos a necessidade da presença de alguém é, aos poucos, prender-se; perder-se de si próprio. Felicidade é a liberdade de sorrir sem hora, local e, qualquer presença além da autenticidade da nossa.

Somos momentos a todo instante. Somos presença, outras ausência na vida de quem amamos. Até a nossa sombra não caminha vinte e quatro horas por dia do nosso lado. Acontece que, antes da nossa presença, existiram — e existem! — outras pessoas na vida do nosso par. Ela foi feliz antes da nossa companhia. Ela será feliz após a nossa companhia. O riso dela não é nosso. A gargalhada dela não é nossa. A dor de barriga de tanto rir nem sempre é nossa culpa. Mas, há momentos que a alegria é compartilhada só com a gente. E essa alegria é tão rotineira do nosso lado, que se transforma em felicidade plena. Felicidade que quer andar de mãos dadas com a nossa. Não dependerá de estarmos juntos como unha e carne, para estarmos onde e somente importa: no coração um do outro.

Tem gente que se dói só de imaginar o riso que se ama, rindo longe. Quando o riso solto é causado por outra pessoa. Besteira. Desejar ser o único motivo da felicidade de alguém é egoísmo. Não é amor. Por isso começa os desentendimentos, os ciúmes, as neuras… sem razões claras.

Não têm motivos para desejar o silencio das emoções de quem a gente ama, quando não somos os protagonistas da sua euforia. Somos mais um fazendo parte em seu coração, não o único. Não o primeiro, não o último.

A felicidade distante de quem a gente ama não é passagem área para voar para longe da gente. Porém, se voar, que seja assim. Quem é feliz longe e escolhe ser feliz do nosso lado é presente da vida. Ganhamos duas vezes: a primeira por ver o nosso amor alegre em nossa ausência física, a segunda por vê-la voltar para o nosso lado. Não somos a única opção, somos a escolhida. Não somos o que sobrou, somos o melhor dos confortos.

Somos inteiros, a nossa felicidade completa-se na gente. Quando duas pessoas estão felizes e somam-se as suas felicidades, há um transbordo contínuo do que é durável. Porque o fogo só queima na presença livre do oxigênio. Ausente à fluidez e ele apagará. Amor é fogo e precisa de liberdade para respirar. Deixar a porta aberta para o outro ir ser feliz é, também, deixá-la aberta para o seu retorno sorridente, leal e companheiro.

Imagem de capa: Maksim Ladouski, Shutterstock

Luverlandio Silva

Nasceu no Piauí e cresceu em São Paulo, mora atualmente em Santo André – SP. Apaixonado pela área de exatas, mas tem o coração nas artes e escrita; trabalha e defende o meio ambiente e, as causas naturais: sentimentos; afetos; amor.

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

12 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

12 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago