Aprecie os gestos de amor das pessoas ao seu redor

Não faltam palavras para demonstrar amor de verdade, aquele amor que arrepia os pelos e abraça a alma. Há muitos gestos de amor que as pessoas que nos amam nos oferecem e que passam despercebidos, mas que contribuem para nos sentirmos melhor.

Um olhar sincero, alguns minutos de silêncio ou simplesmente segurar as mãos. Pequenos detalhes em forma de ações que fazem pouco barulho, mas que são tão sentidas que às vezes até nos recompõem por dentro.

“Milhões e milhões de anos e ainda não tenho tempo suficiente para descrever esse pequeno instante de eternidade no qual você coloca seus braços em volta de mim e eu coloco meus braço ao redor de você.”
-Jacques Prévert-

O arte de dar amor

Dar amor, assim sem mais. Porque você o sente, porque seu corpo pede e porque não existe maneira mais bonita de se conectar com alguém. É a maravilhosa arte que muitas pessoas praticam, mas que nem todas sabem apreciar.

Quem sabe dar amor não espera nada de volta porque seu único objetivo é dar afeto. São artesãos da felicidade, da tranquilidade e das boas relações. Pessoas mágicas que transformam um dia comum em algo extraordinário.

Sua arma secreta são os gestos de amor que vêm de um coração nobre. Elas oferecem o ombro a quem precisar. São o apoio para quem cambaleia e são pessoas que escutam quem sente seu mundo desabar sem achar a saída.

As pessoas que sabem dar amor direcionam todos os seus sentidos aos outros. Elas sabem conectar e leem em silêncio as emoções dos outros. São verdadeiros mágicos da felicidade, do carinho e do afeto.

“É preciso prestar atenção nos detalhes. Os detalhes plantam sementes nas nossas vidas, sementes que nos guiam.”
-Katherine Pancol-

Sentir-se querido sem esquecer o que é importante

Sentir-se querido é uma das sensações mais bonitas que podemos experimentar. Saber que o outro quer nos ver, conversar e passar o tempo conosco são os melhores presentes que podemos receber. Mesmo que às vezes pareçam insuficientes e insignificantes.

Temos o mau hábito de ignorar os pequenos detalhes que os outros nos presenteiam todos os dias. Esses gestos de amor que de maneira deliberada recebemos e que, às vezes, vemos como uma obrigação.

Se alguém nos dá afeto e esse afeto é correspondido, a última coisa que podemos fazer é ignorar. Talvez não satisfaça as nossas expectativas ou não seja como esperávamos, mas isso não tira o valor do que nos oferecem.

No amor, é preciso aprender a decifrar o outro e isso também implica aprender como o outro comunica seu afeto. Saber que ocupamos um lugar na mente de outra pessoa é reconfortante, mas não é suficiente para construir uma boa relação. Não podemos nos transformar unicamente em receptores de amor.

Um gesto não implica apenas a intenção do outro, mas também o presente do seu tempo e, em última instância, parte da sua vida. Por isso, é necessário apreciar e agradecer esses gestos e, de alguma maneira, fazer o outro saber o quanto os valorizamos.

“Eu aprendi que as pessoas vão se esquecer do que você disser,

também vão se esquecer do que você fizer,

mas nunca vão esquecer do que você as fez sentir.”

-Maya Angelou-

Ao nosso redor acontece constantemente um grande número de gestos de amor. Detalhes que não valem nada, mas que fazem toda a diferença. São capazes de reverter situações, roubar sorrisos e inundar a alma de energia positiva.

18 gestos de amor

Acontece de todos os lados, a todo momento… Apenas precisamos estar atentos para perceber. Aqui estão alguns exemplos de gestos de amor:

– Um abraço forte e carregado de sentimentos capaz de curar qualquer ferida.
– Um olhar de cumplicidade.
– Um sorriso que diz “estou aqui, com você, e adoro a sua companhia”.
– Um presente sem mais nem menos. Sem datas específicas nem dias especiais.
– Uma mensagem divertida escrita em um post-it em qualquer lugar do quarto.
– Colocar a música favorita da pessoa porque você sabe que ela adora e que vai deixar a manhã mais gostosa.
– Um carinho doce e gentil.
– Dizer com emoção “estou muito feliz por você”.
– Olhar com admiração através desses olhos brilhantes.
– Um “bom dia”, um “boa noite” ou ainda um “desejo um bom dia pra você”.
– Fazer companhia em momentos importantes.
– Segurar nas mãos para que a pessoa não se sinta sozinha, mas acompanhada.
– Mostrar interesse pelo que a pessoa faz, essa pessoa que é o motor da sua vida.
– Escutar as risadas, secar as lágrimas e avisar quando você achar que há perigos.
– Dedicar alguns minutos para pensar e ir contra o tempo.
– Acompanhar sem pedir porque você sabe que a pessoa precisa.
– Estar ao seu lado quando houver sol, chuva ou até mesmo tempestades.
– Conversar com você quando você cometeu um erro. Não para dizer que você errou, mas para lembrar que você sempre pode aprender.

Poderíamos continuar infinitamente… A lista é interminável. Quando o amor é o impulso para agir, as possibilidades são infinitas.

Saber dar gestos de amor é uma arte. Uma espécie de magia que os outros nos dão de presente e que precisamos saber apreciar. Porque dar afeto significa respeitar, compartilhar e transformar. O detalhe mais bonito que temos que aprender a valorizar.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: 316pixel, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui