Os benefícios do riso para a saúde

Um dia sem rir é um dia perdido. Esta frase pode soar como uma campanha publicitária de um dentista, mas foi cientificamente comprovado que o córtex cerebral libera impulsos elétricos um segundo após o início do riso. Quando rimos, o cérebro emite uma ordem que provoca a liberação das endorfinas, produzindo uma sensação interna de conforto e bem-estar, além de aliviar a dor e equilibrar a nossa energia vital. Ou seja, os benefícios do riso são muitos.

O riso é um relaxante natural e, de certa maneira, é uma forma de meditação. Se conseguirmos rir, entraremos em um espaço onde não existe nem mente e nem tempo. A mente vive de expectativas, o riso é algo que vai mais além. Tal como acontece com a meditação, o riso nos faz fluir para um estado atemporal onde podemos desconectar e esquecer todas as nossas preocupações.

O riso é tão terapêutico que tem a sua própria derivação na psicologia: a terapia do riso. É uma estratégia focada na produção de estados emocionais através do riso. Embora não possa ser considerada uma terapia porque não cura doenças por si só, os benefícios do riso ajudam a a neutralizar, por exemplo, os efeitos negativos da ansiedade ou a diminuir a intensidade das emoções negativas, como a tristeza.

Os benefícios do riso

A terapia do riso nos ajuda a não dramatizar as situações da vida, desenvolvendo o espírito otimista. As pessoas que fazem a terapia do riso aprendem a ter uma visão melhor de si mesmas, do meio ambiente e das suas possibilidades. É por isso que aquelas situações que nos fazem rir “à toa” são tão irresistíveis.

Esta técnica diz que é preciso rir por pelo menos um minuto, três vezes ao dia. Embora pareça muito pouco, é suficiente para uma pessoa notar melhoras na sua qualidade de vida, porque o riso é uma boa medida preventiva contra estados emocionais indesejados. Em suma, a terapia do riso nos permite liberar o estresse (baixar o nosso nível de cortisol) e melhorar a nossa atitude em relação às situações difíceis da vida.

Vários estudos científicos comprovaram que o riso é benéfico para a saúde, ajuda a aumentar nossas defesas e promove o equilíbrio psicológico. O que você está esperando para experimentar a terapia do riso?

“Há pessoas que nos fazem rir, mesmo que não se proponham a fazê-lo. Elas conseguem porque, acima de tudo, nos fazem felizes com a sua presença e, portanto, isso é o suficiente para nos fazer rir com muito pouco. Vê-las, ouvi-las e estar em sua companhia, mesmo que não estejam falando nada demais ou que não sejam nem mesmo bobagens ou piadas, deixa tudo mais engraçado”.
-Javier Marías-

O riso nos afasta da depressão

Uma das melhores técnicas para combater a depressão é o senso de humor. Será muito mais fácil afastar-se das emoções e dos pensamentos negativos se observarmos e interpretarmos o que nos acontece através do bom humor. Não podemos esquecer que a maneira como interpretamos os fatos interfere muito mais no nosso estado de espírito do que os fatos em si mesmos.

A terapia do riso é uma técnica benéfica e eficaz para complementar a terapia utilizada para combater a depressão. Quando rimos, nos sentimos mais relaxados, mais felizes, mais tranquilos, mais aliviados. Além disso, como já observamos antes, os benefícios do riso incluem a geração de endorfinas que melhoram o nosso ânimo e provocam bem-estar. Pablo Neruda dizia que, “O riso sincero é um espelho do nosso interior”, por isso viver a vida com bom humor é uma maneira de cuidar da nossa saúde.

“Não há nada como as respirações profundas depois de rir tanto. Não há nada melhor no mundo do que sentir dor de estômago por uma boa razão.”
-Stephen Chbosky-

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: Alliance, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui