Você está se ferindo aceitando tudo de todos

A gente vive uma cultura onde dizer NÃO é visto com grosseria e falta de bom senso. Infelizmente isso nos prejudica porque quando a gente acha alguém que tem facilidade em dizer não, a gente assusta e a acha mal educada e antipática. Saber dizer não tira de nós um peso muito grande.

Entenda, não é errado negar um pedido. Não é errado dizer que não gosta ou que não quer. Eu entendo que pra muitos isso seja uma tremenda dificuldade, até porque temos medo de ferir o próximo e os afastar da gente, não é mesmo? Mas, precisamos entender e praticar que quem nos ama de verdade, tem que nos dar liberdade para decidir o que queremos.

Você aceitar tudo de todos é colocar os seus interesse em último lugar.

Eu já fui essa pessoa que não sabe expor minhas dificuldades quando o outro pede um favor. Eu andava cansada e sobrecarregada. Só que o meu problema é que eu chegava em um ponto que explodia. Acabava brigando por motivo bobo por estar tão exausta mentalmente.

Dizer NÃO faz bem pra saúde. A pessoa que sabe expor seus sentimentos vive muito melhor. Além de ter dificuldade em dizer não, eu também tinha dificuldade de falar o que realmente me incomodava… O diálogo não era frequente na minha vida por não ter muito diálogo dentro da minha casa. Então, aos 16 anos comecei fazer terapia, mudou minha vida totalmente.

Com a terapia eu aprendi que é necessário dizer o que sentimos para vivermos melhor. Quem te ama vai entender seu ponto de vista, e mesmo se não entender, você não é obrigada a nada! Sabe do que você é obrigado (a)? Saber falar, ser educada. Sabe quando alguém te dá um presente com um embrulho maravilhoso? Você fica fascinado pela “capa” do presente, então, mesmo que lá dentro não tenha algo tão interessante, você já fica feliz com aquele embrulho. Assim são as verdades que queremos expor algo e você acha que a pessoa não vai gostar. É só você “apresentar o embrulho (sua opinião)” de forma não grosseira, que a pessoa vai compreender e sem ressentimentos/brigas.

Sabe, a vida se torna tão leve quando você aprende colocar seus interesses em primeiro lugar. Eu acho que em uma relação, seja ela familiar, amizade, namoro, a gente tem que ceder pra fazer o outro feliz. Mas jamais ceder a ponto de nos prejudicar. Tem que haver equilíbrio !

Equilíbrio é a chave para viver bem.

Mudança não é de um dia para o outro, sempre lembre-se disso. Há um estudo que mostra que levamos 21 dias para nos acostumar com algo e isso se tornar um hábito. Então, comece hoje! Quando alguém te pedir algo que vai te gerar um desgaste, diga pra ela que você não quer e siga a vida. Se você sentir necessidade de se explicar, explique-se. Caso não sinta, apenas diga que você não quer e espera compreensão.
Se você praticar isso por um tempo, vai virar um hábito e você nem vai notar.

Tenha empatia, ajude ao seu próximo, cede sempre que puder para ver o outro feliz. Mas por favor, não sobrecarregue você!

Imagem de capa: Leszek Glasner, Shutterstock



LIVRO NOVO



Taurina, cerveja, ler, escrever, barzinhos, cinema, séries, filmes, super heróis, e amante da vida, acredito fielmente no amor. Gerencio a página em meu nome no Facebook: Déborah Izy. Espero que gostem e se identifiquem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui