Marcel Camargo

Se não enxerga minhas qualidades, deixe em paz os meus defeitos

Ficamos tanto tempo prestando atenção no que está longe, naquilo que não temos e em quem não chega junto, que, não raro, deixamos de lado o que nos constitui, o que já conseguimos, quem nos ama e caminha junto.

Apesar de termos muito em que melhorar, é impossível não conseguirmos enxergar tudo de bom que possuímos. Apesar de errarmos muito, também acertamos; ainda que quebremos a cara, também passamos por momentos maravilhosos. O que diferenciará nossos dias é a forma como lidamos com o que nos acontece e o valor que nos damos.

Ficamos tanto tempo prestando atenção no que está longe, naquilo que não temos e em quem não chega junto, que, não raro, deixamos de lado o que nos constitui, o que já conseguimos, quem nos ama e caminha junto. Da mesma forma, costumamos reter palavras que nos ferem, ao passo que o que nos dizem de bom e encorajador acaba entrando por um ouvido e saindo pelo outro.

Será que só nos foram dirigidas palavras desalentadoras e ríspidas? Será que aquele celular de última geração iria mesmo melhorar a nossa vida? Será que a amizade de alguém que nos menospreza seria tão valiosa assim? Será que aquela pessoa que vive tão bem sem nós é tudo aquilo mesmo? Precisamos parar e refletir sobre nossas carências, ou elas adentram todas as nossas emoções, inclusive empurrando a gratidão para fora de nossos corações.

Dizem que, quanto mais a gente agradece, mais coisas boas surgem. Talvez não surjam novas coisas boas, mas o fato de olharmos com olhos positivos o que nos rodeia acaba nos levando a enxergar o quanto já temos, o quanto já possuímos, o quanto já existe de motivos para sermos felizes e parar de querer o que não temos. Prestar atenção no que temos de fato e em quem nos ama de verdade torna o real algo mais fácil de lidar, porque todo mundo possui algo de bom nesta vida.

Dessa forma é que estaremos fortalecidos para enfrentar o que tenta nos derrubar e quem adora nos criticar, pois então nada será capaz de nos diminuir, de nos distanciar das verdades que carregamos conosco, com lucidez e consciência. Ninguém é obrigado a gostar de nós, não teremos tudo o que desejarmos, nem alcançaremos todas as conquistas por que lutarmos, mas saber que o que faz parte de nossa vida já é bastante será um consolo inestimável, toda vez que a vida nos negar o que queremos.

* O título deste artigo é uma citação atribuída a Renato Russo

Imagem de capa: jujikrivne, Shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

View Comments

Share
Published by
Marcel Camargo

Recent Posts

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

8 horas ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

9 horas ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

1 dia ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

1 dia ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

2 dias ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

2 dias ago