Ju Farias

O jeito mais bonito de caminhar

Imagem de capa: librakv, Shutterstock

Algumas montanhas são mais difíceis de escalar, eu sei. As pernas ficam cansadas e os joelhos fraquejam, pois a íngreme subida não perdoa nem os mais fortes calcanhares. A gente se vê entre a vontade imensa de desistir da aventura e a força além do céu que nos faz continuar.

Não sei exatamente que força é essa, mas ela vem na hora certa. É nisso que devemos pensar quando estivermos na metade do percurso e o corpo der sinais de que não vai aguentar. Na maioria das vezes, olha só, ele aguenta.

É claro que não é fácil, aliás, ninguém disse que seria. Mas também não é impossível sair vivo das guerras da vida quando se deseja mais do que vencer: se deseja estar em paz. Alguns ringues não têm vencedor ou perdedor e esse é o título do “Manual de Sobrevivência no Mundo” – se houvesse um.

A maioria das guerras que enfrentamos não precisaria existir. Quase todos os ringues violentos são causados pelo ódio e pela falta de compressão de todos nós. Não é ele, ela ou você. Somos nós.

As guerras mais sangrentas que já ouvimos falar não tiveram necessariamente um ganhador, ao contrário, todos perdem quando se tira a vida de alguém. Quando se tira o direito de sonhar, também.

Aqui não tem outro jeito: ou a gente perdoa ou a gente perdoa. É o único jeito de seguir em frente com paz no peito. Ou esquecemos as maldades que ouvimos ou vamos carregar nos ouvidos o eco das feridas que nos fizeram.

Ou perdoamos quem nos fez mal ou vamos carregar no coração algo altamente contagioso (e perigoso) como a raiva, o ódio ou o rancor. Talvez não seja nem a arte de esquecer, mas de perdoar de verdade. Afinal de contas, perdoar não significa esquecer.

Perdoar é compreender o outro, ainda que pareça impossível. Perdoar não é deixar de sentir raiva, mas transformá-la em outro sentimento, algo menos doloroso como a resiliência ou a compaixão.

Perdoar não é aceitar a agressão, mas aprender a ver o contexto todo. Perdoar é dar a mão para quem nos deu o tapa. Perdoar não é absorver às maldades, mas abstraí-las para qualquer lado que não seja o de dentro. Não, não é fácil e arrisco dizer até que seja uma das coisas mais difíceis do mundo.

Perdoar faz um bem danado pra gente, pois nos torna mais fortes. Engana-se quem acha que o perdão é para os fracos, nada disso. Só perdoa aquele que é grande.

Acredite, esse exercício é complexo, mas é transformador. É preciso aprender a perdoar o outro e também a nós mesmos. Perdoar é mais forte do que ser perdoado, ainda que os dois caminhem lado a lado.

Comecei falando das subidas dolorosas que enfrentamos quando nos deparamos com montanhas no meio do caminho. E o que isso tem a ver com perdão? Absolutamente tudo. Perdoar faz com que o peso fique menor e as costas doam menos.

O perdão também fortalece os pés, os calcanhares, as pernas, o tronco inteiro. Perdoar tonifica os músculos dos braços, do pescoço e do coração. Ah, o perdão também pode ser a cura para os males da mente.

Perdoe e siga em frente. Esse não é o caminho mais fácil, mas devemos ter fé que esse é jeito mais bonito de caminhar.

Ju Farias

Não nasci poeta, nasci amor e, por ser assim, virei poeta. Gosto quando alguém se apropria do meu texto como se fosse seu. É como se um pedaço que é meu por direito coubesse perfeitamente no outro. Divido e compartilho sem economia. Eu só quero saber o que realmente importa: toquei alguém? É isso que eu vim fazer no mundo.

Share
Published by
Ju Farias

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

12 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

13 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago