Somos muitas metades no meio de poucos inteiros

Imagem de capa: Breslavtsev Oleg, Shutterstock

Não tá fácil, não. Somos uma geração de muitas metades no meio de poucos inteiros. Concentramos esforços demais para desfazer laços e para questionar afetos. Perdemos um tempão discutindo um jeito melhor de vivermos, mas quase não colocamos em prática aquilo que achamos merecer.

Tenho visto, e não é de hoje, o quanto depositamos maldizeres aos que não ficaram. O quanto, nos piores dias, desejamos resultados negativos para todos que não concordaram com algo que sentimos e dissemos. Parece que estamos cada vez mais imersos numa onda de egoísmos e solidões. Nada é suficiente quando olhamos para os lados. Temos essa sensação constante de vazio, mesmo que estejamos cercados por outros. E a dor é ainda maior no momento em que reconhecemos diferenças e desuniões.

Hoje, querer reciprocidade virou um mantra diário. Mas quantas vezes, por livre e espontânea vontade, demos em troca esses gestos incalculáveis? Será que precisamos tanto pedir algo que deveria vir assim, sinceramente? É quase como se apontassem um amor na nossa cara e dissessem, ame-o ou ame-o mais. Quer dizer, será que não percebemos que inteiros são inteiros justamente por não agirem tal qual metades?

Amor não funciona sob pressão. Amor funciona em formato de escolha. O que é recíproco, também é livre. Não invade, viola ou escancara. O que quer que seja que aprendemos até o presente sobre inteiros, acredito que estávamos errados. Ainda somos metades. E metades no meio de poucos inteiros, não funcionam, não existem e, tampouco, amam.



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui