Categories: Igor Cruz

Porque não pulamos para aquela parte no futuro…

Imagem de capa: KIRAYONAK YULIYA, Shutterstock

Já imaginou se um dia você tivesse a oportunidade de viajar no tempo em direção ao futuro e ter uma curta conversa com uma versão sua mais velha, e então pudesse retornar e reescrever sua história? Imagine o quanto essa poderia ser uma jornada interessante e importante para uma reflexão pessoal de como a sua vida é hoje e qual o real significado dela.

Se pudéssemos colocar nossa vida toda num papel, traçaríamos uma linha reta dividida em três momentos cruciais. A primeira e sem divida, a maior parte dessa linha representa nosso passado, a jornada que trilhamos até o momento e que fez com que esse momento acontecesse. A segunda parte dessa linha e consequentemente menor, é o agora. O instante em que vivemos. O último segundo que tomamos uma nova decisão, uma vez que o presente é completamente líquido e se esvai antes mesmo que possamos nos dar conta. A terceira parte dessa linha é um ponto ainda em projeção. Ponto esse que pode e deve ser alterado a todo o momento. Um ponto futuro que depende diretamente de toda a linha da vida para se tornar real. Essa parte da linha está presente apenas no nosso subconsciente e assim como nós a ela muda a todo o momento.

A partir do momento que tomamos conhecimento disso, devemos aprender a aproveitar e viver o presente em sua totalidade. Quantas vezes nos pegamos imersos a atividades que nos fazem tão bem que não percebemos o tempo passar. Ou então quando estamos em companhia de pessoas que nós gostamos e o tempo parece correr tão rápido, e quando você menos percebe já passou mais do que você imagina. A imersão em tais atividades é tão satisfatória que faz com que possamos encontrar uma motivação a mais para realizar aquilo que nos dá prazer.

Quando não há prazer em realizar uma determinada atividade, a nossa mente não está completamente envolvida com aquilo. E começa a viajar de maneira inconsciente a outro plano. A insatisfação com o agora desperta um sentimento de fuga para outro lugar da sua linha do tempo, seja no futuro ou no passado.

Em geral a viagem para o passado nos remete a um mundo cheio de nostalgias, onde buscamos refúgio nos momento de conforto. Se hoje você esta desempregado, por exemplo, a lembrança de quando você tinha um determinado emprego parece boa, mesmo que naquele momento tivéssemos certeza que aquele não era o nosso lugar. Amplificamos os momentos bons do passado com uma expectativa de suprimir as falhas do presente, deixando assim elas de lado.

Em outros momentos, a viagem para o futuro parece ainda melhor. Pois no futuro podemos ser tudo aquilo que imaginamos. Podemos realizar nossos sonhos, nossos desejos, sem erros ou falhas. No futuro tudo é possível. Porém o ponto crítico é que quanto mais sonhamos com um futuro perfeito ou com um passado de boas memórias, o nosso presente continua parado, estacionado em um ponto qualquer. Por isso devemos fazer uma reflexão própria e decidir de uma vez por todas onde queremos viver e onde queremos estar de verdade e por inteiro.

Assim como a linha da vida que se divide em três pontos, devemos decidir em qual deles manteremos o nosso foco: Ficar preso a um passado seja ele bom ou não, estar imersos a um futuro de diversos sonhos, ou viver o presente por inteiro. Para isso devemos nos perguntar primeiramente até que ponto estamos vivendo o presente. O quanto estamos envolvidos com o agora? E se não estamos felizes, de onde vem tamanha insatisfação?

Se você continua preso às lembranças do passado, cabe uma reflexão sobre o quanto isso influencia o seu presente. Devemos compreender o nível correto de nostalgia que podemos nos permitir. O que de tão bom aconteceu no passado para que não conseguimos deixá-lo para trás? Ou em alguns casos o que aconteceu de tão ruim que ainda nos prende lá?

Se você vive preso aos sonhos do futuro também vale uma reflexão. Afinal o que você está fazendo para tornar isso real, ou então quais foram as medidas que você tomou para construir o caminho que te leva até esse futuro tão maravilhoso? Sonhar com o futuro é algo importante e uma ferramenta fundamental para a vida, mas construí-lo é algo ainda maior do que possamos imaginar.

De todo modo, tanto o passado quanto o futuro são dois pontos da linha da vida os quais não podemos modificar. Tudo que está escrito no passado, já passou, não tem mais volta. E o futuro será sempre uma incógnita. Só temos jurisdição para fazer o agora, mudar esse momento. Porque o passado só terá valido a pena se tiver sido preparado para o agora. E o futuro só pode ser construído com o que começamos hoje. Os nossos planos e sonhos do futuro só são capazes de acontecer se passarmos a construí-los nesse momento. Não espere para mudar amanhã, porque o amanhã é só uma página em branco no futuro e o agora é que precisamos começar a escrever.

Igor Cruz

Arquiteto, urbanista, escritor, podcaster e editor. Escrevo em busca de algo que me conecta com o outro, que me faz emergir em uma onda de amor e pensamentos sobre o que a vida ainda pode ser. A escrita é uma ponte que nos conecta há um novo mundo cheio oportunidades e conhecimentos. Cabe a nós e somente nós, dar o primeiro passo para atravessar essa ponte. Podcaster no InFormais Podcast.

View Comments

Share
Published by
Igor Cruz
Tags: futurovida

Recent Posts

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

9 horas ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

9 horas ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

1 dia ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

1 dia ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

4 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

4 dias ago