Sexto mandamento: guarde suas metas para si mesmo

Como evitar mau-olhado, olho-gordo e a inveja de modo geral.

Teve uma ideia inovadora? Quer mudar de uma vez por todas da casa dos seus pais (sqn)? Pois bem, não conte a ninguém a respeito. Isso mesmo, evite a todo custo comentar sobre as suas metas para os pais, tios, vizinhos e amigos. Melhor ficar calado.

Tomei conhecimento dessa dica em uma palestra no portal TED, proferida por Derek Sivers (comentei sobre o tema em um artigo no site La Parola). É intuitivo imaginar que, ao revelar as nossas metas a terceiros, fica mais difícil realizá-las. A palestra do Derek fortalece essa suspeita, transportando-a para o âmbito da ciência.

Tudo é bem simples, na verdade. Assim que contamos a alguém sobre um novo projeto, segue-se uma dose muito forte de euforia. Somos, por vezes, parabenizados e elogiados pelo ouvinte. Isso confunde o nosso cérebro, que pensa ter realizado o próprio projeto. Nisso, tornamo-nos preguiçosos.

Em síntese: guardar segredo sobre as nossas metas evita que o cérebro incorra em erro, o que aumenta a probabilidade de sucesso no projeto de vida colocado em evidência. Por isso, não fique comentando sobre a sua vontade louca de morar sozinho, de finalmente sair de casa e ter um mínimo de liberdade. Simplesmente saia!



LIVRO NOVO



Amante de café, boas ideias e mulheres de atitude. Adora conhecer pessoas, filmes e músicas novas. Fundador do Puta Letra. Pai de um livro, esperando o segundo bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui