O que você não resolve na mente, o corpo transforma em doença!

Somatizar: transformar conflitos psíquicos em afecções de órgãos ou problemas psicossomáticos.

Estudos mostram que acumular sentimentos ou pensamentos negativos, situações mal resolvidas ou palavras não ditas geram problemas ainda maiores do que somente o famigerado stress.

Pesquisadores têm conseguido demonstrar que o estado mental e emocional de alguém exerce forte influência sob o seu estado de saúde física. Obviamente não se trata somente de influências. Como o próprio título do artigo diz, “o que você não resolve na mente, o corpo transforma em doença”.

Mas, como isso funciona?

Muito simples: você começa a acumular dentro de si tudo aquilo que deveria se livrar. Stress, preocupações, pendências, sentimentos negativos (como a culpa, raiva ou a angústia, por exemplo)… enfim, é importante que você saiba que tudo isso não deveria lhe pertencer.

O resultado desse processo geralmente vem na forma da tão falada “somatização dos sintomas”, que nada mais é do que transferir para o físico aquilo que acontece na mente.

Vamos pensar juntos:

Se o seu corpo está com algum problema, ele precisa lhe “avisar” para que você possa saber que algo de errado está acontecendo com ele, não é mesmo?

Pois é.

E para te avisar, o seu corpo fará uso do seu sistema muscular, do respiratório, do cardiovascular e por aí vai.

Por isso, para evitar problemas futuros, faça uma limpeza interior livrando-se do que pode lhe trazer danos maiores.

Ame-se em primeiro lugar para que seu corpo não somatize as coisas. Caso contrário, você poderá desenvolver novas doenças.

Se você gostou do que leu, deixe um comentário abaixo. Ele é muito importante pra mim! ?

Fonte: NOWA



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

10 COMENTÁRIOS

  1. Tenho passado por isso desde muito tempo. Vários problemas, situações difíceis, frustrações que estão me causando muitos transtornos físicos. Tenho procurado trabalhar minha mente no intuito de reverter esse quadro e me livrar daquilo que só agrega coisas ruins a minha vida e prejudica minha saúde, mas não é nada fácil.

  2. Muito bom. Mesmo sendo difícil de acreditar, que muitas doenças é decorente de situações mal resovidas.
    Acho muito verdade tudo que acabei de ler por mim mesmo.

  3. A minha família é muito explosiva e impulsiva. Os agregados que chegaram com o tempo idem (cunhados e ex-marido). Eu sou da paz, mas isso me custa muito caro: meus dentes e minha lombar que o digam. Tive que entrar para a yoga pra me equilibrar. Ótimo texto.

  4. Eu adquiri transtornos graves aos quais estou fazendo tratamento agora acompanhado de medicação, bem como, problemas físicos. Este é um assunto bastante interessante. Ótimo texto!

  5. Só li verdades passei por isso e desenvolvi Lúpus uma doença auto imune. Mas fiz tratamentos físicos e espirituais o que me deixou mais forte e curada. Apesar dessa doença não ter cura eu não tenho maia rastros dela os médicos preferem acreditar que foi erro no diagnóstico. E eu prefiro levar isso de lição e seguir curada.

  6. Depois que meus pais envelheceram, inclusive, com problemas de memória, pense numa família se engalfinhando o tempo todo e isto porque o poder aquisitivo deles é razoável e é filho, netos, bisnetos e agregados(que são os conjuges) , todos mamando nas tetas dos idosos e querendo levar vantagem, sem a menor preocupação com o bem estar deles. Aí, não tem mente que permaneça saudavel pois a injustiça corroi.
    Como nunca fui covarde fico ansiosa para protegê-los e minha saúde trepudia para valer, principalmente, a saúde emocional.

  7. SOMATIZEI com o desequilíbrio entre aceitação e ansiedade. Admitir o que fui e que hoje ainda sou e naquilo que posso ser traduz minhas atitudes em fumar excessivamente. Toda vez que me sinto ansioso devido a pensamentos de que fracassarei me faz recorrer ao cigarro para aliviar o estresse. É um ciclo vicioso no qual estou perdendo minha saúde. Tosse, falta de ar, perda de dentes e pensamentos viciados me fazem pensar que devo “procrastinar” para acender o meu próximo cigarro. Assim com essa idéia nova que surgiu nesse exato momento darei um final feliz para o meu hábito viciado de fumar. Obrigado pela idéia de não somatizar e sim enfrentar os meus pensamentos psíquicos de dependência química.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui