7 coisas que um bom amigo faz
A couple celebrating.

Para muitas pessoas um bom amigo é aquele que só elogia. Longe disso, os amigos de verdade são aqueles que, para o seu bem, são capazes de lhe dizer as coisas ruins também.

Todos temos vários tipos de amigos. Alguns conhecemos de toda a vida e outros são parte de nosso caminho só por um tempo. Há quem vá e quem venha, mas sempre estão aqui de uma forma ou de outra.

Mas, quais são as características que identificam um bom amigo?

Costumamos pensar que um bom amigo é aquele que sempre está conosco. Muitas vezes esperamos coisas que são pouco realistas.

Não se trata de seu amigo não estar com você em um determinado momento porque não quer: talvez ele também esteja vivendo e cumprindo seus sonhos e metas.

Se você é dos que têm dificuldades para diferenciar um amigo ou companheiro de um bom amigo, deve saber disto:

1. Um bom amigo sabe que precisa de tempo e espaço para crescer

Os bons amigos são aqueles que não só se alegram por nossas vitórias, mas também nos animam a continuar perseguindo nossos sonhos.

Sabem que é possível que isso os separe, mas estão dispostos a fazê-lo porque querem vê-lo crescer como pessoa, como profissional e como ser humano.

Você saberá que uma pessoa é um bom amigo porque sempre o motivará a romper seus limites no sentido positivo.

Se algum vez você disser que tem medo do que está por vir, é provável que ele o acompanhe no processo, mas vai empurrá-lo para superar seus medos e sair de sua zona de conforto.

Claro, ele também esperará que reconheça e aceite que ele também deve perseguir seus próprios sonhos.

2. A relação de vocês é natural

Outra característica de um bom amigo é que ele não força as coisas. Pelo contrário, ele deixa que tudo flua da forma mais leve possível.

O mais provável é que, ao estar com ele, você se sinta tão bem que nenhum silêncio seja incômodo e nem precisem planejar tudo. É como uma relação amorosa, as coisas e os planos simplesmente acontecem sem esforço.

Com este tipo de amigos você sabe que pode ser você mesmo sem nenhum problema ou limite. Ele não espera que você seja perfeito e você sabe que ele tem defeitos e, apesar de tudo, o aceita e crescem juntos.

3. Sua amizade perdura no tempo

Um bom amigo não precisa estar apegado a você a vida toda. Ao contrário, cada um vai e faz suas coisas. Quando têm tempo, se veem, conversam e se motivam mutuamente.

São aqueles amigos que podemos passar vários anos sem ver, e no dia em que nos reencontramos parece que só passou um fim de semana.

O assunto com eles é que a amizade não está condicionada ao seu status social, ao seu posto de trabalho ou a outros fatores. Não importa quem seja, o que tenha acontecido ou os problemas que tenham tido: um bom amigo continua sendo o mesmo, sempre.

4. Ele lhe dirá o que pensa

O fato de que alguém considere que você está fazendo algo errado nem sempre implica que lhe dirá isso. Porém, um bom amigo não terá problema em lhe dizer que você está enganado ou que considera que está cometendo um erro.

Isso acontece porque ele o valoriza como pessoa e está disposto a ajudá-lo a crescer. No fim, também não irá condicioná-lo para que mude suas atitudes ou decisões, porque sabe que são só suas.

Se você erra e o tempo demonstra que seu amigo tinha razão, ele continuará ali para apoiá-lo e ajudá-lo a sair do mau momento.

5. Sempre pensa em você e está em contato

Antes mencionamos que um bom amigo pode seguir com sua vida e que a relação continuará. Isso se deve ao fato de que ele estará pendente de você de alguma forma. Hoje em dia a tecnologia faz com que os bons amigos estejam mais próximos, apesar da distância.

É aquele amigo que manda um email no dia em que você menos espera, ou que o chama para conversar pelas redes sociais e colocar em dia as conversas sobre os planos e sonhos.

Ainda que não espere que esteja o tempo todo colado nele, sabe que um precisa do outro, mutuamente. Algumas vezes compartilharão bons momentos e outras se ajudarão a superar os problemas através de conversas.

6. Compartilha momentos bons e ruins

Pode ser que vocês estejam em pontos opostos do mundo, mas os bons amigos sempre compartilham o bom e o mau da vida. Você se formou? Teve seu primeiro filho? Seu amigo sempre vai querer fazer parte disso.

Se você não pode pegar um voo e estar fisicamente ao seu lado, o mais provável é que queira alguma foto ou vídeo do momento.

Mas isso não se limita ao bom e bonito da vida. Quando você sofrer uma perda, um divórcio ou tiver uma doença, ele continuará ao seu lado.

Ele irá acompanhá-lo tanto quanto as circunstâncias permitirem, e você saberá que há alguém em algum lugar pensando em você.

7. Ele o aceita exatamente como você é

Todos temos defeitos, e um bom amigo é capaz de ver os seus e aceitá-lo assim como você é. Não tentará mudá-lo só para que possa se encaixar em um determinado ambiente ou momento. Pelo contrário, ele irá ajudá-lo a ser você mesmo.

O único motivo pelo qual ele vai querer que você mude é para melhorar, mas inclusive nesse momento deixará que você tome a decisão de como e quando.

E você, é um bom amigo? Tem a sorte de contar com um? Já disse aos seus amigos o quanto os valoriza?

Fonte indicada: Melhor com Saúde



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui