As consequências de pensar demais

Há pessoas que pensam pouco e outras que pensam muito. Nenhum extremo é positivo, por isso pensar demais pode ter consequências prejudiciais para nossas vidas. Você é uma daquelas pessoas que sempre dá voltas e voltas pensando em tudo o que lhe acontece? Alguma vez não conseguiu dormir porque não conseguia parar de pensar?

Pensar demais pode se tornar seu pior inimigo, por isso é importante que, desde hoje, conheçamos este terrível hábito em profundidade.

Pensar demais o impede de experimentar

As pessoas que pensam demais passam muito mais tempo trancadas em sua mente do que vivendo a realidade. Por inércia, passamos muito mais tempo pensando, porque é algo que não podemos evitar.

asomadetodosafetos.com - As consequências de pensar demais

Porém, há muitas pessoas que se refugiam em seus pensamentos e vivem verdadeiras aventuras em sua mente. O que acontece na vida real? Por que não colocam o que está em sua mente em prática?

Na realidade, elas levam vidas chatas e faltam experiências, porque não se atrevem a promover seus pensamentos em direção à realidade. Talvez tenham medo. Mas, de quê?

O ato de pensar muito também faz com que evitemos continuamente pensar no aqui e no agora. Sem dúvidas as lembranças do passado surgem e você sonha com um futuro maravilhoso, mas você sabia que isso não faz sentido?

Além de tudo isso, pensar tanto não lhe permitirá viver em abundância. A vida será apenas isso, um ato passivo. O importante é saber levar o que ronda sua mente até a vida real, convertendo isso em verdadeiras experiências.

Os pensamentos e as preocupações

As pessoas que pensam demais têm outro dos grandes problemas que nos assolam hoje em dia: as preocupações.

Quando você pensa tanto é porque algo o preocupa, seja seu passado, seu futuro, alguma situação ou as pessoas que estão ao seu redor. Tudo isso o mergulha em um turbilhão do qual é difícil escapar.

Às vezes não nos damos conta, mas nos preocupamos com coisas às quais não deveríamos prestar tanta atenção. Talvez sua insegurança seja o que causa tudo isso.

asomadetodosafetos.com - As consequências de pensar demais

De nada serve reviver o passado, pois não podemos modificá-lo. Por isso, preocupar-se com o que fizemos é inútil. O inteligente é olhar para o presente e seguir adiante.

Truques para parar de pensar tanto

Se você sempre está analisando toda a sua vida, todas as suas interações ou todos os passos que dá, é o momento de parar de fazer isso.

Temos alguns truques que podem servir para essas ocasiões nas quais parece impossível frear seus pensamentos:

  • Fale com um amigo: desta maneira você evitará que sua mente divague sem sentido. Comente suas preocupações para tirar as dúvidas e evitar pensar muito em uma situação que, provavelmente, não merece tanto protagonismo.
  • Escreva o que você pensa: escrever diariamente pode ser muito benéfico para desabafar e expressar o que sentimos. Assim, você poderá se livrar de todos esses pensamento que estão te oprimindo, e inclusive poderá vê-los desde outra perspectiva.
  • Encontre uma distração: seja com algo que você gosta de fazer ou com uma atividade do seu interesse. Distrair-se o ajudará a não ficar concentrado em tudo que está apenas bagunçando a sua mente. Às vezes pensamos muito porque temos muito tempo livre.
  • Seja consciente e repita “chega!”: se você é consciente de que não pode parar de pensar no que o preocupa, diga “chega!”. Dessa forma, você se obrigará a focar em outra coisa, a parar esse loop no qual você entrou. Diga isso quantas vezes for necessário.

asomadetodosafetos.com - As consequências de pensar demais

Alguma vez você se pegou pensando demais? Às vezes damos muito mais importância às coisas do que elas realmente merecem.

Muitos dos pensamentos que rondam a sua mente, especialmente em relação a outras pessoas, podem ser apenas fruto da sua imaginação. Cuide-se para não pensar demais no que não merece sua preocupação.

Às vezes, muitas coisas estão apenas na sua mente.

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

12 COMENTÁRIOS

  1. fALô!
    o pENSAMENTo É o “cABo USB” cOm Deus, o sEGREDo.
    sE tODOs sE pREOCUPASSEm eM sEr pENSADOr, tENHo cERTEZa qUe a vIDa nÃo eSTARIa nESSe CAOS eLEVADo qUe É hOJe.
    o mUNDo jAz dO mALIGNo, nÃo É? …e sERá qUe sE o dIABo sÓ aGISSe e nÃo pENSASSe eLe cONSEGUIRIa sEr lÍDEr? …sE “tOQUEm”, nÉ? qUANTo + cABEÇAs oCAs mELHOr pARa o CAOS iMPERAr nO mUNDo!

  2. A intenção por trás do texto é boa, mas peca em alguns aspectos. Primeiro que pensar é uma condição inerente ao ser humano, uma vez que somos racionais, então é normal que a gente pense. Porém, somos também emoção. Então a questão é, no que estamos pensando demais? Porque estou pensando nisso? A partir desse momento, o pensar deixa de ser uma preocupação e torna-se um raciocinar.
    O texto acerta ao dizer: “[..]Nenhum extremo é positivo[…]”, isso é verdade. Porém, peca ao dizer: “De nada serve reviver o passado, pois não podemos modificá-lo.”, não podemos modificar o passado, mas podemos analisar o que houve, verificar quais foram os erros e os acertos, e aplicar o que se aprendeu disso no dia a dia.
    As dicas são boas, exceto pela última. Se algo nos preocupa e simplesmente dizemos “chega!”, podemos até esquecer o problema, mas não vamos resolvê-lo.
    Por último, o texto diz: “Muitos dos pensamentos que rondam a sua mente, especialmente em relação a outras pessoas, podem ser apenas fruto da sua imaginação.” – um raciocínio correto. Daí a importância de nos fortalecermos, pois uma vez que temos consciência de que a preocupação pode ser fruto da imaginação, automaticamente a preocupação cessa. Então, como podemos nos fortalecer? Como podemos identificar se alguma preocupação é apenas fruto da nossa imaginação? Em minha humilde opinião, através do conhecimento obtido pela razão.

    “O conhecimento Liberta, A ignorância escraviza”
    http://contepor.blogspot.com.br/2011/07/o-conhecimento-liberta-ignorancia.html

    Obrigado pelo texto.

    • Acredito que você não tenha entendido o que a autora quis dizer. Primeiramente existe uma notável diferença entre REVIVER e ANALISAR. Uma coisa é você ficar revivendo o passado que não será mudado e outra seria analisar o que você fez de errado a fim de tirar algum aprendizado disso.
      As pessoas tendem a se prender na superficialidade dos pensamentos sem perceber que estes são apenas reflexos de desequilíbrios muito mais profundos que carregam internamente. Por isso ficam >revivendo< o passado como uma tentativa errônea de buscar algum tipo de conforto. Como a autora já disse e eu reitero: reviver o passado é algo inútil que apenas trás uma falsa sensação de conforto. Uma verdadeira armadilha do Ego.

  3. Muito bom saber que isso tem solução.. tenho 16 anos e a maior parte do tempo estou sempre, SEMPRE pensando.. e isso me atrapalha muito principalmente pq vivo na mente e na vida não consigo externalizar, passando mtas vezes como burro/desconcentrado e estar “dormindo” na vida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui