Começar do zero não é fácil. É como dar um salto no vazio, como conter a respiração enquanto deixamos para trás coisas e pessoas às quais é necessário dizer adeus.
É muito possível que você já tenha tido que começar de novo em mais de uma ocasião. Pode ser que este “recomeço” se devesse a um tema de trabalho ou pode ser inclusive que tivesse como origem um tema afetivo, pessoal ou familiar.
Um aspecto que, em algumas situações, pode nos frear na hora de dar o primeiro passo e construir uma vez mais nossos próprios caminhos em busca da felicidade é pensar que “já é tarde demais”, que ter uma certa idade supõe, por exemplo, ter que ceder, calar e aguentar porque nossas oportunidades já passaram. Não é bem assim. Nunca é tarde para sair do sofrimento, e na verdade esta é uma obrigação para com você mesmo.
Propomos que você leve em conta esta série de recomendações para poder começar do zero seja qual for o seu problema.
Como começar do zero em qualquer idade
Pense no futuro e pergunte a si mesmo como gostaria de se ver
Se você tiver dúvidas, se sentir medo, faça o seguinte exercício de visualização:imagine-se dentro de 2 anos, mas imagine-se feliz, satisfeito e tranquilo.
Agora, avalie como você se sente nestes momentos: aí está o motivo. Mais do que buscar a felicidade ideal, na vida é preciso ter paz interior, equilíbrio e satisfação. Se você não sentir estas mesmas dimensões agora, é necessário fazer uma mudança. Você merece uma nova oportunidade.
Comece com pequenos objetivos a curto prazo
Toda mudança requer, em primeiro lugar, tomar pequenas decisões que pouco a pouco nos levarão a dar o passo final. Estes seriam alguns exemplos destes pequenos objetivos que deveríamos propor a nós mesmos:
- Hoje vou controlar minha angústia e meu medo. Dado que já sou consciente de que vou começar de novo, assumo e aceito minha decisão. Vou substituir meu medo pela tranquilidade interior e a determinação.
- Hoje vou buscar informação sobre como eu gostaria de começar outra vez (ofertas de emprego, ajuda dos serviços sociais ou outros organismos oficiais…)
Você não está sozinho como pensa: busque apoio
Sem dúvida, começar uma nova etapa nos causa medo, angústia. No entanto, um modo de encontrar forças é sentir que alguém nos apoia ou nos entende neste novo caminho.
- Seja inteligente na hora de buscar apoio. Haverá familiares ou amigos que não darão bons conselhos, e inclusive que recomendarão que você “não o faça” ou “aguente um pouco mais”.
- Se você tomou a decisão de começar de novo, busque a proximidade de pessoas que passaram pela mesma coisa que você está enfrentando. Elas, sem dúvidas, poderão oferecer os melhores conselhos e os melhores apoios.
Seu futuro não está escrito e o amanhã pode estar repleto de novas oportunidades
Se o passado serve para algo é para nos ensinar, para nos oferecer sabedoria, acerto e maturidade, e isso é algo que você pode aproveitar. Você é alguém sábio em relação a vivências e aprendizados da vida. É valor adicionado, uma arma de poder.
- Pense que quando damos o passo rumo à mudança, tudo é incrivelmente novo, mas o novo não é ruim. Ele nos assusta, mas nos oferece a oportunidade de alcançar aquilo que buscamos ou desejamos.
- O que você deseja é, antes de mais nada, sentir-se bem consigo mesmo,libertar-se das angústias, lágrimas ou do fracasso que não deve determinar sua vida, e sim servir como incentivo para dar um passo mais além e encontrar o seu sucesso particular.
Derrube suas próprias atitudes ou pensamentos limitantes
- Sou velho demais, certamente não vou encontrar trabalho: pense em quais são as suas habilidades e seja criativo na hora de “vender-se”. Mais do que procurar, consiga ser procurado por oferecer qualidade ou algo novo. Faça uso da sua criatividade.
- Nunca estive sozinho e não vou conseguir me virar: derrube este pensamento que o limita e entenda que a solidão é o reflexo da liberdade, e é aí que você se encontrará de novo para construir sua própria felicidade.
- Com certeza vou fracassar e vai dar tudo errado. Acabe com esta ideia. Você não é um profeta, não pode adivinhar o que vai acontecer ou não. Leve em conta que os pensamentos geram emoções, e um pensamento negativo, no final das contas, gera uma atitude fatalista.
- Certamente ninguém irá me apoiar e nada disso vai valer a pena. Não reforce este tipo de ideia. O apoio mais importante com o qual você deve contar é o seu próprio. Mais tarde, os bons amigos, a família mais nobre e pessoas que você irá conhecendo dia após dia irão oferecer seu grãozinho de areia para que você construa sua nova vida.
Pouco a pouco você se dará conta de que tudo valeu a pena. Começar do zero é algo duro e complexo, mas mantenha o seu objetivo: você merece ser feliz, merece deixar de lado os dias de escuridão e de mal-estar.
Amei! Estou com dúvidas em recomeçar e esta matéria foi uma pequena claridade! ★♥
Texto maravilhoso… muitas pessoas, eu diria até, a maioria delas, ficam desperdiçando tempo e energia em situações que não lhes rende nada de bom… ficam naquela vidinha medíocre, até “que a morte os separe”… sem saber que há um mundo la fora… e digo com certeza: não há dinheiro que pague a nossa paz…
Com certeza a vida é muito curta pra viver na tristeza..Esse texto fslou demais comigo
É bem assim mesmo, pior é que tem certo momentos que temos que agir, e deixar a vida seguir o caminho que buscamos!
Assim, o seu sopro estimulou as asas para voar….
Amei… Foi muito bom ler esse texto!
Amei ler esse texto… Um empurrão rs
Adore o texto e as dicas…vida que segue…!!! É sempre bom ouvir que tem tanta gente passando por situação igual ou muito parecida com a sua e que tem solução…valeu mesmo!!
Sinceramente, estou disposto a começar do zero, por mais que eu tenha que ajudar a alguns do meu convívio, sinto que não está sento essa minha felicidade, mais com toda paciência, vou aguardar mais um pouco para dar inicio a minha partida do zero, não que sair magoando ninguém, mais esse recomeço tem muitas pessoas que vão me apoiar, em especial Márcia Melo, que sempre esteve do meu lado para tudo que precisei! E seja tudo com a permissão do nosso pai maior, Deus! Não a nada que pague a nossa vontade de vencer e encontrar a paz e a felicidade.
Valeu muito ler esse texto, seguir em frente, saber que a nossa felicidade só depende de nós mesmos, levantar depois de um tombo, sacudir a poeira de uma vida toda na mesmice e no comodismo, ou simplesmente por achar que tem que seguir juntos até que a morte os separe, tudo isso é muito verdadeiro, mas o novo não é fácil.
A solidão é muito dolorosa mesmo que seja o prenúncio de paz e liberdade, romper laços, quebrar rotinas é tudo muito difícil, porém não é impossível, e pensando assim é que estou seguindo em frente as vezes errando, mas sempre tentando acertar.
O dificil não é começar de novo, primeiro é aceitar que tudo que fez até hoje não preenchia um lado seu que tanto busca. Segundo acreditar num novo amanha, se desapegar de situações e emoções que o prenda ao passado e que sem sombra de duvidas estar ao lado de pessoas que possam contribuir positivamente para o seu amanha.
to chorando, mas não estou sem rumo. Antes de ler este texto já tinha tomado a decisão de começar do zero. Realmente é um caminho novo qur estou construindo, e como toda obra, tem seus desafios… mas o novo é bom! Aqueles dias de “mesmisse do mal” já são passado. Meu presente está em obras e meu futuro só depende de como vou construir… quem vou deixar “trabalhar” nessa construção comigo e da minha fé e amor a vida e em Deus.
Que todos que sintam esta necessidade de mudar, leiam este texto e estes comentários e comece dando um pequeno passo: Detectar o que te faz mal e se afastar.
Sucesso em tudo sempre!
Obrigado pelo texto .
Amei demais esse texto, obrigado