Bem aventurados os que ainda têm seus avós

Enquanto escrevo este texto você luta pela vida em um leito longe de suas orquídeas, de seu quintal, de seu fogão.

É vó, a vida aprendeu a ser colorida a seu lado, e o que seriam os dias sem o cheiro de bolo de fubá com erva doce e pudim de leite condensado derretendo na boca?

Estou só. Longe da sua risada espontânea e do toque suave de suas mãos que tanto me aquecem, só a lembrança me faz sorrir.

Aos poucos percebo que uma avó é fagulha de tempo; presente precioso guardado para alguns poucos afortunados como eu; cafuné sem pressa e café com biscoitos nas primeiras horas da manhã.

Ao lhe telefonar já espero o “tati-bitati” costumeiro do outro lado da linha. Ainda me trata como seu bebê, mesmo que já tenha amadurecido tempo demais.

Peço a Deus que me conceda mais tempo ao seu lado. Preciso aprender aquelas receitas antigas_ do pão de queijo especial, do biscoito mineiro, da broinha de fubá…_ e sinto que não houve tempo de discutirmos o ponto da calda do pudim ou a temperatura do forno para o bolo sair exatamente como o seu.

Não tive tempo de aprender as receitas do mesmo modo que não perguntei como cuida de suas orquídeas para elas florirem tanto (certamente você dirá: “com amor”…).

Ainda quero te abraçar mais, sentir seu cheiro, compartilhar do seu batom. Quero admirar seus olhos verdes combinando com a cor da blusa, e elogiar seu cabelo, que teima em ser farto onde me faltam os fios.

Quero aprender mais acerca da alegria e liberdade, e admirar sua coragem ao desbravar a rigidez da vida. Quero saborear aquela nossa cervejinha gelada e brindar sua alegria e vivacidade.

Hoje eu só lhe peço uma coisa: Volta logo pra casa!

Vem cuidar do seu jardim e encher os cômodos com cheiro de pizza caseira coberta com molho de tomate. Vem me receber na varanda e acenar no portão. Vem atender ao telefone mudando a voz quando descobre que quem liga sou eu, e sentar no tapete da sala rindo de alguma bobagem sem importância.

Obrigada Vó querida, pelo amor que despertou em mim. Obrigada pela sabedoria com que soube amar e abraçar os seus. Você me ensinou o valor de amar sem preconceitos, e isso vou guardar por toda a vida!

Obrigada por existir, e principalmente por me permitir experimentar seu colo salpicado de farinha e seu amor …

Para adquirir o livro “A Soma de Todos os Afetos”, de Fabíola Simões, clique aqui: “Livro A Soma de todos os Afetos”



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sei como é isso! Minha vó é minha melhor amiga. Por mais que ela more em outro estado, toda semana fazemos questão de nos falarmos e contar as novidades. Ela é minha confidente e conselheira. Meu Presente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui