O CCine10 decidiu listar a seguir 10 filmes com temáticas feministas que você precisa assistir. Confira os títulos:

01. A SORRIDENTE MADAME BEUDET (Germaine Dulac, 1922)

A SORRIDENTE MADAME BEUDET

Muitos estudiosos consideram esta produção francesa um dos primeiros filmes feministas da história do cinema, especialmente ao explorar o desejo feminino na figura de uma mulher presa a um casamento abusivo.

02. AS PEQUENAS MARGARIDAS (Vera Chytilová, 1966)

AS PEQUENAS MARGARIDAS

Obra surrealista que acompanha duas garotas que decidem se “rebelar” contra o mundo em que estão vivendo (dominado por forças femininas): sendo depravadas, embarcando em uma série de encontros forjados.

03. A COR PÚRPURA (Steven Spielberg, 1985)

A COR PURPURA

Estrelado pela excepcional Whoopi Goldberg, A Cor Púrpura acompanha a vida de Celie, uma adolescente violentada pelo pai que é separada mais tarde de seus filhos, compartilhando todo seu sofrimento em carta.

04. THELMA & LOUISE (Ridley Scott, 1991)

THELMA e LOUISE

Uma das obras máximas de Ridley Scott, Thelma & Louise acompanha duas amigas cansadas da rotina monótona que levam e decidem deixar tudo para trás em uma viagem. No meio do caminho, elas se envolvem em um crime e são perseguidas pela polícia americana.

05. TOMATES VERDES FRITOS (Jon Avnet, 1991)

TOMATES VERDES FRITOS

A trama acompanha uma dona de casa reprimida e menosprezada pelo marido que conhece uma debilitada idosa, inveterada contadora de histórias, que lhe relata fatos de um de seus familiares.

06. A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTONIA (Marleen Gorris, 1995)

A EXCENTRICA FAMILIA DE ANTONIA

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, A Excêntrica Família de Antonia se passa quatro décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial e conta a história da personagem título, que retorna à vila onde nasceu e estabelece uma comunidade com sua filha.

07. MULAN (Barry Cook e Tony Brancroft, 1998)

MULAN1

Esta animação Disney conta a trama de uma jovem que decide substituir o velho pai, convocado pelo exército imperial chinês em guerra contra os mongóis.

08. FRIDA (Julie Taymor, 2002)

FRIDA

Trata-se da cinebiografia de Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística mexicana. O filme acompanha a vida da artista plástica, de seu casamento com Diego Rivera aos casos com o político Leon Trostky e outras mulheres.

09. AS HORAS (Stephen Daldry, 2002)

AS HORAS

O filme acompanha, em três períodos distintos, a história de três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”: Virginia Woolf, a autora do livro, nos anos 20; Laura Brown, uma dona de casa grávida no final da década de 40, que não consegue parar de ler o livro; e Clarissa Vaughn, uma editora de livros em Nova York que está dando uma festa para seu antigo amante.

10. HISTÓRIAS CRUZADAS (Tate Taylor, 2011)

HISTORIAS CRUZADAS

O filme narra a improvável amizade entre três mulheres do Mississipi durante a década de 60, que se reúnem devido a um projeto literário secreto que abala as regras daquela sociedade, colocando a vida dessas mulheres em risco.

E para você qual o melhor filme com essa temática? Deixe nos comentários

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Ccine 10
Há sete anos no ar o Ccine10 é um portal feito para os amantes da sétima arte. Seu grande diferencial é que ele tem uma linguagem acessível para todo tipo de público. No portal é possível ainda encontrar conteúdo de séries de TV famosas, material sobre games e vídeos exclusivos com atores e diretores nacionais e internacionais. Acesso o Ccine10, o cinema como você vê.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here