8 formas de praticar gratidão no dia a dia

TEXTO de Stephanie Gomes

Você alguma vez já parou para pensar no quanto tem a agradecer? Já sentiu-se verdadeiramente e imensamente grato por estar vivo? Já pensou no quanto é abençoado por ter as coisas que tem, pelas pessoas ao seu redor, por tudo o que já teve oportunidade de fazer, pela sua saúde, por estar vivo, por poder fazer tudo o que você faz? Com que frequência você não apenas agradece, mas sente profunda gratidão por tudo isso?

asomadetodosafetos.com - 8 formas de praticar gratidão no dia a dia

Acredite: há muita gente no mundo que apenas sonha com as coisas e oportunidades que você tem. Há muita gente batalhando e ralando para um dia – quem sabe – conseguir as chances que você já teve na vida. Há muita gente que não tem uma cama quentinha para dormir, não tem almoço e janta todos os dias, não tem oportunidade de estudar e aprender como você tem. Isso é real, infelizmente. Se você acha que não tem pelo que agradecer, sinto frustrar seus planos de passar a vida se lamentando, mas você está errado.

Se você tem saúde, agradeça. Se você tem onde morar, agradeça. Se você tem sua família perto de você, agradeça. Se você pode fazer faculdade, se matricular em um curso, comprar livros ou acessar a internet para aprender o que quiser, agradeça. Se você tem um trabalho, agradeça. Se você tem bons amigos, agradeça. E agradeça, principalmente, pela vida que você tem. Se não consegue enxergar o valor disso tudo, tome uma medida mais drástica: pense em como seria perder cada uma destas coisas.

Praticar gratidão é uma das formas mais eficazes de sentir contentamento e paz. Agradecer faz muito bem. Pode ser até que você já compreenda a importância da gratidão mas ainda não conseguiu encontrar uma forma de expressá-la para si mesmo. Para te ajudar, aí vão algumas formas bem simples de fazer isso:

1) Repare na preciosidade das coisas simples da vida

Um momento de silêncio pode ser restaurador, se você souber aproveitar. Um céu aberto pode mudar o seu dia para melhor, se você abrir as janelas para olhar. O sorriso de uma criança pode facilmente diluir o stress, se você se aproximar. Um gesto gentil pode fazer com que se apaguem da sua mente todos os pensamentos negativos. Quando você se permitir perceber a grandiosidade do efeito positivo que as coisas simples do dia a dia têm sobre você, naturalmente irá valorizar muito mais estas pequenas coisas e se sentir grato.

asomadetodosafetos.com - 8 formas de praticar gratidão no dia a dia

2) Plante o bem, procure o bem, faça o bem, viva o bem

Não existe maneira melhor de agradecer pelo bem que você recebe do que retribuindo com o bem. É simples: use a energia positiva que você recebe para produzir mais positividade e transmitir para o mundo, para as pessoas, para o lugar onde você vive. Esse ciclo se inicia na vontade de retribuir por tudo aquilo que você tem a agradecer, se transforma em boas ações e beneficia a sua vida, já que com essa energia positiva dando voltas, tudo de bom que você der voltará para você.

3) Compreenda o valor da vida

Nunca se permita esquecer o quanto é valioso o fato de estar vivo e como cada momento de cada um dos seus dias tem valor. Se isso parecer clichê ou simples demais, se aprofunde mais nessa compreensão, observe sua vida, se questione, olhe para dentro de si, busque inspiração, pense sobre o assunto. A vida é um grande presente, mas sua data de validade é desconhecida. Tudo poderia acabar agora, mas ainda não acabou. Agradeça por isso.

4) Aprecie, cuide e curta o que você tem

Curta as pessoas, curta a natureza, curta sua casa, curta suas tarefas, curta seus hobbies, curta sua imaginação, curta o silêncio, curta suas vontades, curta suas maluquices, curta você mesmo. Aprecie as pequenas e as grandes belezas que existem no mundo. Cuide do que você tem de bom para que não perca nada do que te faz feliz. Divirta-se onde você está, com o que você tem, sendo do jeito que é. Gratidão não é apenas reconhecer o valor de algo, é também saber fazer bom proveito de tudo aquilo que a vida te proporciona de bom.

5) Cuidado com a ingratidão

Ainda mais importante do que praticar a gratidão é cuidar dos seus pensamentos e ações para que a ingratidão não tome conta e te impeça de enxergar o quanto você pode ser grato. Se não tomarmos cuidado com o ego, a negatividade, o stress e as manias da mente, rapidamente nossos pensamentos bons são encobertos e o sentimento de ingratidão toma conta. Como evitar isso? Atenção direcionada para o lado certo, fazer com que a sua visão sempre busque o positivo. Antes de reclamar ou brigar com alguém que errou, pense se essa pessoa já não fez algo importante por você e pode estar precisando da sua ajuda agora. Analise bem seus problemas para ver se eles não podem se transformar em uma chance de mudar algo para melhor. Identifique os pensamentos ingratos e então procure voltar-se para os motivos que você tem para ser grato. A ingratidão é uma grande inimiga da felicidade, porque ela é capaz de invalidar todos os sentimentos bons que seriam possíveis caso você enxergasse as coisas de outra forma.

6) Incentive outras pessoas a se sentirem gratas

Por que não ensinar às pessoas à sua volta algo que você sabe que pode lhes fazer bem? Além disso, falar sobre gratidão é uma ótima forma de conseguir senti-la com mais intensidade. Compartilhar bons sentimentos e falar sobre coisas boas com as pessoas é uma ótima forma de expressar o quanto você é grato.

asomadetodosafetos.com - 8 formas de praticar gratidão no dia a dia

7) Se preferir, encontre sua forma de agradecer

Escrever cartas, manter um diário de gratidão, desenhar, meditar, rezar, comemorar, ver fotos, manter expostos objetos que te façam lembrar daquilo que você tem a agradecer… Há inúmeras formas de estimular, pensar e praticar a gratidão. Descubra qual (ou quais) funciona melhor para você e inclua com mais frequência no seu dia a dia.

8) Simplesmente agradeça!

Parar por alguns minutinhos logo após acordar ou antes de dormir e apenas dizer “obrigado!” de todo o seu coração já é uma atitude que te fará um bem enorme. Não precisa de grandes rituais, disponibilidade de tempo ou esforço, apenas dedique um pequeno momento do seu dia para sentir verdadeira gratidão por tudo de bom e valioso que há na sua vida. Não precisa nem colocar em palavras ou listar, é possível sentir gratidão sem sequer precisar pensar, apenas uma respiração funda e o sentimento vibrando lá dentro são suficientes.

*Fonte: Site Desassossegada



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui