25 melhores filmes de Woody Allen para ver e rever

Há alguns anos ganhei de presente do meu marido um box com diversos clássicos de Woody Allen. O box contava com os sucessos mais antigos do cineasta e ator, um encantamento para fãs como eu.

Assisti aos filmes degustando cada cena rica em diálogos, e me envolvi com o humor não explícito contido nos personagens inteligentes e carismáticos.

Hoje, buscando na internet uma lista com os maiores sucessos de Woody Allen, me deparei com uma lista do site melhores filmes, em que 25 sucessos estão cadastrados. A partir daí, montei uma lista mais detalhada. Espero que apreciem! (eu adoro!)

1- Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall – 1977)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e rever

De 1977, o filme conta a história de um humorista judeu divorciado que se apaixona por uma cantora em início de carreira. Em pouco tempo, passam a viver juntos e a viver neuróticas e divertidas crises conjugais.

2- Manhattan (1979)

Após o divórcio de um casal, a ex-esposa passa a viver com outra mulher enquanto o ex-marido mantém um relacionamento com uma garota de 17 anos, quando escreve um livro prometendo revelar detalhes íntimos de seu antigo casamento.

3- Hannah e suas irmãs (1986)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverComédia sobre um homem que se envolve com sua cunhada, gerando uma série de conflitos em família.

4- Crimes e pecados (1989)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e rever

O filme discute diversos temas ao contar paralelamente duas histórias de adultério, através dos personagens Judah Rosenthal, um respeitado oftalmologista, e Cliff Stern, um cineasta.

5- Maridos e esposas (1992)

Um casal toma consciência do desgaste de sua relação ao darem apoio a um casal de amigos que está se separando depois de décadas.

6- O Dorminhoco (1973)

Após passar 200 anos congelado, um saxofonista volta à vida e se envolve em diversas confusões ao encontrar um mundo confuso, totalmente diferente do que conhecia, e dominado por um governo opressor.

7- A rosa púrpura do Cairo (1985)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverNa Grande Depressão americana, a solitária garçonete Cecília é viciada em filmes hollywoodianos. Cativada por seu mais novo favorito, “A Rosa Púrpura do Cairo”, ela fica totalmente surpresa quando o astro principal sai da tela para conhecê-la. Encantada por seu charme, Cecília se apaixona por ele, até que ela encontra o ator de verdade que o interpreta. Enamorada tanto pelo personagem fictício, quanto pelo famoso astro, Cecília luta para estabelecer a linha entre a fantasia e a realidade.

8- A Última Noite de Boris Grushenko (Love and Death 1975)

Homem russo é preso durante a invasão de sua terra natal por Napoleão. O humor surge das muitas conversas filosóficas nos intervalos entre uma crise e outra.

9- A Era do Rádio (1987)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverNo início da Segunda Guerra Mundial, o filme faz um retrato nostálgico da era de ouro do rádio através do cotidiano de uma humilde família judia em Nova York, cujos acontecimentos são sempre pontuados de alguma forma pelo rádio.

10- Desconstruindo Harry (1997)

Harry é um escritor cuja vida problemática volta e meia aparece como personagem em seus livros, expondo conseqüentemente, diversos segredos e detalhes das pessoas de seu convívio, como suas três ex-esposas. Além de enfrentar a ira de todos os envolvidos, ele tem que aprender a lidar com suas próprias paranóias.

11- Match Point – Ponto Final (2005)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverJovem e ambicioso instrutor de tênis consegue se aproximar de família rica. Passa a namorar a filha do patriarca, porém se envolve também com a namorada do irmão da moça. Em algum momento, terá de se decidir por uma das duas.

12- Tiros na Broadway (1994)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e rever

Nova York, anos 20, um jovem escritor idealista consegue sua primeira chance de ter seu roteiro numa produção. O produtor consegue os fundos para montar a peça com um gângster, porém a condição é que sua namorada faça parte do elenco, mesmo ela sendo um desastre como atriz.

13- Zelig (1983)

Ficção em tom de documentário sobre a vida de um verdadeiro camaleão humano, Leonard Zelig. Ele se torna uma celebridade nos anos 20 por ter a capacidade de parecer e agir como qualquer pessoa com quem tenha contato.

14- Broadway Danny Rose (1984)

Nesta comédia despretensiosa, Danny Rose é um empresário artístico mal-sucedido que vê a chance de melhorar sua carreira, agenciando o problemático cantor Lou Canova.

15- A Outra (1988)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverLevando uma vida teoricamente feliz, a professora de filosofia Marion entra em crise e ela passa a repensar tudo quando aluga um apartamento em Nova York, vizinho a um consultório de uma psicanalista, e consegue ouvir todas as confidências dos pacientes, especialmente a de uma jovem grávida.

16- Misterioso Assassinato em Manhattan (1993)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e rever

Dona-de-casa entediada cisma que seu vizinho idoso matou sua esposa, e transtorna a vida de seu marido para que ele a ajude a desvendar o caso, com o apoio de um admirador seu.

17- Um Assaltante Bem Trapalhão (Take the Money and Run – 1969)

Um falso documentário sobre a vida de Virgil Starkwell, de sua infância à prisão por roubo a banco, passando por sua educação moral e musical e seus problemas com mulheres.

18- Bananas (1971)

Fielding Mellish está apaixonado por Nancy, uma ativista política. Ela não o corresponde, porque deseja como companheiro um grande líder nacional. Fielding, então, foge para São Marcos, onde se alia aos rebeldes locais, tornando-se Presidente do País.

19- Meia noite em Paris (2011)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e rever

Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

20- Interiores

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverA aparente rotina de tranqüilidade de uma família burguesa de Manhattan é abalada quando o pai decide abandonar a casa para viver com outra mulher.

21- Vicky Cristina Barcelona (2008)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverVicky e Cristina são duas americanas em viagem por Barcelona. A primeira, sensível e noiva, a segunda, aventureira e impulsiva. Conhecem, em uma galeria, o pintor Juan, o qual vive uma complicada relação com a ex, Helena. Um romance confuso e tempestuoso está prestes a começar.

22- Poderosa Afrodite (1995)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverEm Nova Iorque, oito anos após adotar um bebê, Lenny Weinrib, pai adotivo resolve procurar a mãe biológica da criança e acaba descobrindo que ela é uma prostituta decadente e burra, que em filmes pornográficos usa o nome Judy Cum. Inconformado com a realidade sobre a mãe de seu filho, o homem decide ajuda-la a abandonar o submundo da prostituição.

23- Tudo Pode Dar Certo (2009)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverBoris Yellnikoff (Larry David) é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia lhe diz que está interessada nele.

24- Blue Jasmine (2013)

asomadetodosafetos.com - 25 melhores filmes de Woody Allen para ver e reverUma milionária mulher (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins) e os sobrinhos em uma casa bem modesta. Ela acaba encontrando um refinado homem (Peter Sarsgaard) que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes precisa descobrir quem é e aceitar sua nova condição de vida.

25- Memórias (1980)

Um conhecido diretor e roteirista de comédias (Woody Allen) vai meio a contragosto a um seminário no Hotel Stardust. Enquanto os fãs desejam que ele continue fazendo comédias (apesar dele não se sentir engraçado), enfrenta uma platéia adversa a ele. A partir daí, o cineasta começa a fazer uma retrospectiva de seus trabalhos e seus romances.

 

 

 

 



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui