Categories: Ana Luiza Santana

Desaprendemos a arte de olhar para o outro…

Já ouvi dizer por ai que existem coisas as quais a gente não desaprende nunca. Andar de bicicleta é um exemplo. Desde pequena me avisaram que se aprendi e andei apenas uma vez, nunca mais eu iria esquecer. E não é que é verdade? Depois de anos fiz o teste, e sim, continuei sabendo muito bem dominar aquele treco que nunca tive muita intimidade. E com inúmeras outras coisas por ai acontece o mesmo, isso é fato.

Mas existe algo que nós, seres humanos, estamos desaprendendo cada vez mais. A arte de olhar para o outro. Não, não estou falando de cobiçar, olhar com desejo, paquerar, desejar, sentir-se instigado e atraído. Isso é algo que também pode ser incluso naquelas “inúmeras outras coisas” que a gente, realmente, não esquece como se faz (risos). Mas estou falando, meu caro, é do olhar com pudor, carinho, respeito, sensibilidade.

A empatia está perdendo lugar para o egoísmo. A solidariedade emocional está sendo engolida pelo egocentrismo. O “você está bem?” está sendo substituído cada vez mais pelo “agora não, eu estou com problemas”. A disposição para, ao menos, tentar entender o outro, seja qual for a sua situação, não está sendo maior do que os julgamos e condenações. Taparam-se os ouvidos, abriram-se as bocas descontroladamente e viraram-se os olhares apenas para si. Está um caos.

Não estou dizendo para amar a todos, até aqueles que você não simpatiza muito, afinal, reconheço que existem pessoas que são de energias incompatíveis e criar algum vínculo torna-se praticamente impossível. No entanto, não seja rude. Não seja mal educado. E acredite, isso não é sinônimo de falsidade.

O que precisamos é a cada dia buscar um motivo que nos faça perder a vontade de olhar apenas para o próprio umbigo e levantar a cabeça para enxergar quem está ao nosso lado. Enxergar com um mínimo de afeição as pessoas que nos cercam. Ninguém precisa ser a reencarnação de Irmã Dulce ou Chico Xavier, mas, sem dúvida, precisamos trazer conosco e viver um pouco dos ensinamentos deixados por ambos, independente de religião ou crença. Porque perder a capacidade de olhar para o outro com respeito, é perder a capacidade de ser humano.  E quando tal capacidade é perdida, aí tudo por dentro apodrece.

Ana Luiza Santana

"Estudante de psicologia, nascida no Pernambuco, mas escolhida pela Bahia(amo). Intensa por naturalidade e louca por amor. Completamente apaixonada por abraços apertados, sorrisos e pessoas de aura leve e energia positiva."

View Comments

  • Cara! O olhar para o novo, para o belo, nos causam uma sensação de alegria eterna e paz interior.
    A leitura de trás esta liberdade de pensamento humanizador, aliando sempre, o amor e as coisas boas da vida.
    A gratidão, a possibilidade de admiração por coisas simples, causam-me esta comoção, de poder chorar quando olho a noite com sua lua fantástica, e penso que bom viver, contemplar o belo....

  • Olhar para o simples nos torna feliz, e nos deixa com o interiorizado de amor e gratidão...

  • Olhar para o outro nós traz sensação de humanidade, nós traz sensação de fazermos parte da sociedade, como ser sociável, e não como fantoches manipulados por um sistema, sem sentimentos.

Share
Published by
Ana Luiza Santana
Tags: empatiaolhar

Recent Posts

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

5 horas ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

5 horas ago

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

1 dia ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

1 dia ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

4 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

4 dias ago