É sempre o agora

 Alguns enredos comovem pela simplicidade. Por andarem lado a lado com a existência, dando significado àquilo que poderia ser retratado como um acontecimento banal. Por falar de nós a nós mesmos, decifrando com sensibilidade o que vivemos e sentimos rotineiramente, traduzindo em sons e imagens aquilo de que é feita a vida _ uma sequência de acertos, desacertos e desafios que experimentamos diariamente _ modulados pela inexorável passagem do tempo.

Um pouco atrasada, assisti ao filme “Boyhood _ Da infância à juventude” durante o carnaval. Não falaria do filme aqui se não tivesse sido completamente arrebatada por sua simplicidade. E apesar das inúmeras publicações, resenhas e críticas ao filme, ainda assim senti-me impulsionada a deixar minha impressão.

Qualquer história carrega um pouco de nós. E Boyhood faz isso de forma primorosa, ao permitir-nos revisitar um pouco do que fomos e do que vivemos enquanto o tempo passava e simplesmente crescíamos.

Boyhood é um filme sensível, para pessoas sensíveis. Não é para ser assistido esperando grandes feitos, além da constatação de que o tempo está moldando cada um dos atores e personagens externa e internamente, como acontece conosco, em nossas vidas. Talvez seja esse o legado que Linklater, diretor e roteirista do longa, queira deixar: o de que a vida é sim uma sequência de pequenos gestos e narrativas que juntas formam um mosaico, ao mesmo tempo comum e fascinante.

Estamos habituados a esperar demais da vida, e nesse sentido Boyhood pode ser facilmente descartado por não revelar além de nós mesmos e de nossos conflitos tão rotineiros.
Mas então descobrimos, com Linklater e seus personagens, que a magia não está no fundo do oceano ou no topo de uma montanha. A magia está naquilo que vivenciamos e superamos a cada dia, nos recomeços, nas despedidas, nos encontros e reencontros.

Na simplicidade do diálogo do menino de seis anos com a mãe:
 “_ Adivinha mãe. Descobri de onde vem as moscas.
 _ É? De onde?
 _ Bem, acho que deve ser… Se você colocar uma minhoca ali, no lugar certo, vai virar uma mosca.
 _ Que legal…”

No desabafo cheio de nostalgia da mãe, ao constatar que seu menino cresceu: “Só achei que haveria mais…”

Na constatação de Mason, agora já crescido, de que o importante é aproveitar o momento: “Eu sei, é… é constante. Os momentos são… parece que sempre é o agora, sabe?”

E descobrimos que apesar da história ser familiar, saímos dela modificados. Não por simplesmente dar forma à nossa própria trajetória, mas por garantir que nossas angústias são universais.

Percebemos então que não estamos nem estivemos sozinhos quando o casamento acabou, quando o corte de cabelo no ensino fundamental nos envergonhou, quando o primeiro amor não vingou, quando morremos de raiva ou medo, quando tivemos aquela conversa séria, quando nos despedimos, quando nos sentimos especiais, quando duvidamos, quando tivemos certeza.

Principalmente, quando achamos que “haveria mais”, e descobrimos admirados que a vida “é sempre o agora”.

Para adquirir o livro “A Soma de Todos os Afetos”, de Fabíola Simões, clique aqui: “Livro A Soma de todos os Afetos”

                                                                                                                               



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui