Um pouco de malandragem…

Eu não sei pechinchar. Sério. Desde um passeio sem compromisso à feirinha hippie até a compra de um carro, não consigo chorar desconto. Quer dizer, tenho aprendido, devagarzinho, a falar: “À vista é mais barato?” ou até: ” Se eu levar duas pulseirinhas, tem um descontinho?” Mas então, se o vendedor for ponta firme, e disser assim: “ah, mas já está em preço de liquidação”, eu aceito. Aceito quietinha e quase me desculpo por ter ousado pensar em pagar menos.

Tenho dificuldade em desejar. Se encontrasse o gênio da lâmpada e tivesse direito aos três pedidos, seria uma mistura de alegria e culpa. Um desperdício na hora do deleite.

Você deve estar imaginando: “Mas que pessoa sem graça, desbotadinha, quase um café com leite…” e eu hesito em contestar, porque sei que lá no fundo existem desejos sim. Desejos de ser mais dona das minhas vontades, corajosa em meus delírios de consumo e necessidades, certeira naquilo que me realiza.

E mesmo não sendo fácil “esperar o ônibus da escola sozinha… rezando baixo pelos cantos por ser uma menina má…”, é moleza aceitar as prisões que construímos pra nós mesmos. Prisões sem grades ou muros, mas tão limitantes quanto. E penso no quanto a falta de ousadia ou desejo amarra a vontade de nossas asas.

Se encontrasse o tal gênio, o pedido seria um só: “Um pouco de malandragem”… ou a ginga necessária pra escapar ilesa de meus próprios julgamentos e aflições.

Desejaria a tranquilidade dos que se sentem a vontade dentro da própria pele, dos que não recusam o prazer nem se desculpam pela alegria excessiva.

Esfregaria a lâmpada ávidamente em busca de boêmia_ não aquela que vaga sem hora nem destino madrugada afora_ mas a boêmia de quem tem o espírito livre e coração solto. Dos que têm a fala mansa, certeira, gentil e desejosa de se acariciar verdadeiramente.

Seria boêmia numa dança sem coreografia com minha alma, permitindo seu voo, e principalmente descobrindo o que lhe completa, o que lhe realiza e finalmente, o que lhe basta.



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma dica? chega com o dinheiro em trocadinhos e mostra, ninguém resiste; mas é preciso chegar marcando presença, e depois ainda passa todos os dias para se fazer conhecido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui